TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE DOS PROCESSOS DE APLICAÇÃO DE COISÕES PROPOSTAS

Projeto de pesquisa: CONTROLE DOS PROCESSOS DE APLICAÇÃO DE COISÕES PROPOSTAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.961 Palavras (8 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO IV

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

CONTROLE DE PROCESSOS PARA A EXECUÇÃO DE ESTACAS PRÉ-MOLDADAS

Curso: Engenharia Civil

Aline Aparecida Henrique Pereira, Fernanda Stefani Ribeiro Faria,

Laísa Regina Guimarães Soares, Maria D’Aparecida Gomes dos Santos,

Maria Josefa Albino Dal-Cin, Silvia Araújo Cotta Rocha.

Professor TIDIR Orientador: Christopher Augusto Campos

Professores Co-orientadores: Álida Rosaria Silva Ferreira, Bruna Amin Gonçalves, Luiza Helena Silva Vidigal Gonçalves, Ronald Borges Buere, Warley Leal de Souza.

Resumo: O principal objetivo desse trabalho é mostrar a importância do controle de processos para a execução das estacas pré-moldadas, as mesmas são utilizadas em obras de grande e pequeno porte. As estacas tem um papel importante na fundação, pois são elas que sustentam e suportam a construção. Além de serem projetadas para resistirem à força e o peso exercidas sobre cada uma delas durante a instalação.

Sendo um produto de excelente qualidade as estacas são fáceis de executar quando o lençol freático está próximo do nível do solo, tornando o impacto causado na obra é pequeno e facilitando o desenvolvimento da obra.

Palavras-chaves: Estaca, fundação, obra.

Introdução

Atualmente a construção civil é um dos mercados que mais cresce no Brasil. Além de passar por uma fase de grande expansão, também vive uma era de desafios. Uma obra é composta por várias etapas, e dentre as primeiras está à fundação. Após uma análise minuciosa, o engenheiro responsável pelo projeto de fundação precisa optar pelo tipo que mais se adequa as características do terreno, analisando todos os fatores econômicos, técnicos e ambientais da obra.

A fundação, também conhecida como alicerce ou base, pode ser definida como estrutura que suporta e sustenta a construção e é sobre ela que será edificada a obra. Independente das características que possua, obra alguma dispensa a etapa de fundação.

Neste trabalho serão abordadas as estacas pré-moldadas de concreto, que são uma excelente opção de fundação, tendo em vista o severo controle de qualidade a que elas são submetida em seu processo de fabricação e cravação.

Referencial Teórico

Estacas pré-moldadas de concreto são ideais para transpor camadas extensas de solo mole e que não possuem restrições quanto ao uso abaixo do lençol freático; disponíveis em concreto armado ou protendido, permitem um controle rigoroso da qualidade do concreto, tanto na fase de confecção quanto na de cravação desses elementos.

Segundo, Neves (2010), cada estaca é cravada e pode ser testada quanto à sua capacidade de carga por meio de métodos simples de controle, ao contrário das estacas moldadas in loco que dependem de metodologias bem mais complexas e dispendiosas. Apesar dos benefícios, a especificação dos materiais requer uma série de cuidados. É preciso considerar os carregamentos da estrutura, a resistência das camadas do solo e a viabilidade de acesso e de movimentação de bate-estacas no canteiro.

O controle de processos na fundação de estacas se inicia na especificação e projeto, para garantir um dimensionamento correto da obra; contratação de mão de obra, análise dos ensaios geotécnicos, programação de visitas de campo, acompanhamento das sondagens e dos prazos de entrega previstos; recebimento, o pedido deve está dentro do que foi solicitado e execução, essa etapa deve ser fiscalizada, incluindo a precisão de ensaios de verificação de desempenho e instrumentação para acompanhar a obra.

O critério de controles se inicia na locação, nesse processo, nenhuma estaca será cravada sem que toda a locação seja concluída e sem que as estacas se situem dentro do limite do terreno. Na fabricação, o concreto produzido será controlado tecnologicamente (quanto à dosagem, trabalhabilidade e resistência mecânica). Na cravação existe o controle em função do tipo do solo, tipo do equipamento utilizado, peso do martelo, e a seção da estaca. As estacas de provas irão definir para cada local o comprimento correto das estacas a serem cravadas.

As normas seguidas para controle da fundação de estacas pré- moldadas são: NBR 6118 – Projeto e execução de obras de concreto armado; NBR 6121 – Estacas – Prova de Carga; NBR 6122 – Projeto e execução de fundações; NBR 6489 – Prova de carga direto sobre terreno de fundação; NBR 12131 – Estacas - Prova de carga estática; NBR 13208 – Estacas- Ensaio de carregamento dinâmico – Método de ensaio. A utilização das normas confere segurança, tanto para os fornecedores, quanto para os consumidores dos serviços ou produtos. A correta observação de tais parâmetros resulta na qualidade, confiabilidade e respeito ao trabalho profissional.

Metodologia

Para desenvolver o trabalho, inicialmente foi feito uma pesquisa sobre o assunto, abordando os principais controles para a execução das fundações feitas através de estacas pré-moldadas. Em seguida, houve uma análise das informações obtidas de tal maneira que possibilitasse a interdisciplinaridade com as matérias cursadas.

Posteriormente, foi proposto uma maquete com o objetivo de ilustrar a fundação de estaca pré-moldada de concreto. Na demonstração prática das estacas, atentamos em demonstrar como elas são representadas em solo, ilustrando as definições e características que abrangem o controle de processos das estacas pré-moldadas, para que assim, os objetivos da sua utilização sejam alcançados com êxito e eficiência.

Para a confecção da maquete, utilizaram-se os seguintes materiais: aquário de vidro, cano de PVC 1/2 (pintados de cinza) – utilizado para representar as estacas pré-moldadas de concreto, que foram cravadas na serragem (representando o solo), também se utilizou silicone para vedação do aquário e isopor branco para melhor fixação dos canos. Assim, simulamos a fundação de um prédio, conforme demonstrado no croqui abaixo:

Figura 1 – Esboço vista frontal maquete

Resultados Experimentais

Há diferenças inevitáveis entre as dimensões especificadas pelas normas, as dimensões reais dos componentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com