CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL
Ensaios: CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taahribeiro • 25/9/2013 • 958 Palavras (4 Páginas) • 544 Visualizações
Controle da ação empresarial
Administração da ação empresarial, competências organizacionais e criação de valor.
Função Administrativa de controle.
“Controle é a função administrativa que faz parte do processo administrativo, mede e avalia o desempenho em funções dos padrões e critérios esperados e toma a ação corretiva quando necessária”. (CHIAVENATO, 2007, p.337).
O Controle é algo universal. Todas as atividades humanas, quaisquer que sejam sempre fazem uso do controle, conscientemente ou não. Ele é uma função administrativa que avalia as atividades e os resultados alcançados para garantir que o planejamento, organização e direção sejam bem sucedidos. Ou seja, os administradores passam boa parte do tempo observando e avaliando o desempenho de pessoas, unidades organizacionais, máquinas e equipamentos, produtos e serviços em todos os três níveis organizacionais, que são: estratégico, tático e operacional, e cada um desses níveis desempenham um papel diferente na ação empresarial.
Planejamento, organização e direção são funções do processo administrativo que estão relacionadas a função do controle.
Existem três características que identificam o controle estratégico na empresa:
1- Nível de Decisão: É decidido no nível institucional da empresa
2- Dimensões de tempo: É orientado para longo prazo.
3- Abrangências: É genérico e abrange a empresa como um todo.
Os exemplos de controle dentro de uma empresa são: financeiro, qualidade, de vendas, pessoal, produção, etc.
O controle tático é o nível intermediário exercido nas empresas. E pode ser denominado controle gerencial ou controle departamental.
As empresas procuram sempre controlar suas atividades, para se manter dentro dos parâmetros e assim alcançar sempre o melhor resultado.
Correção de falhas ou erros existentes e prevenção de novas falhas ou erros, são duas finalidades principais que o controle visa atende.
Objetivos ou padrões: Antes da operação;
Meios e desempenhos: Durante a operação;
Fins e resultados: Depois da operação.
Existem recursos que não necessários em uma empresa, o corpo em si, mais sem a alma do negócio esses recursos não funcionam sozinhos, ou seja, a empresa precisa ser administrada e com a ajuda de competências organizacionais, são elas: Essenciais, Funcionais, Gerenciais e Individuais.
As competências significam o que a empresa aprendeu e sabe fazer, e realizar sempre da melhor maneira possível, extraindo o máximo seus recursos e o mínimo de custos, agregar valor e entregar ao cliente um produto ou serviço totalmente diferenciado.
As competências essenciais produzem indicadores de desempenho que fazem a empresa se diferenciar e se destacar das outras. Essa competência é como um conjunto de habilidades e tecnologias que permite a uma organização oferecer um determinado benefício aos clientes. Você identifica uma competência essencial, quando ela gera valor percebido pelo cliente, provoca diferenciação entre concorrentes e possui capacidade de expansão.
As competências funcionais estão relacionadas em cada área de atividade da empresa, que são: Marketing, Finanças e Produção/Operações.
Relacionamento com o cliente, promoção e propaganda, gerenciamento do produto/serviço, agilidade e prontidão, assistência técnica, pós-venda são competências em Marketing.
Finanças envolvem competências relacionadas com a maneira de buscar ou aplicar recursos financeiros no mercado, agilidade no ciclo financeiro e retorno de investimento. Competências em Produção/ Operações reúnem competências relacionadas com eficiência e eficácia operacional, qualidade e produtividade, etc.
Se a empresa exibir competências funcionais em marketing, ela estará apta a conquistar e manter clientes, para isso acontecer ela precisa também de competências em produção/operações para poder inserir características desejáveis em seus produtos. Uma competência depende da outra, sem falar nas competências em finanças, em tecnologia e em talentos humanos. Uma empresa precisa reunir competências funcionais em todas as suas áreas de atividades.
Referimos
...