Brinquedoteca
Exames: Brinquedoteca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danieledepaulo • 20/9/2013 • 5.526 Palavras (23 Páginas) • 489 Visualizações
O brinquedista é uma pessoa com qualificações para poder atuar em diversos segmentos da brinquedotaca, inicialmente, o brinquedista deve ter o pensamento no sentimento da criança e sobre suas necessidades. A criança tem alma simples, e o que mais querem é descobrir o mundo mágico, novo, interessante, colorido, macio, desafiador. O conjunto de ações do brinquedista é voltado para a criação das melhores condições para um brincar de qualidade: ambiente atrativo e acolhimento afetuoso; mas o que diferencia o seu comportamento de outros adultos, é a visão do brincar que ele transmite ao longo do seu desempenho, valorizando a atividade como um todo, sempre baseada no prazer da criança. Se o jogo é abandonado, não vai forçar a criança a terminá-lo. Não emite julgamento sobre a escolha que for feita: brincar com a Barbie não é menos importante do que jogar um dominó. Desta forma, o bom brinquedo não pode ser definido. O brinquedista situa-se em relação a outras dimensões alem da aprendizagem.
A Escola Pedro Moleta atende educandos a partir de quatro anos de idade fundamental até quatorze anos para ensino fundamental, caracterizando-se, portanto, como uma Escola para crianças e pré-adolescentes.
A referida escola foi fundada em 2011 e originou-se de uma Política Pública municipal do município de Rorainópolis, estado de Roraima, por meio de um processo de necessidade ampla da comunidade que sofria com falta de escola nesta região.
O trabalho educativo prestado pela escola Pedro Moleta na modalidade a que se propõe está pautado em ofertas educacionais formais na modalidade de Educação de crianças e adultos compreendendo o Ensino básico e Fundamental.
Com objetivo de propor um trabalho de atenção a todos que buscam o conhecimento e na qualidade de atendimento as seus educandos e familiares, os profissionais que atuam na escola viram na Brinquedoteca uma alternativa eficaz de trazer à escola estudantes que não têm com quem deixar os filhos durante o período escolar.
A presença da Brinquedoteca na escola e na vida das crianças tem um papel fundamental uma vez que vem proporcionar aprendizagem, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades de forma natural e agradável.
Reconhecer o direito da criança e do adolescente procurar garanti-lo de acordo com a Constituição vem sendo uma prática da escola quando busca responder as necessidades das mães, o direito de ver seus filhos assistirem suas aulas tranqüilas e enquanto as crianças em idade de 4 a 14 anos) estão na Brinquedoteca, espaço tranqüilo, seguro e com possibilidades de aprendizagem.
No entanto pensar a Brinquedoteca num âmbito de um Centro de Educação de crianças e adolescentes é pensar não só num espaço de reconhecimento de direitos dos (a) alunos e alunas, das crianças, mas também pensar na possibilidade de parcerias com profissionais de outras instituições de Ensino, em projetos de pesquisa e extensão, como mediadores entre a criança e o objeto da brincadeira, é criar espaços de formação objetivando especialmente a formação de professores, mediadores, brinquedistas, bolsistas, estagiários, é pensar em possibilidades de pesquisa sobre o brincar e o brinquedo, a criança na convivência com situações lúdica e de aprendizagem no processo de desenvolvimento, como também criar um acervo onde se inclua tanto o brinquedo tecnológico quanto o brinquedo construído e fabricado pela própria criança ou artesões.
Neste sentido, a Brinquedoteca vem proporcionar um espaço para que o jogo e a brincadeira sejam tratados como atividades voluntárias, livres, onde a criança representa seus desejos, sua realidade através do faz-de-conta, além de despertar a criatividade, o raciocínio, o significado de ganhar e perder e o convívio com outras crianças no mesmo grupo.
Assim a Escola Pedro Moleta, através de sua brinquedoteca vem ampliar a possibilidade de concretização das intenções educativas, uma vez que possibilita oportunidades de educar e cuidar através de brincadeiras livres e orientadas, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
A Biblioteca da escola atende aos alunos regularmente matriculados, à comunidade, aos professores e aos funcionários. Em agosto de 2004 a biblioteca passou a ser coordenada por uma bibliotecária, graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina. O objetivo da biblioteca é ampliar a sala de aula, incentivando a leitura, pesquisa, desenvolvimento social e de aprendizagem do aluno, disponibilizando os suportes de informação aos usuários, disseminando a informação.
A Brinquedoteca da escola faz parte de um projeto extra curricular. O projeto foi aprovado em novembro de 1998. Em fevereiro de 1999 a brinquedoteca começou a ser efetivamente utilizada. O objetivo da criação da brinquedoteca fundamentou-se na necessidade de resgatar o lúdico no Ensino Fundamental. Em 2002 a brinquedoteca passou a ser coordenada por uma brinquedista graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, com Especialização em Alfabetização.
A brinquedoteca atende, além dos alunos da escola, crianças do Núcleo de Educação Infantil/NEI.
A pesquisa desenvolvida é de caráter documental e descritivo, tendo como principal fonte de coleta de dados o Caderno de Planejamento e Registros da profissional brinquedista que atua na escola. Neste caderno são registradas as propostas das atividades diárias, a descrição das atividades realizadas, o comportamento das crianças após as atividades e as reflexões e percepções da brinquedista sobre o seu fazer. A periodicidade do estudo foi limitada ao período do ano 2002 ao ano 2004.
Este
RESUMO
O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo, qualitativa, com o propósito de verificar a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, sob o ponto de vista dos professores da Rede Municipal de Ensino de Cornélio Procópio. Considera-se a Brinquedoteca no âmbito educacional, como espaço voltado às brincadeiras, com função lúdica não diretiva e não interventiva da ação docente, objetivando nesta, possibilitar inúmeras vivências e experiências para desenvolver as potencialidades do educando. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se questionários compostos de quatro questões abertas. Participaram desta pesquisa 11 professoras da rede municipal de ensino com formação superior.
...