COORDENAÇÃO DO PROJETO
Tese: COORDENAÇÃO DO PROJETO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: walandorio • 23/5/2013 • Tese • 9.136 Palavras (37 Páginas) • 433 Visualizações
DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I
Coletânea de Casos Concretos/ Aluno (2012)
CURSO DE DIREITO – CADERNO DE EXERCÍCIOS
Coordenação Geral do Curso de Direito da Universidade Estácio de Sá/RJ
Profa. Márcia Sleiman
COORDENAÇÃO DO PROJETO
Núcleo de Qualificação e Apoio Didático-Pedagógico
Coordenação Geral: Prof. Sérgio Cavalieri Filho
Coordenação Acadêmica: Profa. Nely Cavalieri
ORGANIZAÇÃO DO CADERNO
Professores da Disciplina, sob a Coordenação da Professora Elizabete Rosa de Mello
APRESENTAÇÃO
A metodologia de ensino no Curso de Direito é centrada na articulação entre a teoria e a prática, com vistas a desenvolver o raciocínio jurídico do aluno. Essa metodologia abarca o estudo interdisciplinar dos vários ramos do Direito, permitindo o exercício constante da pesquisa, bem como a análise de conceitos e a discussão de suas aplicações.
Para facilitar sua aplicação, apresentamos a Coleção “Caderno de Exercícios”, que contempla uma série de questões objetivas e discursivas, casos práticos e interdisciplinares para serem desenvolvidos em aula, simulando situações prováveis de ocorrer na vida profissional. O objetivo principal dessa coleção é possibilitar aos alunos o acesso ao material didático que propicie um aprender-fazendo. Os pontos relevantes para o estudo dos casos devem ser objeto de pesquisa prévia pelos alunos, envolvendo a legislação pertinente, a doutrina e a jurisprudência, de forma a prepará-los para as discussões realizadas em aula.
Esperamos, com esses cadernos, criar condições para a realização de aulas mais interativas e propiciar a melhoria constante da qualidade do ensino do nosso Curso de Direito.
Coordenação Geral do Curso de Direito
SUMÁRIO
SEMANA 1
Atividade financeira do Estado. Direito Financeiro e Direito Tributário: conceitos, objetos, autonomia. Constituição Financeira. Normas gerais de Direito Financeiro.
Despesa Pública: conceito, princípio da legalidade da despesa e sanções por sua inobservância.
SEMANA 2
Receita Pública: conceito, fases históricas e classificações.
Lei de Responsabilidade Fiscal: princípios e normas relevantes
SEMANA 3
Orçamento Público: conceito, espécies, aspectos, princípios constitucionais orçamentários. Precatórios judiciais. Controle e fiscalização da execução orçamentária. Tribunais de Contas.
Crédito Público: conceito, classificações e técnicas instrumentais.
SEMANA 4
Espécies (e subespécies) tributárias: impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições especiais e empréstimos compulsórios. Distinção entre preço público (tarifa) e taxa; pedágio.
SEMANA 5
Constituição Tributária. Sistema Tributário (visão geral). Discriminação de rendas na federação brasileira: partilha de competências e transferências intergovernamentais de receitas tributárias. Desvinculação de receitas. A Reforma Tributária.
SEMANA 6
Poder de tributar e competência tributária: conceitos, atributos, espécies e conflitos. Delegação das funções de arrecadar e fiscalizar. Capacidade tributária ativa (distinção).
SEMANA 7
Fontes formais do Direito Tributário: a Constituição, o CTN e a legislação tributária; leis complementares previstas em matéria tributária; medidas provisórias e demais fontes principais e secundárias. A lei tributária no espaço: territorialidade e outros elementos de conexão.
SEMANA 8
Valores e princípios jurídicos. Limitações ao poder de tributar e princípios constitucionais tributários: conceitos e visão geral.
O valor Segurança Jurídica. Princípios da legalidade, tipicidade, irretroatividade e anterioridade: não surpresa do contribuinte.
SEMANA 9
O valor Justiça da tributação. Princípios da isonomia, generalidade, universalidade e uniformidade; princípios da capacidade contributiva, personalização, mínimo vital, não confisco, proporcionalidade, progressividade e seletividade.
SEMANA 10
O valor Liberdade Jurídica. Princípios da proibição de limitações ao tráfego, da vedação de diferença tributária em razão de procedência ou destino, e da transparência. Imunidades do art. 150, VI, b, c e d, da CRFB/88.
Distinções entre não incidência, imunidade, isenção e alíquota zero.
Princípios constitucionais tributários do valor federativo: imunidade recíproca e vedação de isenções heterônomas.
SEMANA 11
O valor Liberdade Jurídica (continuação): O princípio técnico da não cumulatividade.
Demais princípios gerais de direito aplicáveis à matéria tributária: os decorrentes de direitos fundamentais, os da Administração Pública, os processuais e os hermenêuticos.
SEMANA 12
Hermenêutica do Direito Tributário: introdução, críticas doutrinárias ao CTN e noções sistemáticas gerais. Interpretação (propriamente dita) e complementação (integração de lacunas e correção de antinomias): conceitos, métodos, resultados. O critério econômico de interpretação. Norma geral antielisiva.
SEMANA 13
Obrigação tributária: teorias, natureza jurídica, nascimento; conceitos; elementos, sua classificação e seus aspectos; espécies.
SEMANA 14
Sujeição tributária passiva. Capacidade tributária passiva. Domicílio tributário. Responsabilidade tributária:
...