CONTABILIDADE AVANÇADA I
Monografias: CONTABILIDADE AVANÇADA I. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: biancaalmeida • 29/5/2014 • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 258 Visualizações
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 RESPOSTA AS QUESTÕES. 4
2.1 O que são títulos de crédito? E qual a classificação contábil? 4
2.2 O que são valores mobiliários? E qual a classificação contábil? 5
2.3 O que são aplicações financeiras? E qual a classificação contábil? 5
2.4 O que são os investimentos? E qual a classificação contábil? 6
3 INCORPORAÇÃO, FUSÃO E CISÃO. 7
3.1 Incorporação 7
3.2 Fusão 7
3.3 Cisão 7
4 IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL 8
4.1 Imposto de Renda Corrente 8
4.2 Imposto de Renda Diferido 8
4.2.1 Imposto de Renda Diferido Ativo 9
4.2.2 Imposto de Renda Diferido Passivo 9
5 JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO 10
5.1 Juros Sobre Capital Próprio (JSCP) 10
5.2 Exemplo prático de cálculo da Dedutibilidade– JSC 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade Avançada I neste artigo tem como principal objetivo mostrar as atividades desenvolvidas no nosso trabalho que foi realizado sobre a matéria citada, assim aprendemos sobre vários temas que vieram agregar na nossa profissão, entre conceitos e práticas e no aperfeiçoamento das operações contábeis e fiscais em busca de aprimoramento das atividades desenvolvidas.
2RESPOSTA AS QUESTÕES.
2.1 O que são títulos de crédito? E qual a classificação contábil?
São títulos de crédito, quaisquer valores mobiliários e outros direitos aqueles aqui denominados como Títulos e Valores Mobiliários ou Aplicações em Instrumentos Financeiros, incluindo Duplicatas Mercantis e as Duplicatas de Prestação de Serviços a Receber. Essa segregação dependerá do destino a serdado a esses títulos.
Quando a aquisição tem caráter meramenteespeculativo, isto é, a empresa adquire essestítulos para mantê-los no seu patrimônio porpouco tempo, aguardando o melhor momentopara negociá-los.
Eles deverão ser considerados instrumentosfinanceiros e contabilizados em contas do AtivoCirculante ou do Ativo Realizável a Longo Prazo.
Por outro lado, quando a empresa adquire esses títulos desejando fazer deles um complementode suas atividades econômicas (visando orecebimento de dividendos, bonificações ou poroutros motivos de seu interesse), deveráconsiderá-los como investimentos e contabilizá-los em contas do grupo investimentos.
2.2 O que são valores mobiliários? E qual a classificação contábil?
Conforme o art. 2º. da Lei nº 6.385, de 07.12.76, com alterações feitas pela Lei nº 10.303, de 31.10.01, define como valores mobiliários:
I. as ações, debêntures e bônus de subscrição;
II. os cupons, direitos, recibos de subscrição e certificados de desdobramento relativos aos valores mobiliários;
III. os certificados de depósito de valores mobiliários;
IV. as cédulas de debêntures;
V. as cotas de fundos de investimento em valores mobiliários ou de clubes de investimentos em quaisquer ativos;
VI. as notas comerciais;
VII. os contratos futuros, de opções e outros derivativos, derivativos Denominação genérica para operações que têm por referência um ativo qualquer, chamado de “ativo base” ou “ativo subjacente” (que em geral é negociado no mercado à vista). Derivativos usualmente têm uma data de vencimento. Exemplos de derivativos são opções de compra/venda, futuros e swaps cujos ativos Bens e direitos possuídos por uma empresa ou fundo de investimento. Para fundos de investimento, representa todos os títulos (títulos públicos, títulos privados, ações, commodities, cotas de fundo de investimento, etc.) que compõe a carteira do fundo subjacentes sejam valores mobiliários;
VIII. outros contratos derivativos, independentemente dos ativos subjacentes.
A sua classificação é definida contabilmente como, BENS DE RENDA: Não destinados aos objetivos da empresa (imóveis destinados à renda ou aluguel).
2.3 O que são aplicações financeiras? E qual a classificação contábil?
Este relatório tem como principal objetivo mostrar as atividades desenvolvidas no nosso trabalho que foi realizado sobre a matéria de contabilidade avançada, assim aprendemos sobre vários temas que vieram agregar na nossa profissão, entre conceitos e práticas e no aperfeiçoamento das operações contábeis e fiscais em busca de aprimoramento das atividades desenvolvidas.
As aplicações financeiras classificam-se como:
ATIVO CIRCULANTE
entre
...