CONTROLE DE QUALIDADE
Exames: CONTROLE DE QUALIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: margaretesi • 5/11/2014 • 796 Palavras (4 Páginas) • 269 Visualizações
Controle estáticos de processos (CEP)
O Controle Estatístico do Processo possibilita padronizar o processo produtivo para que não ocorram desperdícios, por haver muita variabilidade em cada processo de fabricação dos produtos, utilizando esta ferramenta é possível controlar e evitar que os produtos se tornem “sucatas” ou que ocorram retrabalhos; mostra as diretrizes para resolução de problemas ocorridos durante a fabricação e também como se deve agir, assim possibilitando tomar atitudes econômicas e eficazes. O objetivo do controle estatístico é fazer com que o processo produtivo seja realizado de forma eficaz, reduzindo custos, aumentando a qualidade, a produtividade e competitividade da empresa no mercado. Para uma melhor análise de dados é necessário conhecer bem o processo produtivo, o comportamento do processo, suas variáveis e problemas para tomar as ações necessárias. O controle estatístico tem como base inicial a coleta de dados seguindo com outras ferramentas utilizadas pela qualidade. Através dessa coleta é possível realizar uma análise criteriosa sobre o que foi encontrado. O Controle Estatístico do Processo surgiu em meados da década de 1920 como gráficos de controle realizados por Walter Shewhart. Após 1944, a Europa e o Japão começaram a utilizar o CEP devido à produção em grande escala, sendo uma ferramenta eficiente, segura e prática para detectar os problemas ocorridos no processo produtivo.
As estatísticas no controle da qualidade
O controle estatístico do processo de ferramentas da qualidade tem um papel importantíssimo no gerenciamento da rotina, do dia a dia nas organizações.
Ela possibilita uma ação eficaz contra problemas, reduzindo a variação no processo. A estatística tem que ser excelente nos processos, deve respeitar uma variação controlada dentro dos padrões.
Assim, proporcionando melhorias na qualidade, que ocasionam redução de custo.
Um método preventivo de se comparar continuamente os resultados com os padrões, especificações identificados, a partir de dados estatísticos, as tendências para variações significativas, a fim de eliminar, controlar essas variações, com o objetivo de reduzi-las cada vez mais. A estatística obtém conclusões com base em dados e números.
As empresas utilizam a estatística em seu processo para garantir que seus produtos sejam produzidos de forma padronizada conforme as especificações técnicas do produto. Mesmo as empresas menores utilizam deste método pois através de amostragem é possível realizar as análises necessárias e verificar os desvios detectados e assim representar no gráfico os detalhes da produção e implementar o método mais adequado de amostragem para que o processo produtivo tenha uma eficácia garantindo que todos os produtos produzidos não sofra nenhuma anomalia.
Sabemos que todo tipo de processo apresentam desvios, as máquinas tem suas calibrações e configurações iniciais más depois de um certo tempo de uso os desgastes são inevitáveis e é através da estatística que se é possível detectar essas variações.
Existem vários métodos de aplicar a estatística, cada empresa adota o que mais atende ao seu processo pois existem produtos que as especificações devem estar quase nominal com desvios que só se detecta com equipamentos precisos e tem os produtos que não requer tanta precisão ,o importante de tudo isso é a qualidade
...