CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS
Por: Andrezza Gonçalves • 8/5/2021 • Artigo • 4.817 Palavras (20 Páginas) • 223 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS-CAMETÁ
FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS- FACIN
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS
POLO UNIVERSITÁRIO DE OEIRAS DO PARÁ
Sequência de ensino investigativa sobre a mecânica dos fluidos: Uma proposta para o ensino de física no 6º ano do Ensino fundamental.
ANDREZZA CAROLINE DE SOUZA GONÇALVES
CAROL MOURA DA COSTA
GABRIELA NAZARÉ CASTRO DA SILVA
JOAQUIM WALTER DA SILVA FILHO
MARCELO SILVA DE OLIVEIRA
WALDECY DA SILVA DUARTE JÚNIOR
OEIRAS DO PARÁ-PA
JANEIRO DE 2019
Sequência de ensino investigativa sobre a mecânica dos fluidos: Uma proposta para o ensino de física no 6º ano do Ensino fundamental.
Planejamento de aula em formato de artigo realizado na disciplina PRÁTICA DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: Planejando e Realizando atividades investigativas, como requisito avaliativo do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais da Faculdade de Ciências Naturais - FACIN – Campus Universitário do Tocantins – Cametá - para a obtenção de conceito parcial, sob a orientação da Prof. Franciane Silva.
OEIRAS DO PARÁ-PA
JANEIRO DE 2019
Sequência de ensino investigativa sobre a mecânica dos fluidos: Uma proposta para o ensino de física no 6º ano do Ensino fundamental.
Andrezza Caroline de Souza Gonçalves
Carol Moura da Costa
Gabriela de Nazaré Castro da Silva
Joaquim Walter da Silva Filho
Marcelo Silva de Oliveira
Waldecy da Silva Duarte Júnior
Orientadora: Franciane Silva
Licenciatura Plena em Ciências Naturais, Universidade Federal do Pará, Campus Cametá, Polo Oeiras do Pará.
Resumo: O ensino de Ciências pode contribuir para que aluno construa seus primeiros significados sobre o mundo, ampliando assim seus conhecimentos, sua maneira de participar da sociedade em que está inserido. Neste contexto, este artigo tem como finalidade a elaboração de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre a mecânica dos fluídos, que pode ser realizado em turmas de 6º ano. Nas etapas SEI priorizou-se a inclusão de experiências investigativas com o objetivo de desenvolver o interesse do estudante e dinamizar a construção de novos conhecimentos científicos. Defendemos que o planejamento e a aplicação de atividades sob a perspectiva do ensino investigativo nas aulas de ciências poderão vir contribuir fortemente para que o professor não fique preso apenas as atividades voltadas ao ensino tradicional, almejando promover uma interação mais dinâmica, prazerosa e inovadora nas aulas de ciências, assim, como desenvolver o protagonismo do aluno no processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chaves: Sequências de Ensino Investigativo. Mecânica dos fluídos. Ensino-Aprendizagem.
Introdução
O presente artigo é um trabalho proposto pela disciplina Prática Docente para o Ensino de Ciências: Planejando e Realizando atividades investigativas, vinculada ao curso de licenciatura de Ciências Naturais, da Universidade Federal do Pará, Campus Cametá, polo Oeiras do Pará.
O ensino de Ciências pode contribuir para que aluno construa seus primeiros significados sobre o mundo, ampliando assim seus conhecimentos, sua maneira de participar da sociedade em que está inserido, contribuindo para a promoção dessa, de acordo com Lorenzetti e Delizoicov (2001). Para Morais e Andrade (2009), o ensino de ciências é desafiador e apresenta oportunidade de grandes realizações para o educador e proporciona ao aluno a formulação de conceitos e a possível relação com o seu cotidiano. O foco está exatamente nos resultados do processo ensino-aprendizagem que ocorre em sala, da relação de professor-aluno, aluno-aluno e aluno-sociedade.
O processo de ensino-aprendizagem está entre os temas mais debatidos por diversos pesquisadores educacionais, considerando que ao longo dos anos diversas transformações ocorreram no âmbito educacional. E nessa perspectiva atentamos para questões importantes relacionadas ao ensino-aprendizagem de Ciências por investigação, que surge como estratégias de auxílio para professores do ensino fundamental, de modo, que aprimorem seus conhecimentos sobre esse tema. E consequentemente a elaboração dessas atividades de ensino proporcionaram condições para a inclusão dos estudantes no universo das ciências.
Desse modo, ao identificar as novas tendências do ensino de ciências é possível descrever as etapas que compõem as sequencias de ensino por investigação que tem como foco estimular o aluno a desenvolver habilidades cognitivas, permitindo a criticidade e a atuação destes no mundo cientifico e tecnológicos.
Para respaldar nosso debate sobre Sequência de Ensino Investigativo, tivemos como embasamento teórico autores como Lorenzetti; Delizoicov (2001), Sasseron (2011), Carvalho (2018), Delizoicov (2001), entre outros autores que têm se destacado através de pesquisas e estudos acerca do assunto.
Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática para o ensino de ciências no que diz respeito à mecânica dos fluídos na área de física para o 6º ano do ensino fundamental. Proporcionando aos alunos um olhar diferente sobre o mundo em sua volta, desenvolver o protagonismo dos mesmos em sala de aula e possibilitando no discente de ciências a enculturação cientifica através da utilização da SEI.
Sendo assim, buscou-se inserir no âmbito escolar a utilização de experimentos investigativos que segundo Carvalho (2018), visa proporcionar aos alunos: condições de trazer conhecimentos prévios para introduzir os novos, terem ideias próprias e discuti-las em sala transitando do conhecimento espontâneo ao cientifico e obtendo oportunidade de entenderem conhecimentos já estruturados.
...