TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE DE AÇÃO EMPRESARIAL

Tese: CONTROLE DE AÇÃO EMPRESARIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Tese  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 4

CONTROLE DE AÇÃO EMPRESARIAL

As principais funções administrativas como planejamento, organização , direção e controle são independentes, porém ligadas entre si e repercutem diretamente nas atividades de controle da ação empresarial. A função de modificar o planejamento, a direção ou a organização em si, deverá ser necessária para que os sistemas de controle possam ser mais eficazes. Um projeto precisa primeiro ter seus resultados e consequências avaliados. Sem controle, um projeto nunca será posto em prática.

A palavra controle nas organizações e na sociedade está associada a um aspecto negativo, frequentemente interpretado no sentido de restrição, delimitação e manipulação, sendo que em uma organização, quer dizer, conferir, verificar, regular. O controle está presente em todas as organizações, avaliando, revendo e observando o desempenho de pessoas, métodos, processos, produtos e serviços. Existem vários tipos de padrões utilizados para avaliar e controlar uma empresa: padrões de qualidade, padrões de quantidade, padrões de produção, padrões de tempo e padrões de custo.

CONTROLE

O controle é um processo regular dentro da empresa, que mede e avalia o desempenho e toma ações corretivas quando necessário. O objetivo básico do controle é assegurar o resultado das operações, verificar se a atividade controlada está alcançando os objetos desejados.

A função do controle está relacionada com as demais funções do processo administrativo: planejamento, organização e direção. Muitas vezes se torna necessário modificar o planejamento, a organização e a direção para que os sistemas de controle se tornem mais eficazes. O controle propicia a mensuração e a avaliação dos resultados da ação empresarial obtida a partir do planejamento.

ADMINISTRAÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL

As empresas escolhem ramos de atividades que as levam a gerar produtos e serviços multivariados operando em mercados e condições diferentes. Ao escolher produtos e serviços as empresas definem seu ambiente. Para que a estratégia empresarial seja eficiente e eficaz, a empresa precisa articular-se como um sistema integrado, um organismo único e obter flexibilidade. Assim como o planejamento, o controle também pode ser dividido em níveis organizacionais ou hierárquicos. De tal modo que Chiavenato (2204) e Maximiano (2005) dividem o processo do controle organizacional em três níveis:

• Controle estratégico: nível institucional que aborda a organização como um todo. Ele possui duas finalidades: acompanhar e avaliar o desempenho da organização na realização de sua missão e acompanhar os fatores externos que influenciam a tomada de decisão. Para Maximiano, o controle estratégico define a missão e o desempenho desejado com base na análise interna e externa do ambiente.

• Controle administrativo ou tático: ligado as áreas de uma organização, ou seja, nos departamentos. É considerado nível intermediário ou departamental, auxiliando na tomada de decisão, assim se tem um melhor acompanhamento e avaliação em cada um dos setores existentes. É menos genérico e mais detalhado que o controle estratégico.

• Controle operacional: lidados as atividades em qualquer área funcional e aos recursos utilizados em sua realização. É direcionado em curto prazo a cada operação em separado, defronta com a tecnologia utilizada pela empresa e lida com a execução de tarefas e operações do seu dia a dia.

As empresas não podem se limitar aos seus processos internos, precisam assumir uma responsabilidade cada vez maior, atendendo as exigências da competitividade e buscando baixo custo e alto padrão de qualidade.

FUNÇÃO ADMINSTRATIVA DE CONTROLE

O controle gerencial de uma organização em um ambiente competitivo torna-se mais complexo a medida que as organizações expendem seus negócios para mercados externos. Os artigos dos professores Antônio Cury e Suzana Bruno mostra que a formação e treinamento de administradores é tema de fundamental importância. A criação de riquezas e o bem das pessoas dependem de administradores capacitados. Para prepara-los é preciso fundamentar o ensino e o treinamento em estudos reveladores sobre as suas atividades de trabalho. O artigo do professor Márcio Carreira, traz a informação que um dos principais fatores do desempenho de uma organização consiste na obtenção de eficiência operacional em relação aos concorrentes, que possibilite oferecer produtos e serviços diferenciados. Cabe aos líderes, proporcionar um ambiente para criação de sistemas e reflexão, desenvolver a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com