CUSTOS DO CONHECIMENTO: A MAXIMIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS ATRAVÉS DE SEU CAPITAL INTELECTUAL
Pesquisas Acadêmicas: CUSTOS DO CONHECIMENTO: A MAXIMIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS ATRAVÉS DE SEU CAPITAL INTELECTUAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cissabarbosa • 7/11/2013 • 7.606 Palavras (31 Páginas) • 534 Visualizações
CUSTOS DO CONHECIMENTO: A MAXIMIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS ATRAVÉS DE SEU CAPITAL INTELECTUAL
José Carlos Melchior Arnosti
Brasil
Faculdade Editora Nacional – FAENAC
arnosti@cptm.sp.gov.br
Regina Aparecida Neumann
Brasil
Faculdade Editora Nacional – FAENAC
apaneumann@cptm.sp.gov.br
Célia Vegas
Brasil
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP
celiavegas@zipmail.com.br
Norberto Giuntini
Faculdade Editora Nacional – FAENAC
ngiuntini@uol.com.br
Palabras Clave:
Intangíveis. Capital Intelectual. Organizações do Conhecimento. Ondas de Mudanças
Tema:
COSTOS Y CREACIÓN DE VALOR EMPRESARIAL
Recursos Audiovisuales: Microcomputador. Powerpoint. Projetor Multimídia. Microfone sem fio.
CUSTOS DO CONHECIMENTO: A MAXIMIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS ATRAVÉS DE SEU CAPITAL INTELECTUAL
Palabras Clave:
Intangíveis. Capital Intelectual. Organizações do Conhecimento. Ondas de Mudanças.
Tema:
COSTOS Y CREACIÓN DE VALOR EMPRESARIAL
RESUMO.
Competência do Funcionário, Estrutura Interna e Estrutura Externa, Ativos Invisíveis ou Intangíveis, são três grandes grupos objeto de análise em nosso trabalho, que visam à elaboração de um instrumento de suporte ao processo de Gestão de Custos e Análise de Variação de Lucro, vista que os informes gerenciais disponibilizados pela Contabilidade de Custos, limitam-se aos informes de produção e serviços executados contemplando apenas a utilização de Ativos Tangíveis. A definição de que Custos Intangíveis representam a parcela de sacrifício financeiro absorvida na formação de Bens Intangíveis é de certa forma imperfeita ou inexata: Como identificar os valores que gerarão Bens Intangíveis que comporão os Lucros Futuros? Como/Quando identificar simplesmente Custos com Intangíveis? São questionamentos e um desafio que se antevê para a Contabilidade que é a correta apropriação dos Custos para a geração desses Bens Intangíveis, ou o que se convencionou chamar de Custos Intangíveis. Um Sistema de Informações aliado a Ativos e Estruturas Tangíveis e Intangíveis será, sempre, resultado de ações humanas, na medida que os indivíduos (recurso humano) decidem, operacionalizam as ações voltadas à estratégia, adquirem conhecimento para inovar a forma de fazer as tarefas e os produtos, permitindo a continuidade dos negócios e, constituindo-se como os efetivos fatores críticos de sucesso empresariais. Como mensurar o real valor dos empreendimentos é um desafio que a classe contábil tenta vencer, aplicando seus modelos de evidenciação e mensuração do Capital Intelectual das organizações.
INTRODUÇÃO
Quando se analisam os agentes que agem para obtenção de resultado positivo, em qualquer empreendimento, os gestores em sua grande maioria preocupam-se com os que se entendem fatores críticos de sucesso: Marketing, Qualidade, Preço, Custos de Produção; Logística de Fornecimento e Distribuição.
Na economia globalizada em que não existem mais impedimentos geográficos nem de comunicações, um Sistema de Informações é fundamental como fator crítico de sucesso para qualquer tipo de empreendimento, seja de produção ou de serviços. Um Sistema de Informações aliado a Ativos e Estruturas Tangíveis e Intangíveis serão, sempre, resultado de ações humanas, ou seja, os indivíduos (recurso humano) estarão sempre como os verdadeiros agentes nas empresas, sendo fatores de sucesso e de continuidade.
Muito bem coloca Sveiby (1998, p. 9) sobre a importância desses agentes:
“As pessoas estão constantemente se expandindo em seu mundo por meios tangíveis, como quando cultivam jardins ou compram casas e carros, e por meios intangíveis, como quando geram idéias e desenvolvem relações com empresas e outras pessoas”.
As estruturas das empresas de certa forma independem de indivíduos isolados, elas continuarão a existir e caminhar mesmo tendo um grande número de funcionários desligados.
Com muita propriedade em relação a estas estruturas internas e externas das empresas, Sveiby (1998, p. 11) classifica-os em três grandes grupos:
“Os ativos invisíveis constantes no Balanço Patrimonial de uma organização podem ser classificados como um grupo de três elementos: competência do funcionário, estrutura interna e estrutura externa”.
Estes três grandes grupos serão objeto de análise em nosso trabalho, que visa à elaboração de um instrumento de suporte ao processo de Gestão de Custos e Análise de Variação de Lucro, visto que os informes gerenciais disponibilizados pela Contabilidade de Custos, limitam-se aos informes de produção e serviços executados contemplando apenas a utilização de Ativos Tangíveis.
1. OS ATIVOS INTANGÍVEIS E SEUS CUSTOS
“Os atributos humanos permitem o conhecimento, orientando-o em todos os sentidos da utilidade. Os princípios da contabilidade e o seu método concorrem, eficientemente, ao desenvolvimento da inteligência das coisas, investigando em qualquer terreno, auxiliando a memória e propiciando o relato de coisas e fatos observados. (...) Sendo o raciocínio indutivo e dedutivo, a contabilidade, por suas funções, proporciona
...