CURSO TÉCNICO EM PAISAGISMO DEFESA FITOSSANITÁRIA
Por: francinefurlan • 18/3/2019 • Trabalho acadêmico • 529 Palavras (3 Páginas) • 177 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
COLÉGIO POLITÉCNICO
CURSO TÉCNICO EM PAISAGISMO DEFESA FITOSSANITÁRIA
DOENÇAS DO AGAPANTO
Francine da Rosa Furlan
Santa Maria, RS
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DOENÇAS DO AGAPANTO 4
REFERÊNCIAS 5
INTRODUÇÃO
O Agapanthus pertence à família Amarillidaceae e é um gênero constituído por 10 espécies, que são conhecidas popularmente como agapanto, agapantho, agapantus ou lírio-doNilo.
Essas plantas são perenes, herbáceas, rizomatosas e entouceirantes, podendo atingir 1,5 m de altura. As folhas partem da base, são longas, laminares, carnosas e glabras com um verde brilhante. As inflorescências são globosas com numerosas flores de coloração branca, lilás ou azul.
O agapanto é cultivado em jardins, vasos ou como flor de corte, em função da alta durabilidade das inflorescências após a colheita. Além do valor ornamental, o agapanto possui propriedades medicinais, como a espécie A. africanus, que apresenta atividade antifúngica, contra patógenos de plantas.
[pic 2]
DOENÇAS DO AGAPANTO
O agapanto é uma espécie rústica, resistente a doenças e ao ataque de pragas, além de ser pouco exigente em manutenção.
As lesmas e caracóis são as principais pragas que prejudicam essa cultura, mas podem ser controladas com iscas e posterior catação manual. Em caso de alta incidência, deve-se realizar a aplicação de lesmicida.
Apesar de ser resistente a doenças, o agapanto é suscetível a Botrytis (Botrytis cinerea), uma doença fúngica que ocorre durante os períodos frios e úmidos. Os sintomas são lesões cinzas ou marrons na planta, além de formação de listras vermelhas nas folhas e hastes, prejudicando também a abertura das flores. O controle consiste na retirada das partes infectadas da planta.
O oídio (Oidium sp.) também é uma doença fúngica que pode acometer o agapanto. Os sintomas são formações circulares brancas na superfície da planta, principalmente nas folhas, que com o tempo se expandem, produzindo uma camada extensa de mofo branco. O controle é realizado através da aplicação de óleo de nim a 0,1% ou aplicação de leite cru a 10%. É necessário coletar e destruir todas as folhas infectadas e facilitar a circulação de ar no cultivo.
...