CASO SHINCARIOL
Exames: CASO SHINCARIOL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Crislaini • 8/5/2014 • 712 Palavras (3 Páginas) • 318 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ÉTICA NOS NEGÓCIOS.
O contador, um profissional, tão reconhecido como qualquer outro também possui seu Código de Ética Profissional, o qual possui os deveres e as obrigações, para o bom desempenho de suas atividades. Alguns dos deveres e obrigações que foi infringido pelo contador da Schincariol foram:
I- exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade;
VIII- manifestar, a qualquer tempo, a existência de impedimento para o exercício da profissão;
XII- auxiliar a fiscalização do exercício profissional.
Desta forma, o contador do grupo Schincariol não cumpriu com seus deveres e obrigações, pois ele fez parte da grande sonegação de impostos, ele quando percebeu que esta acontecendo uma fraude deveria ter saído, pois existiam impedimentos para o exercício de sua profissão, e claro deveria ter denunciado a empresa, assim ajudando a fiscalização de sua profissão.
O comportamento do contador foi tão negligente, tanto na fraude como depois de sua descoberta, pois o mesmo achou melhor fugir do que enfrentar a justiça e resolve a sua situação, ele deveria ter buscado cumpri o código de ética desde o inicio, no entanto não foi isso que aconteceu, deveria depois da descoberta da fraude, ter ajudado a policia federal a esclarecer os fatos, mas o mesmo optou por fugir afirmando assim, o seu descumprimento com o código do contador.Um contador com este comportamento de falta de ética pode sofre penalidades, como a censura publica, advertências e até a cassação do seu CRC.
Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento do indivíduo e de seus impactos no ambiente de trabalho de uma empresa. Analisando a organização comportamental, da Schincariol, podemos verificar que após essa fraude muitos profissionais não possuem condição de continuar trabalhando, pois eles não possuem as principais variáveis da organização comportamental para continuar como: estruturas, ambiente de trabalho, planejamento e entre outras.
É fundamental para a empresa possui um bom comportamento organizacional, podendo assim motivar seus colaboradores, no entanto, esse comportamento organizacional não foi aplicado de forma correta pelo grupo Schincariol, pois onde possui fraudes, e até mesmo pessoas fazendo o algo somente para não perder o emprego não tem como possui um bom comportamento organizacional. Desta forma vai ficando cada vez mais difícil para a empresa se reerguer no mercado de trabalho.
A situação econômica da Schincariol, até a descoberta da fraude, era muito boa, alias era excelente os números só viam crescendo, como por exemplo, o investimento para 2005 era de 600 milhões, o desejo da empresa era aumentar a sua capacidade de 2,1 bilhões de litros de cerveja para 3,0 bilhões de litros, ou seja, e mais do que considerável esse aumento a empresa iria lucrar muito mais com esse aumento em sua produção, nos últimos anos a Schincariol multiplicou os seus lucros e seus investimentos, no entanto isso vinha acontecendo, pois a sonegação de impostos era grande, notas fiscais apresentadas mais 50 vezes, a sua reabertura como uma nova marca, não foi fácil, pois primeiro a empresa já estava queimado com o consumidor, se manter depois de tantas
...