Morfologia Externa Da Raiz: Caule, Folha, Raiz, Flor
Casos: Morfologia Externa Da Raiz: Caule, Folha, Raiz, Flor. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fernandinhuuu • 2/10/2014 • 1.309 Palavras (6 Páginas) • 2.029 Visualizações
Folhas:
As folhas são os órgãos vegetativos especializados na captação de luz solar e em trocas gasosas com a atmosfera fundamentais para o processo da fotossíntese (O2 E CO2), respiração (O2 e CO2) e transpiração (H20).
É o principal órgão lateral, nascido sobre o caule que formam ramos, que contem estômato aberto Vacúolo, ostíolo, epiderme e estômato fechado célula-guarda, cloroplasto e núcleo.
As folhas possuem três tipos de tecido o de revestimento, fundamental, vascular.
As folhas tem uma camada junto ao caule por onde caem conhecida como camada de abscisão, as folhas podem ser simples que possuem o limbo inteiro (Indiviso) e composto que tem o limbo dividido em partes menores (folíolos).
Espatódea Cajueiro
Uma folha completa é constituída por pecíolo que sustenta a folha e liga ao caule, limbo parte achatada que recebe a luz do sol e realizam trocas gasosas, bainha expansão achatada do pecíolo para aumentar a fixação e estipula localizado na base do pecíolo que serve para aumentar a área fotossintetizante.
Á vários tipos de folhas como: séssil apenas limbo não a pecíolo, por onde se fixa diretamente ao caule e peciolada que possui o limbo recortado e o pecíolo cilíndrico e presente.
Abobora Espada-de-são-jorge
Quanto à nervação do Limbo ela pode ser classificada como paralelinérvea, peninérvea, palminérvea. Quanto à forma pode ser Acicular forma de agulha Araucária, Codiforme, Deltoide, elítica, ensiforme entre outros.
Á Filotaxia que é a forma como as folhas se distribuem ao redor do caule é dividida em Alternas: quando só há uma folha em cada nó, Oposta: pares superpostos em dois planos, Verticiladas: com três ou mais folhas em cada nó, formando um verticilo foliar, Rosuladas: folha disposta na base do caule muito junta por ocorrer entrenós muito curtos.
Podem ocorrer modificações, ou seja, folhas que tem funções especiais, suas formas se adaptam: Espinho – folha modificada para economia de água, gavinha-permiti a fixação dos caules.
Raízes:
Raízes são órgãos vegetativos geralmente subterrâneos, responsáveis pela fixação mecânica dos vegetais ao solo, retira e distribui alimentos e funciona como órgão de reserva. A primeira estrutura que surgir é a radícula.
Ela é fundamental para fixação da planta, absorção de nutrientes, condução, Reserva entre outros.
Pode se observar e encontrar de dentro pra fora de uma raiz à coifa: tecido de revestimento no ápice da raiz, que protege o meristema apical que sofre processo de descamação, Região pilífera: onde estão dispostos os pelos radiculares absorventes que absorve água e sais minerais e aumenta a superfície de absorção das raízes, região lisa: área acima da coifa, onde as células se alongam e promove o crescimento da raiz. Colo região de transição entre a raiz e o caule trata-se de uma demarcação externa.
Região meristemática: região onde as células se dividem intensamente, fazendo a raiz crescer, tornando importante na diferenciação de plantas monocotiledôneas e dicotiledôneas.
A estrutura primária das raízes é formada por três conjuntos: Sistema vascular, sistema fundamental, sistema de revestimento, mantendo um balanço entre os sistemas radicular e caulinar.
Sistema radicular pivotante: Apresenta uma raiz principal mais evidente e mais desenvolvida perpendicular as raízes laterais, com ramificações pouco desenvolvidas. Sistema radicular ramificado: Raiz principal se ramifica em secundárias e estas em terciárias. Sistema radicular fasciculado: não é possível a distinção entre raiz principal e raízes laterais, é composto por raízes com origem em vários meristemas. Sistema radicular modificado especial: São raízes que armazenam substâncias nutritivas como o amido, dilatada pelo acúmulo de reservas nutritivas como, por exemplo, a cenoura. Raízes aéreas: raiz de uma planta epífita, que vive sobre outras plantas, sem parasitá-las. Raízes pneumatóforos: raízes que emitem ramificações verticais, de geotropismo negativo, que crescem para fora do solo que auxiliam e ajudam na respiração entre outras.
Nodulações em raízes Bactérias produtoras de nódulos em leguminosas. Rizosfera: região da raiz para o solo, zona de influência das raízes que vai desde sua superfície até uma distância de 01 a 03 mm.
Caule:
O caule é o responsável
...