CENÁRIO EMPRESARIAL
Trabalho Escolar: CENÁRIO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edilane • 9/5/2013 • 1.402 Palavras (6 Páginas) • 659 Visualizações
Sem a matemática teríamos sérios problemas. Não teríamos como comparar lucros e percas, estaríamos caminhando no escuro, compreendo que a matemática é de extrema importância dentro de uma empresa e em nossas vidas. Como calcular o ganho com o nosso salário? Como calcular o quanto devemos gastar e o quanto devemos guardar? Temos todo o desenvolvimento mundial em base de funções crescentes e decrescentes. Eletricidade, situação monetária, comidas. Tudo é feito com a base em matemática.
A matemática está presente nas empresas em diversos aspectos e com diferentes aplicações. Qualquer relatório que seja apresentado envolve números ou percentuais. Desde previsão de vendas até orçamento de compras, horas trabalhadas, unidades vendidas, custos etc. Sem a matemática teríamos sérios problemas, não teríamos como comparar lucros e percas. Estaríamos caminhando no escuro. Podemos compreender que a matemática é de extrema importância dentro de uma empresa e em nossas vidas.
As organizações estão inseridas dentro de vários ambientes que irão influenciá-las e serão por elas influenciados.
No ambiente externo temos a influencia dos aspectos econômicos, sociais, tecnológicos e ambientais, assim como entidades representadas pelos bancos, fornecedores, clientes, sindicatos, governos e concorrentes. E no ambiente interno são compostos pelos aspectos físicos, financeiros, humanos e tecnológicos que, embora tenha maior controle, irão sofrer impacto direto do ambiente externo.
Para podermos minimizar os impactos negativos cabe ao gestor planejar para se obter resultados internos e administrá-los de forma tal que possa atingir os objetivos da empresa e estar atento ao ambiente externo, desenvolve planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos organizacionais acompanhando suas mudanças e tendências futuras a fim de avaliar o seu impacto sobre os negócios da empresa, aproveitando as oportunidades e adequando sua estratégia e estrutura a fim de obter vantagem competitiva e sobreviver no mercado alcançando sucesso.
Capacidade de direito ou de gozo consiste na capacidade de contrair direitos. Todos os indivíduos possuem tal capacidade, visto que, de acordo com o artigo segundo do Código Civil brasileiro, todo homem é capaz de direitos e obrigações na ordem civil. Também pode ser chamada de capacidade de aquisição. Já a capacidade de fato ou de exercício é a aptidão de exercer por si os atos da vida civil. Depende, portanto, do discernimento, que é o critério, a prudência, o juízo e, sob o prisma jurídico, a aptidão que tem a pessoa de distinguir o lícito do ilícito, o conveniente do prejudicial. A incapacidade é a restrição legal ao exercício dos atos da vida civil, devendo ser analisada de forma restrita, porque, como ensina a doutrina, deve ser aplicado o princípio de que “a capacidade é a regra e a incapacidade é a exceção”. Portanto, só haverá incapacidade nos casos estabelecidos em lei. Devemos salientar que estamos tratando da falta da capacidade de exercício, e não da capacidade de direito, já que estes todos possuem.
É absoluta a incapacidade quando a lei considera um indivíduo totalmente inapto ao exercício da atividade da vida civil. Os absolutamente incapazes podem adquirir direitos, pois possuem a capacidade de direito. Mas não são habilitados a exercê-los, porque lhes falta a capacidade de exercício.
Comosão proibidos totalmente do exercício de qualquer atividade no mundo jurídico, nos atos que se relacionam com seus direitos e interesses, procedem por via de representantes, que agem, no caso, em nome dos incapazes. Assim, por exemplo, se a casa de um absolutamente incapaz for alugada, quem realizará tal ato em nome do incapaz será o seu representante.
Além dos absolutamente incapazes, destacam-se dentre os incapazes aqueles que não são totalmente privados da capacidade de fato. Entende o ordenamento jurídico que, em razão de certas circunstâncias, devem ser colocadas certas pessoas em um termo médio entre a incapacidade e o livre exercício dos direitos. Essa categoria de pessoas é denominada relativamente incapazes. Esses não são privados de ingerência ou participação na vida jurídica. Ao contrário, o exercício de seus direitos se realiza com a sua presença, exigindo, apenas, que sejam assistidos por seus responsáveis.
Em suma, os relativamente incapazes são aqueles cuja manifestação de vontade é reconhecida pelo ordenamento jurídico, desde que eles sejam assistidos.
As organizações estão inseridas dentro de vários ambientes que irão influenciá-las e serão por elas influenciados. No ambiente externo temos a influencia dos aspectos econômicos, sociais, tecnológicos e ambientais, assim como entidades representadas pelos bancos, fornecedores, clientes, sindicatos, governos e concorrentes. E no ambiente interno são compostos pelos aspectos físicos, financeiros, humanos e tecnológicos que, embora tenha maior controle, irão sofrer impacto direto do ambiente externo.
Para podermos minimizar os impactos negativos cabe ao gestor planejar para se obter resultados internos e administrá-los de forma tal que possa atingir os objetivos da empresa e estar atento ao ambiente externo, desenvolve planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos organizacionais acompanhando suas mudanças e tendências futuras a fim de avaliar o seu impacto sobre os negócios da empresa, aproveitando as oportunidades e adequando sua estratégia e estrutura a fim de obter vantagem competitiva e sobreviver no mercado alcançando sucesso.
Pessoas Jurídicas: Consistem num conjunto de pessoas ou de bens, dotados de personalidade jurídica própria e constituídos na forma de lei, para a consecução de fins comuns. São entidades a que a lei confere personalidade, capacitando-as a serem sujeitos
...