CURSO DE GESTÃO EMPRESARIAL : Projeto Interdisciplinar 2
Por: denysevitoriano • 6/11/2018 • Artigo • 1.323 Palavras (6 Páginas) • 277 Visualizações
FATEC – FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
CENTRO PAULA SOUZA
CURSO DE GESTÃO EMPRESARIAL
Projeto Interdisciplinar 2
PI II
Denyse Vitoriano da Silva
RA: 1110641617022
Novembro/2018
Introdução:
O objetivo deste trabalho é apresentar uma pesquisa qualitativa bibliográfica sobre os benefícios da implantação de Inovação e Sustentabilidade nas empresas tradicionais.
Quais benefícios e como implantar o sistema em empresas tradicionais.
Ao pensar em inovação, pensa-se em vantagem competitiva seja de produto, processo, mercado ou novos modelos de negócio, algo que traga impacto aos negócios. A sustentabilidade está ligada à inovação, pois busca a otimização de recursos e processos para que haja equilíbrio e impacto socioambiental positivo, hoje em dia isso é muito importante, pois as pessoas antes de consumir produto ou serviço verificam todos esses fatores.
Sendo assim mesmo as empresas tradicionais precisam procurar inovar e aderir ao modelo de sustentabilidade.
Os desafios do empreendedor na atualidade
Na atualidade temos clientes mais atentos às necessidades do planeta, há uma exigência maior da legislação sobre as empresas, que buscam eficiência e, ao mesmo tempo, focar na questão ambiental. A sociedade não só aprova meios de produção mais sustentáveis como também espera que as organizações se comprometam a emprega-los.
Apesar das dificuldades encontradas pelas organizações para se adequar a essa semana, a evolução tecnológica é capaz de ajudar bastante na construção do desenvolvimento sustentável. Inovar é transformar os processos de produção e práticas de gestão, o que pode ser mais barato e simples que imaginamos. Práticas como reduzir o uso dos recursos não renováveis, aproveitar materiais e priorizar o uso de produtos sustentáveis são exemplos disso.
Além de preservar o meio ambiente, investir em sustentabilidade é também uma forma de alcançar grandes benefícios e oportunidades de mercado.
Muito mais do que inovar, atender às demandas sociais e ambientais se faz necessária, visto que a preocupação da sociedade com essas questões vem crescendo à medida que crescem a deterioração e escassez de recursos. Pode-se dizer que a competitividade das organizações é medida não só pelo seu desempenho frente à economia, mas também pela sua capacidade de atender as demandas e adequar seus produtos e processos de forma a preservar o ambiente em que se inserem.
Para Bes e Kotler (2011), em diversas empresas a necessidade de inovar supera a capacidade, já que é um processo de difícil gestão e mensuração. Embora complexo, gerir uma inovação é um mecanismo importante para garantir a sobrevivência das empresas por um longo período de tempo. Entende-se que essa gestão é necessária para criar condições de encarar múltiplos desafios de forma mais fácil dentro de um cenário marcado por incertezas. A sobrevivência em ambientes dinâmicos depende da adaptabilidade das empresas e do rearranjo dentro de suas capacidades.
Mudança
Para que haja mudanças dos modelos de gestão vigentes para modelos mais voltados à sustentabilidade, são necessárias transformações na forma de pensar dominante nas últimas décadas e, também, fragmentar as estruturas organizacionais tradicionais. Para atingir os fins desejados, não bastam investimentos pesados e boa vontade dos gestores. Embora a organização precise estar engajada e perceba a necessidade de mudar os processos, isso não ocorre de forma tão rápida. As empresas precisam de tempo para se adaptar a nova forma de atuação. Segundo palavras de Bes e Kotler (2011, p.32):
Para as pessoas mudarem o modo que trabalham hoje, elas devem parar de fazer o que estão fazendo, retroceder, pensar, repensar suposições, comparar e examinar como outras organizações trabalham, pensa a respeito de novas possibilidades, avalia-las, protege-las, refiná-las e testá-las; por fim leva-las ao restante da organização como uma tarefa que, então, pode ser adotara como padrão e aceita como uma nova rotina.
Assim, é natural que haja concomitância entre sistemas produtivos dominantes e novos modelos de gestão por um período de tempo. A migração para o uso de tecnologias sustentáveis acontece aos poucos. E, para tanto, segundo Tigre (2006), é imprescindível que haja adequada capacitação dos envolvidos, para absorverem da melhor forma os novos equipamentos, sistemas e processos produtivos.
Os gestores podem ter uma séria de abordagens para incentivar a inovação para a sustentabilidade dentro de suas organizações. O ponto de partida é que ela seja considerada uma oportunidade e não uma ameaça, e que as pessoas percebam que ideias impactantes são necessárias para mudar as mentalidades dos clientes. É igualmente indispensável que as organizações tenham os incentivos certos (fiscal, regulamentar e legal) para promover uma visão em longo prazo que apoie a sustentabilidade. As empresas que já estão implementando a inovação estratégica para a sustentabilidade nos relatam que há uma série de elementos que podem ajudar a melhorar esta área.
- Valorizar o papel de liderança, junto com prioridades claras e uma estratégia corporativa alinhada.
- Certificar-se que o caso de negócio para a inovação é apoiada por uma análise detalhada e um planejamento de possíveis cenários.
- Focar nas necessidades do cliente, aproveitar a tecnologia aplicada e compartilhar conhecimento através de uma abordagem transparente para pesquisar e desenvolver dentro da empresa.
- Certificar-se que a estratégia e o desempenho da sustentabilidade estão incorporados nos principais processos da empresa, onde possam impulsionar a mudança e não ser apenas algo aglomerado.
- Engajar os funcionários através de uma estratégia clara, treinamento em toda empresa e uma comunicação eficaz.
- Apoiar o desenvolvimento e a implementação da estratégia ao incentivar uma cultura empresarial inovadora e interativa.
Inovações Sustentáveis
Segundo Tidd et al (2005), fatores como o aquecimento global e mudanças climáticas, poluição, demanda por produtos ecologicamente orientados, aumento da população e concentração urbana, diminuição das fontes de energia, saúde e questões sanitárias fazem com que a ideia de inovação esteja sendo cada vez mais associada à sustentabilidade.
...