CALÇANDO VIDAS - DIA C
Por: vicentejr2309 • 26/9/2018 • Projeto de pesquisa • 12.182 Palavras (49 Páginas) • 121 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4][pic 5]
ÍNDIC
[pic 6][pic 7]
[pic 8]
CALÇANDO VIDAS - DIA C
Histórico
O que é CALÇANDO VIDAS e qual o seu objetivo?
Como ocorre?
RESPONSABILIDADE SOCIAL E DESEMPENHO DA GESTÃO
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - ODS
O que são os ODS?
Por que contribuir com os ODS?
A POPULAÇÃO COMO AGENTES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
COMO PARTICIPAR DO DIA C
DICAS PARA A SUA INICIATIVA
O que evitar? O que reforçar?
Parâmetros de mensuração do público
Beneficiado
Simplicidade
Balanço Social
REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO
Da inscrição e cadastro de iniciativas
Da disponibilização de kits de divulgação e para voluntários
Celebração do CALÇANDO VIDAS - Dia C
Relatório Final do Dia C
CALÇANDO VIDAS[pic 9][pic 10]
- DIA C
HISTÓRICO
CALÇANDO VIDAS (Dia C) nasceu em 2018 como um projeto inovador, realizado por alunos acadêmicos do 5º/6º período de administração da UNIFAN. O objetivo é desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios de solidariedade, por meio de ações voluntárias. Notório que a idéia ganhou a simpatia dos envolvidos, que passaram a apoiar e desenvolver as ações do Dia C.[pic 11]
Acreditando no sucesso, será então realizado em Setembro/2018 um projeto piloto em sala de aula da UNIFAN, no curso de Administração do 5º/6º período, buscando ampliar o DIA C e posteriormente nas demais salas e cursos, bem como toda a extensão da instituição educacional UNIFAN.
Em Setembro/2018, os alunos decidiram vincular as iniciativas do CALÇANDO VIDAS à agenda social da UNIFAN, prevendo a realização de ações apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Com a mudança dos ODMs para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que pretendem erradicar os pés descalços em Goiânia e pelo mundo.
Fato, esse, que contribui bastante para o estreitamento dos laços entre instituições educacionais e ONG’s. Inclusive, em Maio de 2018, a UNIFAN foi destaque no MOCCA, pois é o maior programa de extensão universitária do Centro- Oeste brasileiro e para o Professor Alcides Ribeiro Filho, um aliado de alto valor para o nível de qualidade de ensino que a instituição oferece. “É um projeto de extensão institucional que surgiu da idéia de expor o conhecimento adquirido e produzido por meio da pesquisa à população de maneira geral. Esse é o objetivo desse projeto, incentivar o aprendizado dos alunos, desenvolver a solidariedade e valorizar nosso povo”, ressalta o diretor da Faculdade.
Como vimos até agora, desde que surgiu, o Dia C está ganhado força e, agora, assume a feição de movimento perene, com a adesão cada vez maior de alunos de diversos níveis em várias instituições educacionais.
Para o futuro, o Dia C serão um grande movimento nacional e possivelmente de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por instituições educacionais, com o irrestrito apoio do governo e fazendo parte da agenda estratégica de cooperação nacional.
Criação do CALÇANDO VIDAS
Divulgação UNIFAN
Início do Trabalho com ODSs
[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17]
Apresentação da Cartilha
Trabalho com ODMs
O QUE É CALÇANDO VIDAS E QUAL O SEU OBJETIVO?
Calçando Vidas é o movimento que expressa a força da participação em prol de transformações sociais. Está organizado no formato de iniciativas voluntárias de res- ponsabilidade social, executadas por alunos e instituições educacionais.
As inciativas estão fundamentadas no art. 5º e 6º da Constituição Federal, que estabelece:
Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à iguadade, à segurança e à prosperidade.
[pic 18]
COMO OCORRE?
No âmbito “Calçando Vidas – Dia C, as iniciativas realizadas durante o período estão dispostas de três formas, não exclu- dentes. São elas:[pic 19]
Iniciativas contínuas: aquelas realizadas em longo prazo, com periodicidade definida, por meio de ações estruturadas e que visam atingir um objetivo. São caracterizadas por projetos ou programas.
Iniciativas pontuais: são ações reali- zadas de forma ocasional, no curto prazo, sem periodicidade definida. Geralmente são caracterizadas como doação (sapatos em geral, sandálias, chinelos, tênis, etc.), visitas a instituições filantrópicas, palestras, ou mesmo aquelas que poderão ocorrer no primeiro sábado de cada mês.[pic 20]
Celebração: poderá ocorrer uma vez ao ano, com a participação da instituição educacional e seus alunos, bem como voluntários e outros.
[pic 21]
Responsabilidade social é o comprome- timento de uma organização com os impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um compor- tamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável.
Ela ocorre quando organizações adotam posturas, comportamentos e iniciativas que promovam o bem-estar dos seus públicos interno (como por exemplo, os seus traba- lhadores) e externo (os seus parceiros de ne- gócio, fornecedores e o meio em que estão inseridas). Tais posturas podem, inclusive, gerar melhorias no relacionamento entre a organização e sociedade.
...