TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Burocracia X Adhocracia

Dissertações: Burocracia X Adhocracia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

isando melhorar o desempenho de seus batalhões, durante a Segunda Guerra Mundial alguns exércitos estabeleceram como estratégia a criação de forças-tarefas onde estes grupos de militares foram denominados de equipes “ad hoc” (aqui e agora), desta forma as equipes poderiam ser formadas e dispersas quando necessário.

Períodos de intensa concorrência como os atuais, estão fazendo com que as organizações passem por constantes processos de inovação. Muitas empresas já percebem que para inovar é preciso lançar-se mais no mercado, ter plena segurança em seus profissioanis e minimizar as formalidades.

Mas para essa inovação acontecer, faz-se necessário entender que inovar é entrar em ruptura com as tradicionais rotinas estabelecidas. A organização inovadora não pode apoiar-se em nenhuma forma padronizada para coordenar as suas atividades.

A Adhocracia é a estrutura que melhor se adequa a inovação, pois de todas as configurações estruturais, a Adhocracia é a que respeita menos os princípios clássicos de gestão, e especialmente a unidade de comando. Segundo Henry Mintzberg “a Adhocracia representa estruturas fluidas e de pequena escala. Normalmente associada à horizontalidade do poder de decisão, esta estrutura é típica em equipes de projetos, em que o grau de especialidade e conhecimentos são elevados, sendo que a informalidade é uma forte característica. A reduzida burocracia e a grande rapidez do processo de decisão, surgem como as principais vantagens deste tipo de estrutura”.

Por ser uma estrutura inversa a Estrutura Burocrática, a Adhocracia possui equipes temporárias de trabalho, autoridade descentralizada, atribuições fluidas de cargo, poucas regras e regulamentos. Seu objetivo é o atingimento de resultados no prazo determinado, sem permitir que “nada” atrapalhe o cumprimento da tarefa.

A Adhocracia é uma estrutura muito orgânica com pouca formalização do comportamento. Para se ter essa estrutura é necessário uma especialização horizontal elevada, baseada na formação, e assim agrupar os especialistas em unidades funcionais na gestão do pessoal e com isso atingir seu principal objetivo, que é uma utilização importante dos mecanismos de ligação para encorajar o ajustamento mútuo no interior das equipes e entre elas.

Ao contrário do que se passa na Burocracia, a Adhocracia não pode recorrer às qualificações padronizadas de seus especialistas a fim de assegurar a coordenação das suas atividades. A descentralização na Adhocracia é seletiva, tanto na dimensão horizontal como na vertical. O poder de decisão é distribuído entre os gestores e não-gestores em todos os níveis da hierarquia, em função da natureza das decisões a tomar.

Em uma organização podem existir dois tipos de adhocracias, a Operacional e a Administrativa. A Adhocracia Operacional inova e resolve os problemas diretamente em nome dos clientes, ou seja, em um problema colocado por um cliente, a Adhocracia Operacional empenha-se num esforço de criação para encontrar uma nova solução.

A Adhocracia Administrativa empreende os seus projetos para servir-se a si própria. E separa distintamente a sua componente administrativa do seu centro operacional. A componente administrativa de uma Adhocracia aparece como uma massa orgânica de quadros hierárquicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com