Brinquedoteca
Projeto de pesquisa: Brinquedoteca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biah08 • 18/5/2014 • Projeto de pesquisa • 925 Palavras (4 Páginas) • 307 Visualizações
1 - INTRODUÇÃO
O presente trabalho compreende a importância da brinquedoteca e o espaço lúdico nas escolas infantil e creches. As transformações que teriam as nossas crianças no aprendizado se cada escola do nosso município tivesse um espaço lúdico apropriado ou seja uma brinquedoteca, criando novas formas de aprender brincando. Tendo mais capacitação e cursos para o educador, um professor preparado para essa nova maneira de ensinar é muito importante na metodologia de ensino. Vamos conhecer o que as escolas pensam e quais tem um espaço lúdico e uma brinquedoteca .
A primeira idéia de Brinquedoteca surgiu em 1934 em Los Angeles, nos anos da grande depressão econômica dos Estados Unidos, a fim de solucionar o problema de uma loja de brinquedos, onde crianças de uma escola municipal estavam roubando os produtos da loja. Com isso, criou-se um serviço de empréstimo de brinquedos, chamado de Los Angeles Toy Loan, como um recurso comunitário, utilizado até os dias atuais.
Esse recurso comunitário expandiu-se na década de sessenta para a Europa, especificamente na Suécia, Inglaterra, Bélgica e França. Na Suécia em 1963, em Estocolmo surgiu à primeira Lekotec (Lucoteca), e tinha como objetivo o empréstimo de brinquedos e orientação às famílias com necessidades especiais, tendo a estimulação através do brinquedo como filosofia. E na Inglaterra, em 1967 surgiram as Toys Libraries (Bibliotecas de Brinquedos).
Nascem as funções da brinquedoteca: a educacional e a terapêutica. Em 1987, ocorreu o Congresso Internacional de Toy Libraries em Toronto, Canadá. Onde foi discutido e questionado a adequação do nome Toy Libraries, visto que esta instituição realizava outras funções, como apoio as famílias, orientação educacional, estimulação à socialização e resgate da cultura. Tudo isso motivou o próprio Canadá a alterar o nome para Centro de Recursos para a Família.
Em 1971, inaugurou-se o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, onde foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e aos estudantes. Como essa exposição deu certo, a APAE implantou em 1973 o Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, espaço que ganhou o nome de Ludoteca, nesse espaço todos os brinquedos foram centralizados e passaram a ser utilizados nos moldes das bibliotecas circulantes. A primeira Brinquedoteca surgiu em 1981, com a criação da Primeira Brinquedoteca Brasileira na Escola Indianópolis, em São Paulo, voltado para o ato de brincar, atendendo diretamente às crianças. Em 1984, criou-se a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB), responsável pelo crescimento da preocupação com o brinquedo e com as brincadeiras por todo o Brasil.
2 – DESENVOLVIMENTO
Com base nos dados apresentados na pesquisa podemos observar a importância da brinquedoteca para o desenvolvimento lúdico da criança e para a sociedade em si.
O universo imaginativo em ambiente educacional adequado proporciona à criança a possibilidade de amplo desenvolvimento, em diversas áreas de sua inteligência cognitiva, propiciando assim uma junção do desenvolvimento de um ambiente educativo para o cotidiano familiar e social.
A brinquedoteca tem sido um dos maiores instrumentos pedagógico educativo na interação e vivência das
...