Calaendarios escolar
Por: tinhoalielton • 9/11/2015 • Bibliografia • 1.234 Palavras (5 Páginas) • 175 Visualizações
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE
Programa Formação pela Escola
ALEILTON GUIMARÃES SILVA
EXECUÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO NO MUNICÍPIO DE IAÇU - BA
NATALIECE CAETANA DOS SANTOS
Iaçu/BA
2015
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE
Programa Formação pela Escola
ALEILTON GUIMARÃES SILVA
EXECUÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO NO MUNICÍPIO DE IAÇU - BA
Trabalho final de conclusão de curso do Livro Didático no Âmbito do Programa Formação Pela Escola.
NATALIECE CAETANA DOS SANTOS
Iaçu/BA
2015
RESUMO
Através do presente artigo podemos entender melhor a democracia do Programa, Nacional do Livro Didático PNLD, suas ações processo de inscrição, escolha, produção e distribuição para os municípios e esforço do MEC e FNDE para que esse projeto possa alcançar os lugares mais remotos do nosso país, assim como os problemas apresentados pelo mesmo.
Palavras-chave: Livro Didático. PNLD. FNDE.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Atualmente as políticas públicas tem procurado incluir toda a sociedade no desenvolvimento da educação brasileira, tentando ampliar seus horizontes para que todos tome conhecimento de seus objetivos e assim, possam estar aptos a fiscalizares e cobrarem com ações efetivas para a mudança da educação do seu município.
Apesar da ampliação que vem ocorrendo na oferta de vagas para a educação, ainda existe no Brasil uma elevada taxa de analfabetismo, embora os investimentos na área da educação tenha tido uma aumento considerado o acesso à educação infantil, e às creches ainda é muito restrito e insuficiente. E a educação superior com todos os investimentos para diminuir a restrição e a desigualdade de acesso, ainda predomina – se a concorrência desleal do filho do pobre tentar dois, três anos para passar em um curso como medicina, advocacia, entre outros e não conseguirem por ter que competir com alunos de escolas particulares e muito bem preparados.
O programa do Livro Didático torna possível uma educação voltada para as mudanças desejadas pelo povo que anseia por uma educação de qualidade e acessível até mesmo ao mais pobre dos seres humanos, garantindo assim o que lhes é de direito. Para mudar essa realidade, as políticas públicas precisam sair do papel e ser pensadas de maneira mais geral onde possa atender determinado grupo em suas especificidades. Daí a necessidade dessas políticas serem vistas não como um programa ou ações de um determinado governo em um período especifico, mas uma ação a ser implementada e concretizada visando o bem comum.
Com a missão de tornar democrática e acessível o conhecimento e a cultura de modo geral, o livro didático tem cada vez mais alcançado patamares mais auto na escala de importância para o aprendizado dos estudantes, vencendo muitos obstáculos como: a tecnologia e a falta de estimulo para a leitura impressa.
O FNDE tem como foco de atuação as redes de ensino públicas dos municípios, estados e Distrito Federal, atendendo todas as escolas da educação básica, seja elas do ensino regular, educação de jovens e adultos, educação especial, ou ensino profissionalizante.
Tem Têm chegado ao município de Iaçu vários programas financiados pelo FNDE, entre eles temos o PNLD – Programa Nacional do Livro Didático que é um recurso valioso no auxílio de construção de aprendizagens. O fato de ser distribuído gratuitamente nas escolas públicas favorece o acesso dos alunos ao conhecimento sistematizado através de um recurso que valoriza a diversidade cultural, impresso em material de qualidade.
2 DESENVOLVIMENTO
O programa PNLD, têm a intenção de contribuir para a garantia de materiais didáticos de qualidade, disponíveis para subsidiar o desenvolvimento dos processos de ensino aprendizagem nas escolas, e são desenvolvidos com o intuito de dar conta de um dos aspectos que, desde a Constituição de 1988(artigo 208), constitui dever do Estado com a educação, a saber: “VII –atendimento ao educando no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde”.
O PNLD como programa de distribuição gratuita de obras didáticas de forma sistemática e regular a todos os alunos da educação básica dos escola pública de todo o pais, precisa garantir que seus objetivos sejam cumpridos de com êxitos. Para isso tem todo um processo desde sua escolha até que esse livro chegue na mão do estudante.
O PNLD Foi criado em 1985, a partir do Decreto nº 91.542, de 19 de agosto de 1985. Em 1993 o MEC institui a comissão de especialistas encarregada de avaliar a qualidade dos Livros Didáticos mais solicitados pelos professores e de estabelecer critérios gerais de avaliação do Livro Didático. Assim foi definido os critérios para avaliação dos Livros Didáticos.
...