Brinquedoteca
Projeto de pesquisa: Brinquedoteca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aleslima • 22/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.445 Palavras (6 Páginas) • 564 Visualizações
INTRODUÇÃO
Esse trabalho irá apresentar uma pesquisa sobre a Brinquedoteca, levando em consideração os seguintes aspectos:
• Aspectos históricos.
• Aspectos legais.
• O principal objetivo da brinquedoteca.
• Regras de utilização do espaço.
• Regras de funcionamento.
• Modalidades ou diferentes tipos de brinquedoteca.
Além da apresentação de uma analise critica argumentativa contendo os conhecimentos adquiridos na pesquisa juntamente com os dados que expressam a necessidade da criança de brincar e as condições que se apresentam na atualidade.
Pesquisa Informativa
A primeira idéia de Brinquedoteca surgiu em 1934 em Los Angeles, nos anos da grande depressão econômica dos Estados Unidos, a fim de solucionar o problema de uma loja de brinquedos, onde crianças de uma escola municipal estavam roubando os produtos da loja. Com isso, criou-se um serviço de empréstimo de brinquedos, chamado de Los Angeles Toy Loan, como um recurso comunitário, utilizado até os dias atuais.
Esse recurso comunitário expandiu-se na década de sessenta para a Europa, especificamente na Suécia, Inglaterra, Bélgica e França. Na Suécia em 1963, em Estocolmo surgiu à primeira Lekotec (Lucoteca), e tinha como objetivo o empréstimo de brinquedos e orientação às famílias com necessidades especiais, tendo a estimulação através do brinquedo como filosofia. E na Inglaterra, em 1967 surgiram as Toys Libraries (Bibliotecas de Brinquedos).
Nascem as funções da brinquedoteca: a educacional e a terapêutica. Em 1987, ocorreu o Congresso Internacional de Toy Libraries em Toronto, Canadá. Onde foi discutido e questionado a adequação do nome Toy Libraries, visto que esta instituição realizava outras funções, como apoio as famílias, orientação educacional, estimulação à socialização e resgate da cultura. Tudo isso motivou o próprio Canadá a alterar o nome para Centro de Recursos para a Família.
Em 1971, inaugurou-se o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, onde foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e aos estudantes. Como essa exposição deu certo, a APAE implantou em 1973 o Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, espaço que ganhou o nome de Ludoteca, nesse espaço todos os brinquedos foram centralizados e passaram a ser utilizados nos moldes das bibliotecas circulantes. A primeira Brinquedoteca surgiu em 1981, com a criação da Primeira Brinquedoteca Brasileira na Escola Indianópolis, em São Paulo, voltado para o ato de brincar, atendendo diretamente às crianças. Em 1984, criou-se a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB), responsável pelo crescimento da preocupação com o brinquedo e com as brincadeiras por todo o Brasil.2 ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Brinquedoteca )
De acordo com Cunha (2001) Brinquedoteca é um espaço preparado para a criança brincar livremente, de acordo com o seu interesse, sua potencialidade e sua expressão lúdica. Deste modo, a Brinquedoteca é um local onde o brinquedo e diversos materiais, permitem a imaginação o faz-de-conta e a expressão da criatividade infantil.
Na brinquedoteca o brincar acontece de forma prazerosa, e a criança não precisa se preocupar com o tempo, com o espaço ou com a interferência de um adulto, mas apenas se divertir. No entanto, não pode ser confundido como um local apenas para distrair a criança, uma vez que o seu objetivo é contribuir como à formação do integral do indivíduo, respeitando o período de vida no qual está sendo cultivado.
Para Santos (2000), a Brinquedoteca humaniza a criança, quando por meio do simbolismo, permite que a criança sinta emoção.
A brinquedoteca busca resgatar a essência do ser humano pela via da emoção. Razão e emoção são as características principais do ser humano; pois é um ser racional e emocional na mesma medida. Porém, esses dois elementos, no decorrer da história, não tiveram a mesma relevância. As descobertas científicas e tecnológicas deram do homem grande prestígio e, por isso, a racionalidade é que foi proclamada como a especificidade da dimensão humana, em detrimento da emotividade (SANTOS, 2000, p. 60).
(http://www2.unopar.br/sites/brinquedoteca_virtual/creditos.html
CAPATI, Roseli Sybilla Grunemberg. O valor da brincadeira para o desenvolvimento da crianca de 0 a 6 anos . 1991. Monografia em PSICOPEDAGOGIA. (São Bernardo do Campo, 1991.)
Para a referida autora, a Brinquedoteca precisa ser um lugar extremamente encantador e mágico, e não apenas uma sala com paredes coloridas contendo muitos de brinquedos, ao contrário, deve ser um espaço lúdico, mágico, que leve a criança a se sentir bem e com vontade de voltar outras vezes, para brincar mais e mais.
Outro papel importante delegado a Brinquedoteca é a construção da autonomia da criança, onde ele exercita o seu direito de escolha. Assim, a criança escolhe do que brincar, como brincar, com quem brincar, além de escolher quais serão os brinquedos que irá utilizar na sua brincadeira.
Corroborando com este pensamento, Cunha (1998) declara,
A brinquedoteca é o espaço ideal para que seja cultivada, uma forma de convivência espontânea pela postura criativa de seus participantes. Seus dirigentes devem estimular a liderança das crianças e o respeito às normas estabelecidas. Brincando de exercer cargos, as crianças, além de se divertirem, aprendem que assumir responsabilidades e respeitar o direito dos outros é vantajoso para todos (CUNHA, 1998, p. 43).
A importância da brincadeira no desenvolvimento infantil, vem sendo motivo de reflexão e discussão de diversos teóricos de diferentes linhas de pensamento. Esta preocupação surgiu na antiga Roma e é motivo de pesquisa até hoje. Sabe-se que a criança
...