Calculo 2 Passo 1 E 2
Artigo: Calculo 2 Passo 1 E 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: inghelem • 23/5/2014 • 431 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
Passo 1:
Velocidade Instantânea
Sabendo o conceito de velocidade média, você pode se perguntar: “Mas o automóvel precisa andar todo o percurso a uma velocidade de 60 km/h?”.
A resposta é não, pois a velocidade média calcula a média da velocidade durante o percurso (embora não seja uma média ponderada, como por exemplo, as médias de uma prova).
Então, a velocidade que o velocímetro do carro mostra é a Velocidade Instantânea do carro, ou seja, a velocidade que o carro está no exato momento em que se olha para o velocímetro.
A velocidade instantânea de um móvel será encontrada quando se considerar um intervalo de tempo ( ) infinitamente pequeno, ou seja, quando o intervalo de tempo tender a zero ( ).
Por outro lado, concluímos que o módulo da velocidade média entre esses instantes de tempo pode ser obtido a partir do segmento de reta secante ao gráfico da posição em função do tempo. Esse segmento de reta deve ligar os pontos A e B do gráfico, pontos estes que correspondem aos instantes de tempo t1 e t2 .
Para realizar o cálculo de velocidade instantânea, os seja, quando o intervalo de tempo for muito próximo a zero, usa-se um cálculo de derivada:
Derivando a equação do deslocamento em movimento uniformemente acelerado em função do tempo:
O conceito de velocidade instantânea está associado a um instante de tempo.
Por exemplo, t1. E escrevemos v (t1) para o módulo dessa velocidade instantânea. Podemos pensar que o módulo da velocidade instantânea v (t1) é o valor do módulo da velocidade média v (t1,t2) quando t2 é tomado muito próximo de t1.
Desse modo, o cálculo do módulo da velocidade instantânea v (t1) pode ser feito como o cálculo do módulo da velocidade média v (t1,t2), desde que o segmento de reta secante seja substituído por um segmento de reta tangente ao gráfico posição x tempo.
É a taxa de variação da posição de um corpo dentro de um intervalo de tempo infinitesimal (na prática, instantâneo). Define-se velocidade instantânea ou simplesmente velocidade como sendo:
Exemplo: Função x = 3t² + t3 + 2t – 4 (Mudar a função)
Exemplo: Função x = 4.x t²+ + t3 + 7t – 8
Velocidade no tempo 3s
V= (d.x)/(d.t) 8.x + 3c + 7
V= 8.3 + 3.32 + 7
V= 58 m/s
Aceleração no tempo 2s
V= (d.x)/(d.t) 8.x + 3t² +7
a= (d.x)/(d.t) 8 + 6.t
a= 8 + 6.t
a=8 + 6 .2
a= 20 m/s²
Passo 2:
Gráfico s(m) x t(s) x = 3t² + t³ + 2t - 4
t(s) x(m)
0 -4
...