TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Tese: Brinquedoteca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Tese  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

Introducao

É através da brincadeira que a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.

A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, é no brincar onde a criança interage, aprende se socializa e cria vínculos com seu mundo exterior, submetidas a regras de comportamento e atitude desenvolvendo assim suas potencialidades.

onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras criança

Neste sentido a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade com brincadeiras adequada a faixa etária de idade.

Cunha (2001, p. 15 e 16) afirma que,

[...] a brinquedoteca é um espaço criado para favorecer a brincadeira, [...] aonde a criança (e os adultos) vão para brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de potencialidades e necessidades lúdicas”. E ainda, “muitos brinquedos, jogos variados e diversos materiais que permitem expressão da criatividade”. Desta forma, a autora disserta que a brinquedoteca propicia a construção do saber, sendo uma “deliciosa aventura, na qual a busca pelo saber é espontânea e prazerosa.

Desenvimento

a criança também aprende brincando é fundamental que possam ter oportunidades educativas voltadas suas necessidades básicas de aprendizagem na construção do conhecimento e interação com os outros.

Segundo Maluf;

As crianças têm um interesse natural em descobrir as coisas Curiosas, são capazes de passar um bom tempo observando tudo e vivem fazendo perguntas sobre o que percebem e vivenciam, Na Educação Infantil, a criança não deve somente absorver conteúdo, mas desenvolver habilidades, atitudes, formas de expressão e de relacionamento. Ela deve ser estimulada não só observar, mas também a agir sobre o meio em que vive, investigando, experimentando, refletindo, redescobrindo e desenvolvendo a capacidade de pensar, comparar e concluir. (2009, s/n.).

a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens,voltado às brincadeiras, com função lúdica não diretiva e não interventiva da ação docente, objetivando nesta, possibilitar inúmeras vivências e experiências para desenvolver as potencialidades No contexto da ludicidade, pode-se dizer que o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como participar e atuar com subjetividade no cotidiano escolar em um espaço mediador de aprendizagens.

Considerando a Brinquedoteca como espaço que privilegia o brincar ou seja, um ambiente acolhedor com estímulos diversificados, onde se resgata o prazer de brincar inserida no contexto histórico-social e cultural da criança. Entretanto, a ludicidade não é apenas divertimento, ou um brincar por brincar é algo

que deve ser trabalhado pelo educador, Os jogos proporcionam uma motivação na criança, há um aprendizado em aceitar regras, esperar sua vez, aceitar o resultado e

lidar com frustrações.

Na Brinquedoteca, as potencialidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com