Burocracia Nas Organizaçoes
Tese: Burocracia Nas Organizaçoes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Aline007 • 17/5/2014 • Tese • 218 Palavras (1 Páginas) • 178 Visualizações
1) DÊ sua opinião acerca da Burocracia nas organizações. A Burocracia é positiva? ARGUMENTE sua resposta em relação ao estudo da Teoria.
A burocracia, ou obrigações que, à primeira instância, podem parecer mera perda de tempo, mas, se pensarmos bem, ela é necessária.
Nos primórdios da administração profissional, Max Weber e outros teóricos da administração desenvolveram suas ideias sobre a necessidade das organizações aprenderem a estabelecer controles, regras, fluxos e métodos para diminuir as crescentes perdas decorrentes da desorganização e desordem em processos que aumentavam de complexidade na medida em que as empresas cresciam.
Graças à burocracia, não se perdia mais pedidos de clientes, sabia-se exatamente quantos itens havia em estoque e quantas peças foram rejeitadas no controle de qualidade. A burocracia permitiu que as compras fossem mais inteligentes, pois a decisão se concentrava em apenas uma pessoa. As pessoas sabiam exatamente quem fazia o quê, os processos passaram a fluir mais ordenada e rapidamente. A burocracia ajudou a organizar todo o processo. Assim, as vantagens da burocracia são:
- Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização;
- Precisão na definição do cargo e na operação;
- Rapidez nas decisões;
- Unicidade de interpretação;
- Uniformidade de rotinas e procedimentos;
- Continuidade da organização através da substituição do pessoal afastado;
- Redução do atrito entre as pessoas;
- Subordinação dos mais novos aos mais antigos;
- Confiabilidade.
...