CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO TRABALHO DE PESQUISA
Por: Alex Estevão • 19/4/2021 • Artigo • 769 Palavras (4 Páginas) • 153 Visualizações
[pic 1]
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
TRABALHO DE PESQUISA
ALEX ESTEVÃO DOS SANTOS
Brasília/DF
Abril/2021
A Saúde e Segurança do Trabalho nos Parques Eólicos visa propor medidas que evitem acidentes e garantam um ambiente de trabalho mais controlado e livre de riscos para a realização de atividades ao longo do projeto. A produção de energia deve seguir as orientações da NR 10 - Norma Regulamentadora nº 10.
As orientações da NR 10 devem ser consideradas e aplicadas em todas as fases como: fabricação de peças de turbinas eólicas, instalação e manutenção, recuperação e tratamento de resíduos e transporte feito em todas as etapas.
Desde 2014 o mercado de Energia Eólica tem crescido muito, o que tem aumentado consideravelmente a demanda por profissionais que tenham formação e possam atuar nessa área. A Energia Eólica traz consigo características que preservam o meio ambiente: não é poluente, é renovável e limpa, além de não produz gases de efeito estufa.
De acordo com o Ministério do Trabalho, 40% dos acidentes de trabalho no Brasil estão relacionados a quedas em altura. O fato é que muitos deles poderiam ter sido evitados caso fossem cumpridas as medidas de proteção para o trabalho em altura previstas na NR 35.
Segundo a NR 35, trabalho em altura trata-se de toda a atividade realizada acima de 2 metros do solo e que ofereça o risco de queda, como por exemplo: limpeza e manutenção de fachadas prediais, podas de árvores de grande porte, trabalhos em postes de energia elétrica dentre outras atividades.
Tanto trabalhadores envolvidos diretamente quanto os envolvidos indiretamente nessas atividades devem se adequar à norma. Ela aborda diretrizes que envolvem do planejamento à execução das atividades, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores.
A criação de Parques Eólicos envolve muitas situações nas quais o indivíduo pode sofrer algum tipo de acidente, por isso é preciso cuidado e atenção às normas de segurança em qualquer uma das situações.
Principais acidentes de trabalho ocorrem no setor de produção aerogeradores, temos alguns exemplos abaixo:
• Quedas;
• Lesões;
• Riscos elétricos;
• Posturas inadequadas;
• Espaços confinados;
• Condições meteorológicas diversas;
• Instalação em áreas de risco.
Várias são as medidas de proteção que devem ser tomadas pelos empregadores para evitar acidentes. A seguir, você confere as principais medidas:
Capacitação profissional- qualquer trabalho em altura deve ser realizado por profissional aprovado no curso de NR 35. É um treinamento teórico e prático com objetivo de instruir o profissional sobre os riscos envolvidos em cada atividade e as medidas de segurança que devem ser em cada caso para acidentes. Com carga horária mínima de 8 horas, oferecido de maneira gratuita pelo empregador. O conteúdo programático deve abordar ainda as ações que devem ser tomadas em casos de acidentes e oferecer noções de primeiros socorros e técnicas de resgate.
...