COMPUTARIZAÇÃO NA GESTÃO LOGÍSTICA
Projeto de pesquisa: COMPUTARIZAÇÃO NA GESTÃO LOGÍSTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Grotkowski • 19/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.385 Palavras (6 Páginas) • 222 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
As profundas mudanças pelas quais o ambiente empresarial tem passado nos últimos anos, têm feito com que as organizações passem a realizar seu planejamento e criar estratégias voltadas para o futuro. Tendo como uma de suas principais bases a Tecnologia da Informação (TI), em virtude de seus impactos sociais e empresariais. Essa relação engloba desde o surgimento de novas tecnologias, ou novas aplicações, para entender as necessidades do novo ambiente até o aparecimento de oportunidades criadas pelas novas tecnologias ou novas formas de sua aplicação.
As empresas de diversos setores têm considerado imprescindível realizar significativos investimentos em TI, passando a ter seus produtos, serviços e processos fundamentalmente apoiados nesta tecnologia.
2.1 A INFORMATIZAÇÃO NA GESTÃO LOGISTICA
Assim, é importante definir que um sistema informatizado integra toda a cadeia produtiva.
Usando diversas ferramentas de Backoffice (Compras e Suprimentos, Gestão de Contratos, Estoque e Custos, Vendas e Faturamento, Financeiro, Contábil, Automação Fiscal, etc...) passando por soluções especializadas no Core Bussiness (WMS, TMS, OMS). Conforme definido por Crane e Bodie (1996), as organizações tem se transformado de maneira imprevisível e, às vezes, contraditórias.
As menores restrições da regulação governamental, o declínio dos custos de processamento, as novas tecnologias e a erosão das fronteiras de produtos e geográficas são algumas das forças que estão relacionadas com a aceleração do crescimento e competição entre as instituições não tradicionais. Segundo Baldwin (1991) a TI é vista como uma das maiores e mais poderosas influências no planejamento das organizações.
As modernas tecnologias de informação e comunicação permitem melhorar a qualidade de vários aspectos de negócio. No estudo de fatores críticos de sucesso da administração de TI, as organizações brasileiras têm utilizado largamente a TI para interligar suas várias áreas, fornecedores e clientes, processar um número muito grande de transações e atender a uma quantidade de clientes de forma rápida, segura e, muitas vezes, personalizada (Albertin 1999).
As maiores mudanças que tem afetado os setores estão relacionadas com a regulamentação dos mercados, a tecnologia e as preferências dos consumidores. As mudanças tecnológicas nas indústrias de computadores e telecomunicações têm aumentado as economias de escala e de escopo, ocasionando um profundo impacto no funcionamento das empresas. As tecnologias têm auxiliado na habilidade de manipular um grande volume de transações num custo unitário médio decrescente.
Charofas (1987) definiu que o ambiente digital altera significativamente a natureza dos negócios, sendo três desses pilares da infraestrutura eletrônicos: computadores, comunicação e software. Os outros são organizacionais: planejamento estratégico, marketing agressivo e capacidade de assimilar os aspectos relacionados com computadores.
Com a popularização da internet, o volume de compras via Web que utilizam cartão de crédito como forma de pagamento vem aumentando continuamente. Tendo em vista este crescimento os comércios eletrônicos passaram a ter uma maior necessidade de segurança nos acessos às lojas eletrônicas por exigência dos consumidores, métodos simples de condução das transações por exigências dos comerciantes e baixos impactos na estrutura atual de pagamento por exigência das operadoras de cartão de crédito. Secure Eletronic Transation (SET) foi desenvolvido visando atender a todas essas necessidades, não se trata de um sistema de pagamento, mas um conjunto de protocolos de segurança que habilita os usuários a aplicarem a infraestrutura existente de pagamento com cartão de crédito em uma rede aberta, como a internet, de maneira segura. Conceitualmente os sistemas de informação podem ser classificados da seguinte forma: sistemas de informação operacional, sistema de informação gerencial e sistema de informação estratégica.
O sistema de informação operacional (SIO) trata da organização das tarefas rotineiras, armazenando dados das operações rotineiras de todos os setores durante o dia. Tem por objetivo armazenar dados básicos da organização de modo que fiquem disponíveis para o nível tático da organização (folha de pagamentos, controle financeiro, controle de estoque…).
O sistema de informação gerencial (SIG) transforma dados do sistema operacional agrupando-os para facilitar a tomada de decisões pelo corpo gerencial. Proporcionam relatórios on-line para verificação de desempenho e registros históricos da empresa. (relatórios básicos, relatórios específicos, pontos críticos, exceções…).
O sistema de informação estratégica (SIE) transforma os dados do sistema operacional e gerencial agrupando-os de forma a facilitar a tomada de decisões por parte da cúpula estratégica. Normalmente fornece informações gráficas e bem estruturadas integrando dados de fontes internas e externas, proporcionando flexibilidade, além da ferramenta de análise, comparações e simulações com alto potencial de auxilio na tomada de decisões.
Os sistemas de informação são partes integrantes das organizações, para algumas empresas como as que fazem avaliação de crédito, sem sistema de informação não haveria negócio. Os elementos chave para uma organização são seu pessoal, sua estrutura, seus procedimentos operacionais, suas políticas e sua cultura. As organizações são compostas de diferentes níveis e especialidades. Suas estruturas refletem uma nítida divisão do trabalho. As principais funções empresariais realizadas pelas organizações são venda e marketing, fabricação e produção, finanças, contabilidade e recursos humanos. Cada empresa tem uma cultura peculiar ou um conjunto fundamental de premissas, valores e modos de fazer as coisas aceitas pela maioria de seus membros. Os diferentes
...