Caderno IV
Trabalho Escolar: Caderno IV. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anderson1dias • 30/7/2014 • 599 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
TÓPICO 2
O perfil social, cultural e econômico dos alunos matriculados no Ensino Médio é de classe econômica baixa, com acesso cultural limitado, atividades esportivas também limitadas, baixo rendimento salarial no âmbito familiar o que leva os jovens a trabalhar cedo, falta de perspectiva e ambição quanto aos estudos, famílias desestruturadas emocionalmente e com dificuldades de impor limites aos seus filhos o que leva o envolvimento de seus membros e dos jovens com bebidas alcoólicas e drogas. A falta de diálogo entre pais ou responsáveis com seus filhos leva os jovens a rebeldia e relacionamento sexual muito cedo sem preocupações com DSTs ou gravidez indesejada. Outro fator é a obrigação do comparecimento na escola para não perder a bolsa família.
TÓPICO 3
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estipulou o Ensino Médio com função formativa, etapa de conclusão da Educação Básica. Esta educação básica envolve educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e a educação de jovens e adultos que tem por objetivo possibilitar condições de acesso e permanência na escola.
Um projeto de formação humana integral promove o encontro sistemático entre cultura e trabalho, fornecendo aos alunos uma educação integrada ou unitária capaz de propiciar-lhes a compreensão da vida social, da evolução técnico-científica, da história e da dinâmica do trabalho.
A formação humana integral implica em competência técnica e compromisso ético, que se revelem em uma atuação profissional pautada pelas transformações sociais, políticas e culturais necessárias à edificação de uma sociedade igualitária. Para isso é preciso incorporar ao currículo conhecimentos que contribuam para a compreensão do trabalho como princípio educativo.
Uma prática pedagógica significativa decorre da necessidade de uma reflexão sobre o mundo do trabalho, da cultura desse trabalho, das correlações de força existentes, dos saberes construídos a partir do trabalho e das relações sociais que se estabelecem na produção. E pela luta na melhoria das condições de trabalho, incluindo remuneração e carreira, apropriando-se criticamente dos conteúdos das novas DCNEM onde todos os envolvidos na educação contribuam para uma efetiva transformação na escola.
TÓPICO 4
Universalizar o ensino médio é assegurar que toda a população de 15 a 17 anos frequente as séries adequadas a cada idade, isso vai exigir que os alunos com 15 anos ou mais que estão no ensino fundamental cheguem e sejam incorporados ao ensino médio. Além de levantamentos confiáveis sobre os jovens que estão fora da escola seja por qual motivo for devemos colocar em prática estratégias para que concluam sua escolaridade.
Não basta aos jovens frequentar a escola, mas construir aprendizagens relevantes e significativas ao longo de sua escolaridade. Educar para a vida é ensinar o que faz sentido, não apenas o que é pragmático. Para a maioria dos jovens, a escola tem sido um espaço desmotivador. Mudar, nesse contexto, significa abandonar alguns paradigmas sobre o que é ensinar e aprender e voltar os olhos para a educação básica e a formação de professores, rever e revitalizar os compromissos com a escola e o aluno.
...