CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Projeto de pesquisa: CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristione • 3/4/2014 • Projeto de pesquisa • 427 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
INTRODUÇÃO
Enfocaremos neste trabalho aspectos importantes sobre o comportamento organizacional, que estuda e investiga o processo de entrada, transformação e saída de uma empresa bem como os perfis dos indivíduos que a compõem utilizando do conhecimento dos indivíduos para melhorar a eficiência e eficácia organizacional.
Derek Pugh, um dos conhecidos autores ingleses nesta área, define Comportamento Organizacional como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.
C O é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar o turnover e promover engajamento e harmonia entre os stakeholders.
Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.
1 - CAPÍTULO 1
1.1 - CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas. Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. (ROBBINS, 2005, p. 6).
1.2 - SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS.
Abertos: são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas. Os sistemas abertos trocam matéria, energia e informação regularmente com o meio ambiente.
Fechados: não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.
Ex: A matemática é um sistema fechado, pois não sofrerá nenhuma influência do meio
ambiente, sempre 1+1 será 2.
1.3 - QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO
AUTORES SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO
BERTALANFFY Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.
VASCONCELLOS Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex:chama Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex: termostato.
...