Brinquedoteca
Tese: Brinquedoteca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jositadea • 23/9/2013 • Tese • 1.361 Palavras (6 Páginas) • 356 Visualizações
Introdução
O estudo em questão caracteriza-se como uma pesquisa de campo, com o objetivo de conhecer a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, sob o ponto de vista dos professores da Unidade Escolar.
Pois no nosso município a Rede Municipal não tem uma Brinquedoteca. Existem nas Unidades Escolares jogos, que os professores pouco utilizam, não adotam estratégias para reforçar o conteúdo x brincadeiras
Verificou-se que os professores não se utiliza e nem trabalha com o lúdico por falta de base teórica sobre o assunto e ficam inseguros em colocá-lo em prática, apesar de ter vários exemplos comprovados e reconhecidos o valor das atividades lúdicas.
Estimular a criança a brincar livremente, com acesso a uma grande variedade de brinquedos em um ambiente especialmente lúdico, no qual a criança tem a oportunidade de se relacionar com o grupo de forma agradável e prazerosa, livre do formalismo das escolas ou instituições. É um espaço onde tudo convida a explorar, sentir e experimentar. Na brinquedoteca, brincadeira é coisa séria.
Objetivos específicos:
. Abastecer a escola de brinquedos, materiais e jogos necessários às atividades pedagógicas.
. Educar os pais na escolha dos brinquedos.
. Estimular o diálogo entre pais e filhos por meio de jogos.
. Dar valor ao brinquedo e às atividades lúdicas e criativas.
. Possibilitar o acesso da criança a uma variedade de brinquedos.
. Ensinar a utilização dos brinquedos e a socialização do seu uso.
. Estimular o desenvolvimento integral das crianças, desfazendo preconceitos.
. Desenvolver hábitos e responsabilidade.
. Colaborar para que as crianças brinquem espontaneamente.
Desenvolvimento
O lúdico deve ser visto como algo favorável e imprescindível à necessidade do ser humano e facilita muito o professor conhecer, observar, saber suas potencialidades, limitações e desenvolverá o seu censo crítico, terá atitude de pesquisador sobre os seus alunos.
As pessoas se iludem quando acham que brincar está relacionado só no pré-escolar, ela deve se estender e perpetuar no ensino fundamental com brincadeiras adequada a faixa etária de idade.
No município de Magé existe uma carência de brinquedotecas pública, hospitalar, educacional, a Unidade Escolar que tinha uma brinquedoteca foi transformada em biblioteca.
Os cantinhos são interessantes, muito simples de se criar e principalmente enriquecedor para estímulos e descobertas. Sala bem decorada e com cantinho preparado pra elas mostra o quanto eles são importantes e a preocupação do bem estar, além de ser bonito e aconchegante.
Mostrar a importância de se criar cantinhos na educação infantil e nos anos iniciais, pois a sala deve ter um ambiente prazeroso para desenvolver todas as habilidades.
Cunha (2001, p. 15 e 16) afirma que,
[...] a brinquedoteca é um espaço criado para favorecer a brincadeira, [...] aonde a criança (e os adultos) vão para brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de potencialidades e necessidades lúdicas”. E ainda, “muitos brinquedos, jogos variados e diversos materiais que permitem expressão da criatividade”. Desta forma, a autora disserta que a brinquedoteca propicia a construção do saber, sendo uma “deliciosa aventura, na qual a busca pelo saber é espontânea e prazerosa.
Se a criança também aprende brincando então é fundamental que todas as crianças, possam ter oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem na construção do conhecimento e interação com os outros.
Necessidade de brincar
Brincar juntos reforça laços afetivos. É uma maneira de manifestar nosso amor à criança. Todas as crianças gostam de brincar com os professores, pais, irmãos e avós.
A participação do adulto na brincadeira com a criança eleva o nível de interesse pelo enriquecimento que proporciona, pode também contribuir para o esclarecimento de dúvidas referentes as regras das brincadeiras. A criança sente-se ao mesmo tempo prestigiada e desafiada quando o parceiro da brincadeira é um adulto. Este, por sua vez pode levar a criança a fazer descobertas e a viver experiências que tornam o brincar mais estimulante e mais rico em aprendizado.
A medida que a criança interage com os objetos e com outras pessoas, construirá relações e conhecimentos à respeito do mundo em que vive. Aos poucos, a escola, a família, em conjunto, deverão favorecer uma ação de liberdade para a criança, uma socialização que se dará gradativamente, através das relações que ela irá estabelecer com seus colegas, professores e outras pessoas.
Para que isso aconteça, a criança não deve sentir-se bloqueada, nem tão pouco oprimida em seus sentimentos e desejos. Suas diferenças e experiências individuais devem, principalmente na escola, ter um espaço relevante sendo respeitadas nas relações com o adulto e com outras crianças. Brincando em grupo as crianças envolvem-se em uma situação imaginária onde cada um poderá exercer papéis diversos aos de sua realidade, além de que, estarão necessariamente submetidas a regras de comportamento e atitude.
É muito interessante ver uma criança transformar um simples copo de plástico numa fantástica nave espacial com tripulantes e tudo. A sucata é um recurso, se mostra como um lixo real e depois de transformada em algo passamos a dar origem a objetos construtivos, expressivos. O brinquedo (sucata) é assim denominado
...