CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Por: karla.rh • 11/11/2022 • Relatório de pesquisa • 2.060 Palavras (9 Páginas) • 80 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Nome:
RA:
RH NEGOCIANDO
Orientador: Fedro Leal Fragoso
São Paulo / SP
2022
INTRODUÇÃO
Este trabalho falará da área de Recursos Humanos desde o inicio até o que poderá acontecer no futuro, tem como objetivo mostra como se inicio no século XX que nesta época era chamado de Relações Industriais tendo relação de empregador e empregado, porém, no final dos anos 80 o profissional de RH começou um plano revolucionário de planejamento e operação da empresa assim também na evolução do que é a negociação com a pratica e teoria desses processos em todas as áreas seja assim, no plano familiar, na gestão administrativa de organizações publicas ou privadas entre outros.
Hoje o RH está mais valorizado assim sendo um setor que modifica e valorizam os interesses dos colaboradores, tratando de recrutamento, treinamentos, remuneração, comunicação, benefícios e etc. Hoje a maior responsabilidade dos profissionais de Recursos Humanos é garantir o comprometimento dos funcionários, também, um dos fatores presentes na organização é a competitividade por esse motivo é importante ás empresas aprimorar a capacidade competitiva para enfrentar os concorrentes.
O RH do futuro englobam quatro pilares: pessoas ,estratégia, processos e negócios. No entanto o RH do futuro pós pandemia, as empresas podem extrair duas lições: adaptação e flexibilidade, ambas foram determinantes para atravessar um dos períodos mais desafiadores para a humanidade. Entre elas a flexibilidade no ambiente de trabalho exigido pelo home office, a comunicação mais fluida e com cuidado da saúde e bem-estar dos colaboradores. A tecnologia será ainda mais necessária daqui para frente, as empresas buscam nova ferramentas para gerenciar e capacitar seus profissionais. A cultura organizacional entra em pauta para fazer os ajustes necessários ao contexto atual e as empresas estão aprendendo a gerenciar equipes e lidar com profissionais à distância.
HISTÓRIA DO RH NO BRASIL E NO MUNDO
A primeira vista a área de Recursos Humanos pode ser considerada nova. Pois seu surgimento aconteceu no começo do século XX. Na época foi chamada de Relações Industriais, tendo em vista o forte impacto da Revolução Industrial e das relações entre empregador e empregado que existiam naquela época.
A gestão de pessoas que engloba o capital humano como conhecemos hoje em dia começou a ter visibilidade com a Teoria das Relações
Humanas, um conjunto de teorias administrativas que surgiu no início da década de 1930 nos Estados Unidos. Na época o país vivia por um período que ficou conhecido como "Grande Depressão" e teve seu estopim com a quebra da bolsa de 1929. O colapso econômico desta década é, até o momento, a maior crise do capitalismo financeiro que atingiu não apenas os Estados Unidos, mas sim o mundo inteiro.
Em síntese, o que começou como uma maneira de gerir o capital humano de uma perspectiva contábil e legal foi gradualmente evoluindo. Até que no final dos anos 80, o profissional de RH passou a ocupar uma posição mais estratégica. Em especial, no planejamento e operação da empresa.
A evolução sobre o que é negociação, pode ser percebida ao longo do tempo através dos conceitos por autores envolvidos com a teoria e a prática deste processo em todas as áreas de relacionamentos ,seja no plano familiar seja na gestão da administração de organizações públicas ou privadas, seja no comércio exterior ou em acordos internacionais nos diversos níveis e esferas.
Fisher, Ury e Patton (1994) citado por Prado (2005) mencionou que: o uso da informação e do poder visando influenciar a outra parte envolvida no processo sob égide da tensão é muito importante. A tensão seria o item fundamental para ganhar a negociação, ou obter um acordo sem durabilidade. Este processo é o que os autores chamam de negociação ganha-perde.
Observa-se neste conceito a ideia da conquista independente do benefício alcançado pelo outro, importando apenas que a negociação seja voltada para obter vantagens através inclusive, do uso de informações e do poder.
No processo de Negociação, posteriormente, observa-se a importância de outro elemento fundamental que é a comunicação numa negociação. Para Fisher, Ury e Patton (1994, p. 50) apud Prado, (2005), “sem comunicação não há negociação. A negociação é um processo de comunicação bilateral com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta”.
Ressalta Nascimento, (2002) que todo negociador sempre deve negociar para ganhar, mas há duas formas de ganhar. A primeira, às custas da outra parte, e a segunda, consiste em chegar a um acordo em que os interesses relevantes das partes sejam atendidos.
Fisher, Ury e Patton (1994) citado por Prado (2005).quem procura ganhar às custas do outro, costuma seguir o lema de Ashleigh Brilliant: “Eu sempre ganho. Você sempre perde. Poderia haver coisa mais justa do que isso?”. Quem adota a segunda maneira de ganhar considera que só há bom negócio quando ambas as partes ganham.
Faz uma pequena alteração no lema de Ashleigh Brilliant, mas que provoca uma alteração radical no seu sentido. Com essa expressão:
“Eu sempre ganho. Você sempre ganha. Poderia haver coisa mais justa do que isso?”. Esta é a negociação eficaz, ou seja, a negociação ganha/ganha. E, nos dias de hoje, com a maior interdependência entre pessoas, empresas e instituições, a busca de parcerias, a terceirização e outras formas conjuntas de se obter qualidade e produtividade, a negociação eficaz é, não somente “uma boa ideia”, mas, sobretudo uma necessidade.
ATUALMENTE NO RH
Hoje, com as mudanças ocorrendo no setor, os funcionários estão mais valorizados e buscam o RH não somente de uma forma negativa, mas também como um setor que modifica, favorece e valoriza as habilidades e os interesses dos colaboradores. Para Chiavenato (1999, p. 2), o termo RH ou Gestão de pessoas pode ter três significados diferentes: 1. RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, comunicação, higiene e segurança do trabalho, benefícios, etc. 2. RH como prática de recursos humanos: RH se refere ao modo como a organização opera suas atividades de recrutamento, seleção, treinamentos, remuneração, benefícios, comunicação, higiene e segurança do trabalho. 3. RH como profissão: RH se refere aos profissionais que trabalham em tempo integral em papéis diretamente relacionados com recursos humanos, a saber: selecionadores, treinadores, administradores de salários e benefícios, engenheiros de segurança, médicos do trabalho, etc.
...