COMPANHIA ULTRAGAZ S/A
Por: Daiane França • 10/6/2017 • Projeto de pesquisa • 2.616 Palavras (11 Páginas) • 385 Visualizações
COMPANHIA ULTRAGAZ S A
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
UNINOVE
São Paulo
2016
COMPANHIA ULTRAGAZ S/A
Trabalho apresentado à Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Tecnologia em Logística EAD, na disciplina de Projeto Integrador, sob a orientação do Prof. Fabio Calsolari, como requisito principal de avaliação para o Projeto Companhia Ultragaz S/A.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
UNINOVE
Sumário
1- INTRODUÇÃO: 4
1-1- Introdução Conceitual 4
1-2- Problema de pesquisa 4
1-3- Objetivo Geral e específico do trabalho 4
2 - DESENVOLVIMENTO 4
2-1- História da Companhia 4
2-2- Universo de Produtos 6
2-3- Linha de Produção do GLP e Distribuição 8
2-4- Gestão de Qualidade 11
2-5- Problema de Pesquisa: Manuseio de Botijões 18
2-6- Ergonomia 20
2-7- Situação Financeira 23
3 - CONCLUSÃO 23
4 - EQUIPE E DESCRIÇÃO DAS TAREFAS 25
5 - FONTE DE PESQUISA 25
COMPANHIA ULTRAGAZ S A
1 – INTRODUÇÃO
Introdução conceitual
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina Projeto Integrador, com a finalidade de apresentar uma empresa industrial, bem como seu processo de produção, armazenagem e distribuição de seu produto.
Problema de pesquisa
O problema de pesquisa que será apresenta neste trabalho será a forma irregular de manuseio dos botijões que por anos foi muito utilizada, onde também apresentaremos o plano de ação para solução do caso.
Objetivo geral e específico do trabalho.
Descrever os processos operacionais da empresa escolhida, identificar e analisar os problemas possíveis e apresentar solução para tais. Este projeto também tem como objetivo desenvolver e aprimorar nosso conhecimento.
2. DESENVOLVIMENTO
História da companhia
A Ultragaz faz parte da história do país. Fundada em 1937 pelo imigrante austríaco Ernesto Igel, a Companhia Ultragaz foi responsável por mudar os hábitos dos brasileiros ao lançar o gás engarrafado no país, e por ser a primeira empresa a comercializar o GLP a granel no mercado nacional.
Popularmente conhecido como gás de cozinha, o gás liquefeito de petróleo está disponível para mais de 90% da população do Brasil. E no segmento empresarial o GLP tem conquistado um espaço cada vez maior. Neste cenário, a Companhia Ultragaz atende mais de 11 milhões de domicílios, 50 mil clientes empresariais, que juntos consomem aproximadamente 1,7 milhão de toneladas por ano de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o que significa fornecer cerca de 23% de todo o gás consumido no País.
A Ultragaz faz parte do Grupo Ultra (Ultrapar Participações S/A), um dos mais sólidos econômicos do país. Outras empresas do grupo são a Oxiteno, única fabricante no MERCOSUL que produz óxido de eteno e seus principais derivados, produto de extrema importância para todo o setor industrial; Ultracargo, uma das líderes em armazenagem de granéis especiais sólidos e líquidos; Ipiranga, responsável pela distribuição de combustíveis líquidos; e Extrafarma, que atua no varejo farmacêutico.
Líder de mercado no segmento de fornecimento de GLP, a marca Ultragaz está presente em todo o território nacional, sendo que na Bahia a empresa atende por Brasilgás.
Brasilgás
Presente no Nordeste desde a década de 50, a BRASILGÁS também faz parte da família Ultragaz. Em 1979, a companhia comprou os direitos de utilização da marca nos estados da Bahia, Sergipe e parte de Alagoas. Mas somente na Bahia que o nome BRASILGÁS foi mantido – e representa uma das mais importantes empresas da região. Nos outros Estados, a companhia optou por atuar com a marca Ultragaz.
Mercado de GLP
O mercado de GLP é composto por diversas distribuidoras, sendo que as quatro maiores somam 85% de participação de mercado em 2015. As principais concorrentes da Ultragaz são: SHV Gás, decorrente da fusão da Minasgás e da Supergasbrás; a Liquigás, controlada pela Petrobras; e a Nacional Gás Butano. Nos últimos anos, a Ultragaz ampliou sua participação de mercado através da expansão geográfica, do sistema de distribuição a granel de pequeno porte e da aquisição das operações de GLP da Shell no Brasil (Shell Gás) e da Repsol Gás Brasil. No mercado envasado, as distribuidoras de GLP concorrem principalmente pelo reconhecimento de sua marca, na
...