CONFORTO TÉRMICO
Trabalho Escolar: CONFORTO TÉRMICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: menguinho • 25/3/2015 • 426 Palavras (2 Páginas) • 422 Visualizações
Conforto térmico
O conforto térmico é definido como uma condição mental que expressa satisfação com o ambiente térmico circunjacente. Ter conforto térmico significa que uma pessoa usando uma quantidade normal de roupas não sente nem frio nem calor demais.[1]
Importância
O conforto térmico é muito importante em relação a fatores relacionados ao trabalho. Ele pode afetar os níveis de distração dos trabalhadores, afetando o seu desempenho e produtividade.
Fatores determinantes
Alguns fatores que determinam o conforto térmico:
• Fatores pessoais (de saúde, psicologia, sociologia, e fatores situacionais)
• Temperatura do ar
• Radiação térmica
• Vento
• Roupas
• Nível de atividade
AS CONSEQUÊNCIAS DO DESCONFORTO TÉRMICO
São três a principais fontes de calor a que o trabalhador está sujeito em seu ambiente de trabalho:
a) Temperatura do ar, vento e umidade;
b)Radiação do sol, das máquinas e das processadoras; e
c)Trabalho muscular.
O trabalho sob o sol é uma rotina comum nas atividades agrícolas, pecuárias, florestais e da pesca.
O desconforto térmico em ambientes quentes é responsável pela perda de: produtividade, motivação, velocidade, precisão, continuidade e o consequente aumento da incidência de acidentes e doenças.
Cerca de 75% da radiação solar recebida durante a vida, ocorre nos primeiros 20 anos, portanto, quanto mais cedo começar a se proteger do sol, melhor. Os efeitos da radiação solar ultravioleta (UV), em geral, só se manifestam com o passar do tempo, pois vão se acumulando no organismo. As lesões começam a aparecer, na maioria das vezes, por volta dos 40 anos de idade. Porisso, proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem.
O diagnóstico precoce é muito importante para se obter a cura. O câncer de pele pode e deve ser tratado.
A grande maioria dos cânceres de pele localizam-se na face logo, proteja-a sempre.
Procure um Médico Dermatologista se existem manchas na sua pele que estão se modificando, formam "cascas" na superfície, sangram com facilidade; feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo. Esta recomendações são especialmente importantes para as pessoas com pele tipo A (veja Quadro em Fator Solar), as quais devem evitar qualquer tipo de exposição ao sol sem proteção.
EFEITOS DO EXCESSO DE SOL SOBRE A PELE E OS OLHOS
EFEITOS/DOENÇAS SINTOMAS/OBSERVAÇÕES
1. Fotoenvelhecimento Pele ressecada
2. Fitofotodermatite (pelo trabalho com plantas, tintas e ceras) Prurido e hiperemia na pele
3. Queimaduras
...