Brinquedoteca
Projeto de pesquisa: Brinquedoteca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rezyta • 3/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.360 Palavras (6 Páginas) • 482 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade mostrar a importância da brinquedoteca na aprendizagem, sendo uma aliada à escola, pois é um espaço onde a criatividade é aguçada, os direitos da criança são respeitados, e é um ótimo suporte pedagógico, serão retratados os objetivos principais da brinquedoteca, sua origem histórica e sua importância no campo educacional.
No contexto da ludicidade, pode-se dizer que a Brinquedoteca além de oferecer atividades lúdicas, também influência definitivamente na formação e desenvolvimento do educando, sendo um local que representa não só um "depósito ou cantinho" de brinquedos, mas sim, espaço para estimulação e desenvolvimento integral do ser humano.
2 DESENVOLVIMENTO
A discussão sobre a importância do brincar para a criança tem uma longa historia descrita por muitos estudiosos e pensadores do meio educacional.
O Brincar sofreu transformação no processo histórico desde o seu reconhecimento como elemento para a formação do ser humano.
Em 1959, a importância do brincar foi reconhecida mundialmente, conforme descrito no Princípio 7 Declaração Universal dos Direitos da Criança, Cujo texto diz, ¨ A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas, que devem ser orientadas para os mesmos objetivos da educação, a sociedade e as autoridades publicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos¨
Em decorrência da valorização do brinquedo e do brincar, bem como, a sua relevância à educação, principalmente na infância, surge a Brinquedoteca, com o propósito inicial de empréstimo de brinquedos e a criação de espaços destinados à exploração lúdica. Passou a ser conhecida e propagou-se pela Europa a partir dos anos 60. No Brasil, em 1971, inaugurou-se o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, onde foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e aos estudantes. Como essa exposição deu certo, a APAE implantou em 1973 o Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, espaço que ganhou o nome de Ludoteca, nesse espaço todos os brinquedos foram centralizados e passaram a ser utilizados nos moldes das bibliotecas circulantes. A primeira Brinquedoteca surgiu em 1981, com a criação da Primeira Brinquedoteca Brasileira na Escola Indianópolis, em São Paulo, voltado para o ato de brincar, atendendo diretamente às crianças. Em 1984, criou-se a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB), responsável pelo crescimento da preocupação com o brinquedo e com as brincadeiras por todo o Brasil.
Percebe-se que, sua expansão foi intensa, mutável e constante, tanto nas instituições públicas como nas privadas, seja de cunho preventivo ou terapêutico. Mas, o mais importante na atualidade, é que este local exerça sua real função, como ressalta Ramalho (2000, p. 76) descrevendo sobre a Brinquedoteca como, "local de estímulos para brincar livremente, por algumas horas do dia", e assim, com possibilidades de aprendizagens por meio do brincar na infância e concretizar-se como espaço de atividades lúdicas presente em ambientes escolares, geralmente direcionadas ao público infantil, já que a brincadeira é inerente ao ser humano.
A Brinquedoteca favorece o cultivo da brincadeira, de forma livre, para as pessoas em qualquer fase da vida, como destaca Almeida e Casarin (2002, p. 2), a Brinquedoteca na escola, “é um espaço que permite o brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de suas potencialidades e necessidades lúdicas, com muitos jogos variados e diversos materiais que permitem a expressão da criatividade”.
A brinquedoteca ela é um instrumento pedagógico que auxilia o pedagogo no dia a dia com seus educando, mas para isso esse espaço deve ser pensado, organizado e orientado pelo pedagogo, e sempre observando a interação do estudante com os brinquedos ou diversos materiais que a sala pode oferecer.
O ambiente de uma brinquedoteca deve ser de extrema harmonia, desafiador, rico em estímulos e aconchegante, longe do formalismo que a escolas oferece. O lúdico esta sempre presente e é assim com atividades lúdicas, mas educativas que as crianças aprendem e contribui o conhecimento e o desenvolvimento tanto social mais também pessoal que cada uma possui, assim possibilitando também a criança a se conhecer melhor, a se dominar e de tudo mais um pouco, com a utilização de um espaço lúdico informal com a utilização de brinquedo/jogos e outros.
Para a utilização da brinquedoteca o pedagogo deve ter citado no planejamento, pois a utilização do espaço é rico em aprendizado e também ajudando a resgatar o direito de brincar, porem o pedagogo deve estar ciente na utilização, pois esse espaço requer um cuidado se não vira uma sala de perca de tempo e não de auxilio ao professor.
O ambiente de uma brinquedoteca não é necessariamente sofisticado, pode ser em uma sala qualquer onde ofereça segurança ao público que ira fazer a utilização. Ela pode ser dividia em diversas maneiras como o continho do faz de conta, canto das atividades de pintura e é claro quanto mais opção melhor ficara o local, deve conter também jogos de tabuleiro, televisor com DVD, peças de montar, fantasias, bonecas (o), no caso deve existir todos os tipos de brinquedos na sala, assim deixando a criança mais a vontade, mas sempre lembrando que os brinquedos devem ser adequados para as crianças, de fácil manuseio, com uma durabilidade maior e também segura, para não ocorrer nenhum acidente.
Como se sabe todo ambiente onde é de uso coletivo deve sempre conter regras para melhor satisfazer ambos, portanto dentro de uma brinquedoteca tem regras existentes também para assim
...