Brinquedoteca
Projeto de pesquisa: Brinquedoteca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edite • 22/5/2013 • Projeto de pesquisa • 1.744 Palavras (7 Páginas) • 703 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A criança quando brinca, ela mergulha em um mundo imaginário, cria ilusões e trás nas brincadeiras a realidade, fantasia o controle de situações que na condição de criança não teria como fazer.
Ela tem a capacidade de aprender de forma lúdica diversas coisas, vive em um mundo encantado, de sonhos onde o mundo do faz de conta e realidade se confunde neste sentido o lúdico pode contribuir de forma significativa na aprendizagem e no desenvolvimento do ser humano.
No processo Pedagógico, com a utilização de brincadeiras e jogos faz as crianças despertarem um gosto maior pela vida.•.
2 DESENVOLVIMENTO
Este trabalho tem como finalidade estar mostrando o valor do “brincar” de forma lúdica. Como a brinquedoteca veio a surgir, como se encontra nos dias atuais. Qual a importância e o objetivo da brinquedoteca. Em que ela pode contribuir para o crescimento psíquico emocional das crianças.
A primeira intenção de Brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, (EUA), ao ser constatado frequentes roubos de brinquedos feitos por crianças em lojas de brinquedos. Ocorria se isso por razão das crianças não terem brinquedos nem condições para comprá-los. Por este motivo veio nascer a primeiro intuito de brinquedoteca, que na época tinha a intenção de emprestar brinquedos, era de uso comunitário para as crianças mais necessitadas.
O reconhecimento mundial da brinquedoteca se deu a partir da década de 1960, no século XX, quando se espalhou por toda Europa. Com o propósito de emprestar brinquedos a famílias carentes com filhos especiais, acreditando que os brinquedos estimulariam o desenvolvimento dessas crianças.
A primeira ação de ludicidade voltada para a brinquedoteca no Brasil só aconteceu em 1971, quando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, realizou a primeira exposição de brinquedos pedagógicos, que foi visitada por pais, profissionais e estudantes da área.
A aceitação da exposição, juntamente com o projeto de Brinquedoteca, fez com que a APAE de São Paulo criasse a Ludoteca com o intuito de emprestar brinquedos para seus alunos.
Atualmente a brinquedoteca tem seu papel muito claro e esclarecido que é um local de estímulos para a brincadeira livre da criança.
No contexto da ludicidade, pode-se afirmar que a.
Brinquedoteca além de oferecer atividades lúdicas, também tem enorme influência na formação e desenvolvimento do educando, sendo um local que representa não só um “depósito ou cantinho” de brinquedos, e sim, um espaço educacional, pois podem propiciar diversos estímulos e desenvolver aspectos sociais, culturais cognitivos, físicos e emocionais em uma fase muito importante que é a infância. Fase onde a criança está se construindo, desenvolvendo seu caráter, personalidade, o que permite ampliar suas habilidades e capacidades.
Brinquedoteca é um espaço destinado ao estímulo de brincar, tanto na criança como em qualquer outro ser humano. Um espaço que disponibiliza brinquedos reúne inúmeras possibilidades e potencialidades com a intenção de desenvolver trabalhos sérios e extremamente significativos para as crianças.
Esse espaço é indicado para pessoas de qualquer idade, podendo ser frequentado por crianças a partir do seu nascimento até a mais tenra idade, não existe restrição e separação por faixa socioeconômica de seus frequentadores, já que seu objetivo é resgatar ou descobrir o prazer de brincar.
Assim é possível visualizar na brinquedoteca um ponto de encontro para o desenvolvimento de brincadeiras, caracterizado por um espaço alegre, colorido, diferente, em que as crianças, jovens e adultos possam desenvolver sua imaginação.
O mercado de brinquedoteca é relativamente novo e por isso ainda não foi amplamente explorado em suas possibilidades. Sendo assim existem boas possibilidades de ingresso nesse segmento.
A brinquedoteca deverá apresentar-se disponível para que as crianças que procuram esse espaço possam brincar de forma livre e sem restrições definidas. O que vale é a criatividade de seus frequentadores e principalmente dos brinquedistas. Estudiosos desse segmento afirmam que quando as crianças brincam de forma livre e sem “controles” ou
“comandos” pedagógicos desnecessários melhoram o seu desenvolvimento criativo, social, da sua estabilidade emocional e acima de tudo alimentam o sentimento do “eu que fiz” o que vem promover a autoestima e sensação de vitória individual.
Por fim, deve-se ressaltar que o mercado de brinquedoteca oferece boas possibilidades para novos empreendedores. No entanto, os interessados precisam estar preparados para oferecer espaços, jogos, brinquedos e profissionais diferenciados, capacitados, com o objetivo de se manter nesse mercado, afinal, ele estará trabalhando com crianças, pequenos seres humanos dotados de muita energia e sensibilidade. Por isso a necessidade de se ter uma equipe altamente qualificada para tratar desses pequenos “clientes”.
As Brinquedotecas devem demonstrar o perfil de sua comunidade ou contexto sócio cultural onde encontra se instalada. O local de instalação da Brinquedoteca deve ser composto por diferentes ambientes, simples ou sofisticados, com materiais recicláveis ou industrializados. Mas, é essencial que a estrutura e os objetos decorativos ofereçam às crianças liberdade, segurança e motivação para brincar, expressar e criar. Seja individualmente, ou coletivamente, mas exercer suas práticas sociais.
Para implantá-la, é necessário ter definido os objetivos e o público alvo a ser atendido. Em seguida, as atividades ofertadas, a localização e instalação da mesma, as regras e normas para atendimento, a composição dos objetos a ser oportunizado, e mais que decisivo, o profissional que fará a mediação das atividades no local, ter conhecimentos básicos de seu funcionamento.
Com base nos apontamentos de Hypolitto (2001,
...