CLASSE DE PRÁTICA BOTÂNICA: MORFOLOGIA EXTERNA DE CORES
Projeto de pesquisa: CLASSE DE PRÁTICA BOTÂNICA: MORFOLOGIA EXTERNA DE CORES. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasgomes22 • 30/9/2014 • Projeto de pesquisa • 527 Palavras (3 Páginas) • 425 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS - FAR
Av. Ary Coelho, nº 829 – Cidade Rondonópolis-MT
CEP 78705-050 – (66) 3411-7600
AGRONOM IA 2º B
AULA PRÁTICA BOTÂNICA: MORFOLOGIA EXTERNA DA FLOR
Rondonópolis-MT
2014
RELATÓRIO DE BOTÂNICA
AULA PRÁTICA DIA 17/09/2014
Relatório apresentado a Faculdade Anhanguera de Rondonópolis – FAR, dia 24/09/2014. Objetivando nota parcial da disciplina Botânica – 2º semestre B.
Orientadora: Marcia Brito de Carvalho Stucki
Rondonópolis-MT
2014
Sumário
1- INTRODUÇÃO 4
2- Constituição da Flor 5
3- OBJETIVO 6
4- CONCLUSÃO 7
4.1- Rascunho de Kassio Gomes Soares 8
4.2- Rascunho de Lucas Nascimento Gomes 9
4.3- Rascunho de Maikon Douglas do Amaral Cerqueira 10
4.4- Rascunho do Jonathan Schulz 11
1- INTRODUÇÃO
Apesar de contribuírem com a beleza da natureza, principalmente durante a primavera, a existência das flores possui um único objetivo: contribuir com a produção de sementes do vegetal. Desta forma, novas plantas são capazes de crescer. Uma flor simples é formada por duas partes principais: sépalas e pétalas. O papel das sépalas é proteger a flor quando ainda está em botão, ou no momento em que se fecha à noite. Já as pétalas coloridas tem a função de atrais as espécies necessárias de insetos para polinizar a flor, ou seja, trazer o pólen de outra flor da mesma espécie (polinização), colocando-a no estigma.
Os grãos de pólen são minúsculos e não podem ser vistos a olho nú. Para visualizá-los é necessário utilizar um microscópio, desta forma, é possível notar que estes podem ter diferentes formas. Após chegar ao estigma, os grãos de pólen seguem através de tubos extremamente estreitos, seguindo do estilete ao ovário. Antes do desenvolvimento dos óvulos, no ovário, para a formação de sementes, é necessário que sejam tocados por um desses finos tubos, para que sejam fertilizados. As flores geram seu pólen nas pontas dos estantes (chamadas anteras). Geralmente, é melhor para as plantas que elas sejam fertilizadas pelo pólen de outra espécie, isto ocorre através da ajuda de insetos (abelhas, vespas, mariposas e algumas espécies de moscas) ou pelo vento, como ocorre no caso de gramas e algumas árvores.
Tema da aula prática de botânica envolveu-se externas das flores. Onde fomos direcionados a observar as flores esquematizando, identificando as partes e classificando cada uma delas. Cálice e corola, Flor é o aparelho reprodutor das fanerógamas, constitui-se modificação
...