Brinquedoteca
Projeto de pesquisa: Brinquedoteca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedropaulada • 14/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.386 Palavras (6 Páginas) • 347 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGia
BRINQUEDOTECA
Belo Horizonte
2013
A
BRINQUEDOTECA
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Organização do Trabalho Pedagogico na Educação Infantil; Reflexão e Pesquisa; Fundamentos da Gestão Educacional;Alfabetização e Letramento; Lucidade e Educação.
Prof. Alexandre Vilas Boas; Edilaine Vagula;
Marlizete Steinle; Raquel Franco; Rosely
Montagnini; Vilze Vidotti.
Belo Horizonte
2013
1 INTRODUÇÃO
A Brinquedoteca é um lugar para explorar, sentir e experimentar, onde se imagina se constrói normas e se cria alternativas para resolver os conflitos surgidos no ato de brincar, situações que irão auxiliá-los mais tarde na vida adulta.
Toda atividade que se realiza com prazer é mais assimilável. É brincando que a criança percebe melhor o mundo, descobre os seus mistérios, constrói suas hipóteses, enfim constrói o conhecimento. Como diz PIAGET, não existe nada que a criança precise saber que não possa ser ensinado brincando. Se alguma coisa não é passível de transformar-se em jogo (problemas, desafios), certamente não será útil para a criança nesse momento.
Acreditando que a atividade lúdica é o modo através doqual a criança aprende, a administração da Brinquedoteca coloca a mesma como sujeito que constrói o conhecimento através de sua interação com os meios físico e social em que vive.
Trabalha para que o ambiente seja harmonioso, cooperativo e desafiador. Compreende a criança em seu processo de crescimento, nas características evolutivas do desenvolvimento infantil, respeitando suas curiosidades, necessidades e interesses de cada faixa etária.
2 DESENVOLVIMENTO
A Brinquedoteca, segundo Santos, (1997) surgiu em meados de1934, em Los Angeles, a partir de uma tentativa de diminuir o roubo de brinquedos de uma loja localizada perto de uma escola. A loja começou a emprestar os brinquedos para as crianças para que elas deixassemde roubar os mesmos, com isso, iniciou-se então um serviço de empréstimo de brinquedos para as crianças método a que denominaram de toyloam, que existe até hoje nos EUA.
Mais tarde no ano de 1963 surgiu, em Estocolmo/Suécia, a primeira Ludoteca,
que além de emprestar brinquedos para crianças especiais, prestava um serviço de
orientação para os pais das mesmas. Depois na Inglaterra, em 1967 surgiram as Toy
Libraries (bibliotecas de brinquedos) e a partir de 1976, em Londres, a partir de um
congresso sobre o assunto, a brinquedoteca ganha outras funções, se expandindo para
vários países. Após esse movimento, em 1971, inaugurou-se o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, onde foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e aos estudantes. Como essa exposição deucerto, a APAE implantou em 1973 o Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, espaço que ganhou o nome de Ludoteca, nesse espaço todos os brinquedos foram centralizados e passaram a ser utilizados nos moldes das bibliotecas circulantes.
A primeira brinquedoteca brasileira surgiu em Indianápolis, em 1981, e tinha
uma proposta diferente das Toy Libraries Americanas, pois ao contrario delas, não tem
como finalidade principal o empréstimo de brinquedos e seu objetivo é o de criar um
espaço onde a criança possa se sentir estimulada e brincar livremente. Em 1984,
criou-se a Associação Brasileira de Brinquedotecas com o objetivo de divulgar, incentivar e orientar as pessoas e instituições com isso começaram a surgir brinquedotecas em todos os estados brasileiros.
A Brinquedoteca prepara o espaço do "faz de conta" para que seu ambiente seja impregnado de criatividade, de manifestações de afeto e de apreciação pela infância, a tal ponto que a criança se sinta esperada e bem-vinda.
A Brinquedoteca, na definição da Professora Nylse Helena da Silva Cunha (Presidente da Associação Brasileira de Brinquedotecas) é:“um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos …. é um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar.”
Uma Brinquedoteca pode ter vários objetivos, entre os quais:estimular o desenvolvimento integral das crianças,valorizar o brincar e as atividades lúdicas, possibilitar à criança o acesso a vários tipos de brinquedos e de brincadeiras, enriquecer as relações familiares, através da participação dos adultos nas atividades infantis,desenvolver hábitos de responsabilidade e cooperação entre as crianças e entre crianças e adultos, valorizar os brinquedos e atividades lúdicas e criativas, estimular o desenvolvimento global das crianças, entre outros.
Existem, no Brasil e no mundo inteiro, Brinquedotecas que possuem um ou vários destes objetivos ou ainda com preocupações específicas, dependendo do contexto onde foram criadas.
Assim, encontramos Brinquedotecas:em hospitais,destinadas a amenizar o sofrimento das crianças internadas, terapêuticas, que auxiliam no trabalho com crianças portadoras de deficiências, anexas a Universidades, onde se realizam pesquisas sobre o desenvolvimento
...