CUSTOS CONJUNTOS
Trabalho Universitário: CUSTOS CONJUNTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thamires93 • 28/10/2014 • 241 Palavras (1 Páginas) • 637 Visualizações
CUSTOS CONJUNTOS (RESUMO)
O processo de Produção Conjunta é quando uma empresa usa como base um mesmo insumo ou matérias-primas iguais para fabricar produtos diferenciados.
Esses produtos são classificados em coprodutos (produtos principais que contribuem para o faturamento total da empresa), subprodutos (produtos decorrentes do processo produtivos dos coprodutos, tem baixo valor de mercado) ou sucatas (produtos que podem ou não surgir do processo produtivo de coprodutos e subprodutos; podem ser vendidos ou reciclados).
Ex.1: Produção Florestal. Tronco (Produto principal), Galhos e copas para produção de carvão ou lenha (subprodutos), Galhos menores, folhas e raízes (Sucatas).
Ex.2: Frigorífico. Cortes do Porco: Lombo, Paleta, Pernil, Pé, Cabeça, Costela e Miúdos.
O custeio de Coprodutos pode se basear em 3 métodos:
1 - Método valor de mercado (Supõe-se que os preços de venda devem estar relacionados aos custos dos produtos);
2 - Método dos volumes produzidos (Apropria custos de forma unitária com base nos volumes produzidos e complementa-se na aplicação de pesos para cada um dos produtos);
3 - Método da igualdade do lucro bruto (Quando o lucro bruto é dividido pelo total de unidades produzidas).
O custeio de Subprodutos se comercializa de forma similar ao mercado dos coprodutos, sua contribuição é pequena e quase não compensa atribuir-lhes custos.
O custeio de Sucatas fica incorporado aos custos dos coprodutos, pois não se tem garantia que serão vendidos e por isso não são avaliadas para fins de estoques. O que vender de sucatas, será registrado diretamente como conta de resultado operacional.
...