CULTURA
Tese: CULTURA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kassiatomas • 17/9/2013 • Tese • 3.970 Palavras (16 Páginas) • 422 Visualizações
PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL
Tutor Presencial: Rosangela Aparecida Legori Zandoná
Professor Tutor: Ma Helenrose A DA S. Pedroso Coelho
Glicia Pereira Narciso 110200061
Izanete Maria de Paula 2305308130
Márcia Regina Cau do Prado 1102000278
Vanessa Carneiro Casas Ferreira Brustolin 1102000772
FACULDADE UNIDERP / POLO VALINHOS
2012
CULTURA
Com pesquisa realizada pelo grupo chegamos ao conceito do significado de cultura.
É todo um complexo que inclui o conhecimento a lei, os costumes a arte, as crenças, a moral, esses costumes dependem de cada região. Pois cada uma tem seu modo de vestir falar se alimentar cada pessoa tem sua fé ou crença. O indivíduo não vive sozinho ele vive através da interação com o outro “grupo social”.
O ser humano adquire cultura a partir de seu nascimento com a cultura, tem um conjunto de informações conhecimentos teóricos práticos que aprendemos e transmitimos ao longo da nossa vida de geração em geração.
A cultura é um fator de humanização e socialização, é associada a diversas formas de ações, artísticas e /ou técnicas da humanidade citamos alguns exemplos.
• O carnaval, uma festa que nos lembra do Rio de Janeiro e os índios, que em seus rituais se fantasiam e dançam para agradar seus deuses.
• Festa junina, no Nordeste homenagens aos três santos (São João, São Pedro e Santo Antonio).
• Bumba meu boi"O boi é um dos folguedos (festa popular) mais representativos da cultura brasileira, pois reúne traços de três grandes ramos da formação do nosso povo: europeu, indígena e afro-negro", afirma Américo Pellegrini Filho, folclorista da Universidade de São Paulo (USP). A apresentação, que ocorre principalmente em festas juninas, mostra as relações desiguais entre senhores de engenho, escravos e indígenas numa sutil crítica social. O curioso é que a palavra bumba exprime o suposto som de uma pancada do chifre do boi. Assim, bumba-meu-boi significaria algo como "Chifra, meu boi!”.
• Parintins é uma festa popular realizada anualmente no último fim de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas. o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. O Festival de Parintins se tornou um dos maiores divulgadores da cultura local.
• As comidas típicas. Pé de moleque, mugunzá, maçã do amor, canjica, pamonha, entre outras.
• Acarajé, comida típica da Bahia, o principal atrativo no tabuleiro, é um bolinho característico do candomblé. Sua origem é explicada por um mito sobre a relação de Xangô com suas esposas, Oxum e Iansã.
• Churrasco, Os índios tupis sul-americanos, por exemplo, costumavam defumar a carne de caça sobre grelhas de madeira, no chamado moka'em, um antepassado do atual churrasco. A carne defumada desse modo se conservava apta para o consumo durante longo tempo. Na América do Sul, a primeira grande área de criação de gado foi o pampa, uma extensa região de pastagem natural que compreende parte do território do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, além da Argentina e Uruguai foi ali que os vaqueiros, conhecidos como gaúchos tornaram o prato famoso e típico.
Na cultura existem valores, como na Índia, comer carne de vaca que é proibido por que a vaca é considerada um animal sagrado. Cultura seria o todo comportamental, incluindo o emocional e o intelectual, de um povo ou, em menor escala, de uma coletividade.
DIFERENÇAS ENTRE OS HOMENS E OUTROS ANIMAIS.
Segundo a leitura do texto: Nas diferenças e igualdades: linhas tênues separam humanos e animais. Por Daniel Blasioli Dentillo (10/12/2011).
Uma das linhas tênues que mais recentemente garantia a exclusividade humana era a cultura conceito que ainda divide ecólogos, biólogos e antropólogos.
Segundo no estudo da reportagem o que difere o ser humano do animal no conceito de cultura os animais possuem padrões comportamentais estáveis transmitidos no interior do grupo que não foram determinados por fatores ambientais e genéticos.
Outro fator que diferencia é a nossa cognição, somos capazes de simular estado mentais de outros indivíduos, permitindo que nossa transmissão cultural seja mais eficiente mostram semelhanças marcantes em complexos processos cognitivos e afetivos entre humanos e não humanos.
Em alguma espécie de animal podemos perceber que uma tem mais inovação e outra não, diferente da espécie humana, são as taxas de surgimento de inovação bem maior.
No que se refere na evolução não podemos dizer que o homem é diferente de outro animal, também somos animais e estamos a processos evolutivos, evolui não é ficar mais bonito ou complexo e sim ser submetido ao tempo de ação da seleção natural.
Hoje para o homem ter essa visão precisamos manter um convívio, respeitando e cultivando o entendimento das diferenças, pois a humanidade se considera um ser supremo destoante de todos os animais.
Na afirmação de Alcino Eduardo Bonello, professores de ética da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o panorama que se apresenta na atualidade é, portanto de uma nova visão de mundo que vislumbra os animais como seres merecedores de respeito tal qual os humanos, com a proposta de mudar culturalmente o olhar tradicional predominante, que vê os animais como meros objetos para uso humano.
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
Vimos diversas manifestações culturais no filme Tropa de Elite (Brasil, 2007, direção José
...