Calculos Financeiros
Trabalho Escolar: Calculos Financeiros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natsu2014 • 18/10/2014 • 1.757 Palavras (8 Páginas) • 291 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------------3
2 DESENVOLVIMENTO-----------------------------------------------------------------------------4
2.1 CONTABILIDADE----------------------------------------------------------------------------------4
2.2 GESTÃO FINANCERIA-------------------------------------------------------------------------5
2.3 MATEMÁTICA FINANCEIRA------------------------------------------------------------------6
3 CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------------9
REFERÊNCIAS---------------------------------------------------------------------------------------10
1 INTRODUÇÃO.
A vitalidade das empresas depende da eficácia e eficiência dos cálculos financeiros e das informações contábeis, pois estes possibilitam as empresas a tomarem decisões precisas e corretas em diversas áreas.
A seguir serão expostas informações sobre contabilidade, gestão financeira e matemática financeira com o intuito de revelar a grande importância dos cálculos financeiros e das informações contábeis na gestão empresarial.
Dentro da área de contabilidade será levantado quem são seus usuários e qual seu objetivo dentro das empresas, na área de gestão financeira serão abordados as características do gestor financeiro e o aumento de sua responsabilidade devido ao o aumento da competitividade, sobre matemática financeira será explicado e que são sistemas de amortização e quais sistemas são mais utilizados no Brasil.
2 DESENVOLVIMENTO.
As Informações Contábeis e os Cálculos Financeiros são de extrema importância, pois são eles que dão suporte para às decisões empresariais através de informações da lucratividade, perspectivas a médio e longo prazo, alternativas de investimentos e a utilização constante de fluxo de caixa com valores corrigidos. Cada informação e cálculo têm sua importância na administração de uma empresa, porém o responsável pela decisão deve possuir um perfil compatível com a atividade para visualizar todos estes dados como um todo que influencia em todas as áreas da empresa.
2.1 CONTABILIDADE.
Os Usuários da Contabilidade são todas as pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade, como titulares (empresas individuais), sócios acionistas, administradores, governo (fisco), fornecedores, bancos, etc.
A Contabilidade pode ser estudada de modo geral (para todas as empresas) ou em particular (aplicada em certo ramo de atividade ou setor da economia).
A contabilidade tem como objeto o patrimônio das entidades econômico-administrativas, seu objetivo é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio dessas entidades com a finalidade de propiciar a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade.
A contabilidade tem a incumbência de registrar todas as operações da empresa, as quais, em certo momento, devem ser tabuladas e quantificadas monetariamente, para que em seguida, sejam elaborados os respectivos relatórios contábeis que são entregues aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados, por meio dos relatórios contábeis, recordam os fatos acontecidos, analisam os resultados obtidos, as causas que levaram àqueles resultados e tomam decisões em relação ao futuro. Portando, a contabilidade é um instrumento retrospectivo para a tomada de decisões futuras.
2.2 GESTÃO FINANCEIRA.
O gestor financeiro do século 21 ainda deve ter muito das características tradicionais, porém acrescidas de novos conhecimentos e maneiras de agir de modo a agregar valor às atividades da empresa.
Características pessoais do gestor financeiro:
• Transparência: Fundamental, pois sem transparência e clareza de atuação a gestão financeira torna-se impraticável e prejudicial à empresa.
• Ética: Segue os procedimentos, é justo e correto com os demais.
• Disciplina: uma vez traçado o caminho a ser seguido, estabelece a rotina e os meios claros e práticos para atingir os objetivos determinados.
• Comprometimento efetivo: Lidera pelo exemplo, está comprometido com os colaboradores, e disposto a sempre ajudar.
• Orientado para Resultados: Ao ter desafios se orienta para atingir os resultados esperados e nada menos do que o necessário é aceitável.
• Disponibilidade: está disponível para os colaboradores e superiores, faz parte do time e as pessoas sabem que podem contar com ele.
• Formador de times e equipes: o gestor não pode ter medo de competição, e assim ele tem que preparar seus sucessores e cria um time forte.
• Inspirador / Motivador: Inspira seus colaboradores com suas ações e sempre os motiva a dar o seu melhor.
• Assertividade: estabelecer metas e objetivos em linha com a realidade que o cerca.
• Proativo: ao identificar um problema o gestor analisa, debate, decide e resolve , buscando melhoria contínua.
• Inteligência emocional: controla a si mesmo e interage bem com o ambiente que o cerca.
• Inteligência Interpessoal: se relaciona bem com todos e cria parcerias efetivas de sucesso.
Características profissionais:
• Conhecimentos Técnicos: possuir domínio das disciplinas inerentes a finanças, como contabilidade, controladoria, consolidação, Reporting / relatórios, tesouraria, auditoria, matemática, legislação específica, tributos, processos internos entre outros.
• Conhecimentos
...