CONTAS CONTABEIS
Pesquisas Acadêmicas: CONTAS CONTABEIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RuthRocha2015 • 27/3/2015 • 739 Palavras (3 Páginas) • 371 Visualizações
Classificação das Contas
Em consequência da Teoria Patrimonialista, atualmente mais usada e aceita como a mais adequada entre os contadores, as contas são classificadas em dois grandes grupos: as contas patrimoniais e as contas de resultado.
Contas Patrimoniais
São aquelas contas que representam o Ativo (indica a existência de Bens e Direitos) e o Passivo (indica a existência de Obrigações e Patrimônio Líquido da entidade, formado pelo capital social, as reservas e os prejuízos acumulados). São essas contas que representam o Patrimônio da empresa, através do Balanço Patrimonial.
Contas de Resultado
São as Receitas e as Despesas do período, que devem ser encerradas no final do exercício para que se apure o resultado do exercício. Este resultado, lucro ou prejuízo, será incorporado ao Patrimônio através da conta Prejuízos acumulados (quando o resultado for negativo), ou Reserva de lucros (quando o resultado for positivo).
São acontecimentos que modificam a situação líquida da empresa e representam variações no Patrimônio da entidade. Estas contas não fazem parte do Balanço Patrimonial, mas permitem que o resultado do exercício seja apurado.
Classificação das Contas quanto ao Funcionamento do Mecanismo Débito e Crédito
Quanto a sua funcionalidade, as contas se dividem em:
Contas Unilaterais - são aquelas que sofrem variações somente em um sentido (registro a débito ou registro a crédito). Ex: as contas de receitas serão via de regra creditadas e as de despesas debitadas.
Contas Bilaterais - São aquelas que sofrem variações nos dois sentidos, aceitando tanto registro de débito quanto de crédito. Ex: Caixa, Banco Conta Movimento, Duplicatas a receber, etc. Elas podem apresentar tanto saldo devedor quanto saldo credor. Quando apresenta saldo devedor, é chamada de Conta bilateral ativa e quando apresenta saldo credor, é chamada de Conta bilateral passiva.
Conforme vimos no artigo o que é um plano de contas, todo e qualquer evento ou operação realizada por uma empresa (compras, vendas, investimentos etc.) tem reflexo imediato em sua contabilidade, onde são registradas todas estas movimentações de acordo com a sua natureza e seus respectivos valores.
Desta forma são gerados os registros nos diversos “livros contábeis” (Diário, Razão, Caixa, etc..), que por sua vez dão origem aos demonstrativos contábeis e gerenciais, entre eles o Balanço Patrimonial, um dos mais importantes na análise da saúde econômico-financeira uma empresa.
E para realizar a contabilização destes eventos é necessário primeiramente entender a sua classificação contábil. Geralmente as contas contábeis de uma empresa são classificadas em:
• Ativo: neste grupo ficam as contas onde são registrados os bens, créditos e direitos que compõe o patrimônio da empresa. Alguns exemplos de contas de ativo são: estoques (de produtos acabados ou de matéria-prima), bens como máquinas, equipamentos e prédios ou ainda contas de ativos financeiros, como investimentos ou duplicatas a receber.
• Passivo: aqui ficam as contas onde são registrados
...