CAPACIDADE DE PRODUÇÃO
Trabalho Universitário: CAPACIDADE DE PRODUÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elanecris • 6/6/2014 • 784 Palavras (4 Páginas) • 1.364 Visualizações
Administração da Produção e Operações
CAPACIDADE DE PRODUÇÃO: é a quantidade máxima de produtos ou serviços que a empresa pode produzir em um intervalo de tempo fábrica, departamento, setor, armazém, loja, posto de atendimento, máquina;
Quando a empresa souber calcular sua capacidade produtiva, ela consegue reduzir custos desnecessários, aumenta a receita e a qualidade. Dessa forma, aproveita o máximo dos recursos físicos e humanos existentes.
Existem vários tipos de Capacidade produtiva, como pode ser visto abaixo:
CAPACIDADE INSTALADA: pode ser traduzida como o limite da produção ou a capacidade máxima de produção de uma fábrica. É a quantidade de unidades de produto que as máquinas e equipamentos instalados são capazes de produzir.
O nível de utilização da capacidade instalada é dado pela relação entre o volume efetivamente produzido pela indústria (ou unidade industrial) e o que poderia ser produzido - se o equipamento estivesse operando a plena capacidade. Em outros termos, a diferença entre o volume efetivamente produzido e aquele que poderia se produzido se houvesse plena utilização da capacidade instalada, corresponde à capacidade ociosa.
CAPACIDADE OCIOSA: A existência de capacidade ociosa pode ser causada por escassez de matérias-primas ou queda na demanda, eventualmente ligada a um período de recessão econômica; mas pode também estar associada a manobras monopolistas, que visem criar uma escassez artificial do produto e assim forçar um aumento de preços.
Capacidade disponível é o estudo de capacidade da produção sobre o tempo disponível do funcionamento da empresa.
O calculo é bem simples também. A fórmula é semelhante à da capacidade instalada, porém considera o tempo que a empresa trabalha.
O problema da fábrica de copinhos plásticos: 300 copos por minuto, porém esta fabrica trabalha em horário comercial: ou seja, das 08h00min até as 18h00min.
A solução do cálculo ficaria assim: 300 copos x 60 minutos x 10 horas de atividade da empresa = 180.000 copinhos por dia.
A empresa tem a capacidade disponível de 180.000 copinhos por dia.
A capacidade efetiva representa a capacidade disponível subtraindo-se as perdas planejadas desta capacidade. A capacidade efetiva não pode exceder a capacidade disponível, isto seria o mesmo que programar uma carga de máquina por um tempo superior ao disponível.
PERDAS DE CAPACIDADES PLANEJADAS: são aquelas perdas que se sabe de antemão que irão acontecer, por exemplo: set-up, manutenção planejada, troca de turnos, controles de qualidade.
Perdas de capacidade não planejadas: São as perdas que não se consegue antever, como por exemplo: Falta de matéria-prima, de energia, de pessoal, manutenção corretiva, problemas de qualidade.Com a comparação entre a capacidade efetiva e a capacidade disponível pode-se obter o grau de utilização, conforme relação abaixo:
GRAU DE UTILIZAÇÃO = CAPACIDADE EFETIVA
CAPACIDADE DISPONÍVEL
CAPACIDADE REALIZADA: é obtida subtraindo-se as perdas não planejadas da capacidade efetiva, em outras palavras, é a capacidade que realmente aconteceu em determinado período. Com a comparação entre a capacidade efetiva e a capacidade realizada pode-se determinar o índice de eficiência, conforme relação à abaixo:
ÍNDICE DE EFICIÊNCIA = CAPACIDADE REALIZADA
CAPACIDADE EFETIVA; Sabe-se como calcular a capacidade máxima de produção num determinado período de tempo para, assim, planejar melhor o trabalho.
O cálculo da capacidade de produção
...