CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Por: lilibym • 14/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.570 Palavras (7 Páginas) • 291 Visualizações
[pic 1]
Campus GAMA
CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PIM I
Projeto Integrado Multidisciplinar I
Tema:
Fundamentos da administração
Tecnicas de informática
Comuicação empresarial
Turma 1° sem./2019
Aline Lima Ribeiro RA 1515181
Gama-DF
2019
Introdução
A finalidade deste trabalho é estudar as formas adotadas pela empresa Núcleos Centro de Medicina Nuclear. Para realizar tarefas do dia a dia com os fundamentos da administração; neste fundamento iremos abordar temas como a constituição da empresa, seu ramo de atividade e as práticas de organização e liderança e o seu estilo de administração. Bem como sua missão, visão e valores.
Dentro desse contexto falaremos da comunicação empresarial onde serão estudadas as principais formas de comunicação da empresa como, comunicação interna e externa e como a empresa usa esses meios para atingir o publico alvo e o que representa a comunicação dentro da empresa.
Nas técnicas de informática iremos explanar como essa técnica tem ajudado a empresa em suas atividades, melhorando as formas de comunicação com clientes, funcionários e convênios, gerenciamento de equipe e de dados. E quais são os meios mais utilizados.
- Fundamentos da administração
A definição de administração: ‘’consiste em tomar decisões relativas ao estabelecimento de objetivos estratégicos, táticos e operacionais, elaboração de estratégias de curto, médio e longo prazo e criação de sinergia entre as partes organizacionais, visando atingir os objetivos organizacionais. As estratégias consistem na alocação de recursos necessários: recursos humanos, materiais e tecnológicos, que serão comandados por pessoas de forma a atingir a eficácia, alcance dos objetivos, por meio da eficiência, aplicação dos recursos’’.
A empresa do projeto tem razão social: Núcleos Centro de Medicina Nuclear Ltda. Fundada pelo médico Dr. Ênio de Freitas Gomes está no mercado há mais de 40 anos, atualmente conta com 6 filiais na região e um quadro de colaboradores de aproximadamente 150 funcionários. Seu ramo de atuação é prestação de serviços médicos em saúde oferecendo exames e terapias oncológicas. Sua principal concorrente é a empresa IMEB Imagens médicas de Brasília,
No que diz respeito a organizacional, existe uma organização funcional, que tem base na divisão da alta administração, da direção e das chefias por funções. Divididas em setores assim sendo temos o supervisor de recepção, de enfermagem e supervisor de laboratório. As atividades são agrupadas de acordo com as funções da organização.
Segundo Davis (1992) (...) sem eles os líderes, uma organização seria apenas uma confusão de pessoas e máquinas, do mesmo modo que uma orquestra sem maestro será somente músicos e instrumentos. A orquestra, como as organizações, requerem lideranças para desenvolver ao máximo seus preciosos ativos.
O estilo de liderança na empresa estudada é democratizado, a presença do líder entre seus subordinados é constante, dando espaço nas decisões a serem tomadas. As normas, regras e procedimentos normais são reduzidos, a prática da autogestão e autocontrole é incentivada pelo líder, liberando-o da necessidade de exercer um controle maior sobre o liderado.
Por ser uma empresa familiar, administrada por médicos o estilo de gestão é pouco adequado, já que os mesmos não contam com a formação necessária para o êxito da administração.
A missão dessa empresa busca prestar serviços de excelência e humanizados em Medicina Nuclear e Radiologia proporcionando desenvolvimento para os colaboradores, resolutividade para os clientes e resultado para os acionistas.
Sua visão almeja ser referencia técnico-cientifica nacional e conquistar a liderança do mercado regional em Medicina Nuclear, ampliando a atuação na Radiologia e expandir para outros estados, até 2024.
E por fim seus valores competem:
- Ética
- Inovação
- Excelência
- Valorização do ser humano
- Responsabilidade socioambiental
Em relação a responsabilidade socioambiental podemos destacar que a empresa adotou alguns meios: utiliza papéis recicláveis na impressão de resultados de exames, cada colaborador utiliza xícara para que não haja acumulo de copos descartáveis e por fim a empresa trabalha com uma outra empresa terceirizada na coleta de lixo e resíduos.
Durante o ano realiza ações sócias em benefício de instituições, realizando campanha do agasalho, brinquedos para o dia das crianças dentre outras campanhas.
- Comunicação empresarial
Em se tratando de comunicação, a empresa vê a comunicação empresarial como uma poderosa ferramenta para um bom atendimento, além de harmonizar a convivência profissional entre os colaboradores e administradores, visando o perfeito funcionamento para alcançar o sucesso da empresa.
A comunicação empresarial é uma verdadeira guerra com várias frentes de batalha:a frente da batalha voltada para mostrar que a empresa tem uma relação de respeito com a natureza, visando sobretudoa sua preservação (se você quiser, pode chamar de frente de batalha ecológica); a frente da batalha para manter e coonquistar novos consumidores;a frente da batalha da comunicação interna, dirigida para os imensos exercitos de trabalhadores engravatados e de uniformes que constituem os recursos humanos das empresas modernas; a frente de batalha das complicadas relações com os governos e os políticos, ou seja o lobby empresarial.E a grande frente de batalha da propaganda e da promoção de produtos.(Nassar e Figueiredo 2006, p.20).
Entre os canais de comunicação interna os mais utilizados na empresa estudada, são as CI (circulares) aonde são repassadas informações aos colaboradores a cerca de diversas assuntos, a intranet, o mural de informações e também por convocações de reuniões aonde são discutidas novos procedimentos a serem adotados e metodos de trabalho. A comunicação interpessoal, entre a equipe de um determinado setor é bastante eficiente.
O pesquisador Matos acentua ainda que a comunicação é um fator humanizador para o relacionamento entre a empresa e os colaboradores, uma vez que os funcionários é que vão fazer as mudanças necessárias para atuação em ambiente globalizado, adotando posturas diferenciadas no atendimento ao cliente. (Matos 2004)
...