Caldas Novas
Trabalho Escolar: Caldas Novas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Camilahirano • 17/10/2013 • 1.003 Palavras (5 Páginas) • 693 Visualizações
O turismo é atividade que gera renda, promove empregos e melhora a qualidade de vida para a comunidade local.
Caldas Novas está situada no estado de Goiás tem um dos maiores atrativos do centro-oeste. Seu território é de 1590km² e os biomas predominantes são o Cerrado e a Mata Atlântica. Sua população no ano de 2007 compreendia 62.204 habitantes, com uma estimativa de 67.588 para o ano 2009.
Considerada a maior manancial de águas termais do mundo, por sua abundância, conta com vários clubes e hotéis com piscinas de águas quentes naturais. A principal atividade econômica da cidade é o turismo, chegando a receber, em período de alta temporada, até 500 mil turistas.
Diz se muito sobre as propriedades terapêuticas das águas de caldas Novas. A teoria mais aceita e que a água da chuva infiltra no solo e atinge grandes profundidades. Pelo principio da geometria quanto mais próximo um ponto está do centro da terra mais quente ela é. Dessa forma a água volta aquecida para a superfície da terra trazendo sais minerais e gases que seriam os responsáveis por suas propriedades terapêuticas.
Os principais pontos turísticos da cidade são:
Lago de Corumbá: é um lago artificial, alimentado pelos rios Pirapitinga, Peixe, Piracanjuba, e São Bartolomeu.
Parque Estadual Serra de Caldas; se encaixa na categoria de Unidades de Conservação e Proteção Integral.
Jardim japonês: foi construído pelo japonês Toshiyuki Murai para conhecê-lo é necessária a presença de um guia que ira explicar os componentes do jardim.
Lagoa Quente: supõe-se que o lugar é onde as águas de Caldas Novas foram descobertas.
Conforme a discussão proposta por Swarbrooke (2000) são conhecidos diversos conceitos de turismo sustentável. Contudo nenhum deles é definitivo.
São enumerados os aspectos que devem ser observados na relação de turismo com sustentabilidade.
Poluição: do ar, da água, sonora e visual.
Uso de recursos: água, solo, alimento.
Vida selvagem: safáris, caças, zoológicos, habitats.
Praticas operacionais de organizações de turismo: reciclagem, compras, eliminação de refugos, conservação de energia.
A comunidade local: distribuição de benefícios do turismo, grau de controles sobre o turismo local.
O turista: preocupações, comportamento.
A indústria do turismo: regulamentações próprias, códigos de prática, relações com a comunidade local, iniciativas relacionadas ao turismo sustentável, políticas de emprego.
Políticas do setor público: custeio. Legislação, planejamento.
Políticas e práticas conservacionistas: paisagens interioranas, paisagens urbanas, vida selvagem.
É importante ressaltar que a sustentabilidade independente do autor ou país que formule sua definição, estará relacionada a três pilares: econômico, social, e ambiental. Ainda que essas três áreas produzam efeitos separadamente, é importante que estejam integradas, visto que os impactos negativos sofridos por uma acarretam impactos nas outras
Em países desenvolvidos, o turismo é um dos principais responsável pela entrada de estrangeiros. No Brasil, os recursos financeiros são crescentes a cada ano. É comum utilizar a expressão efeito multiplicador, que expressa à circulação do dinheiro gasto pelos turistas.
Gastos dos turistas: alojamentos, alimentação, presentes, fotografia, recreação, guias de transportes;
Remuneração e salários; salários, gorgetas, comissão, compra de suprimento e alimentos, compra de mercadorias para revenda, publicidade, propagando;
Beneficiários finais: advogado, açougue, agricultores, manutenção de estradas, empregados de restaurante, serviços automotivos, etc...
O turismo proporciona criação de empregos, injeção de renda na economia local pelo efeito multiplicador, auxilio para manutenção da viabilidade dos negócios locais, reforma e estruturação da economia em cidades onde outras atividades estão em declínio, estímulos a investimentos internos e industriais.
Para o turismo sustentável, é importante que os gastos dos turistas sejam maximizadas, enquanto as fugas de renda advindas do turismo fruto da economia
...