CRISE NA UNIÃO EUROPÉIA
Trabalho Escolar: CRISE NA UNIÃO EUROPÉIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Varema • 30/9/2014 • 547 Palavras (3 Páginas) • 874 Visualizações
Por causa da atual crise na União Européia, empresas desse bloco econômico investiram cerca de US$ 23,4 bilhões no Brasil de janeiro a julho de 2011. Esse valor representa, praticamente, 3 vezes o valor investido no mesmo período anterior(2010). A que você atribui esse fluxo de investimento estrangeiro direto focando o nosso país? Qual é a influência direta desse “Tsunami” de divisas internacionais no país?Justifique sua resposta.
CRISE NA UNIÃO EUROPÉIA
O Brasil a se tornou a 6ª maior economia do mundo e 6º melhor Produto Interno Bruto (PIB), por esse motivo com a crise na Europa, investimentos estrangeiros tem migrado para o Brasil. Muitos deles realizados por empresários portugueses e espanhóis. O Ceará foi beneficiado com alguns projetos importantes nas áreas de energia eólica, siderurgia e até comércio.
Devido à unificação da moeda, em países europeus, os efeitos na economia da Europa foram catastróficos. Endividados e obrigados pelo FMI e Banco Central europeu a adotarem planos de austeridade, países como a Espanha, Portugal, Itália e Grécia tiveram de cortar gastos, demitir funcionários públicos, congelar aposentadorias e salários.
Resultados de pesquisas mostram que investir no potencial brasileiro dá retorno, investimentos como, por exemplo, na Telefônica. Apenas em telefonia fixa, o País concentra 27% dos clientes, enquanto na telefonia móvel o número chega a 74,8 milhões.
Conforme a assessoria da empresa, o Brasil apresentou forte crescimento nos lucros graças à consolidação da distribuidora de energia Elektro, à valorização do real, e ao progresso operacional com a adição de nova capacidade hídrica. A empresa pretende ainda consolidar a participação no País, onde detém 39% da Neoenergia e 100% da Elektro.
Mas o segmento de maior para os espanhóis é mesmo o financeiro. O lucro líquido do Santander Brasil mostra que o banco continua em crescimento no País mesmo diante da desaceleração da atividade econômica.
Ao contrário de seus concorrentes na Espanha, o Santander tem condições de absorver maiores provisões graças às operações fora do país. A Espanha respondeu por apenas 10% do lucro do grupo em 2011 enquanto o Brasil representou 28% de lucro.
A forte entrada de recursos externos no País, principalmente da Europa, está ligada diretamente ao bom desempenho da economia brasileira, que, apesar da recente desaceleração , ainda cresce mais que as chamadas economias maduras como a zona do euro, os Estados Unidos e o Japão .
Parte desse movimento de fortes investimentos no Brasil também está relacionado com as obras de infra-estrutura para o País realizar a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 no Rio de Janeiro.
“Muitas empresas européias apostam na força do mercado doméstico do Brasil. Essa estratégia de investimento é um movimento de empresas e não de governos, muito em função das oportunidades com o pré-sal , a Copa do Mundo, as Olimpíadas, além das obras de infraestrutura e de habitação dentro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC)”. – (economista-chefe da LCA Consultores, Bráulio Borges).
O mérito da moeda única está ainda no fato de que, no início do século XXI, o euro se transformou rapidamente na segunda moeda de referência do Sistema Monetário Internacional
...