Caos No Transito
Monografias: Caos No Transito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: catatauMAD • 6/4/2014 • 2.273 Palavras (10 Páginas) • 288 Visualizações
Transito o caos dos grandes centros urbanos
• A importância da ação preventiva para conscientizar à população em relação ao trânsito e transporte com foco na segurança do pedestre.
• Disciplina e fluidez no transito, conscientizar a população no sentido de evitar acidente e promover a paz entre motoristas e pedestres.
• Os agentes de transito estão orientando os motoristas sobre o uso do cinto de segurança e frisandoos riscos de dirigirem sob o efeito de do consumo alcoólico.
• Conscientização para o motorista que ingeriu bebidas alcoólicas passar a direção do carro ou o guidão da moto para o amigo da vez, que será aquele que não consumiu nenhum tipo de bebida alcoólica e irá transportar os demais passageiros com segurança e responsabilidade.
• Conscientizar a educação tanto no trânsito como na vida do ser humano, desde criança nos primeiros anos da escola, pois levarão isso ao longo da vida, ensinando a valorizar, a amar e respeitar os seres humanos, aplicando valores morais e éticos.
Acidente de transito e fator humano
Segundo a Organização Mundial da Saúde, são registradas anualmente no mundo 1,26 milhões de mortes no transito afetando predominantemente os países pobres e em desenvolvimento.
Em relação à segurança no transito o Brasil ocupa uma desconfortável posição em comparação com outros países, as estatísticas indicam que são mais de vinte mil por ano vitimas fatais registradas somente no local do acidente.
No dia a dia é comum ver cenas de atitudes inadequadas por parte de alguns condutores, que prejudicam o bom desempenho do transito.
O numero de mortos é maior e o numero de feridos é menos do que constam na estatística.
São poucos os que têm coragem de falar, mas a falta ou diminuição no rigor na fiscalização e penalização dos infratores de transito tem contribuído de maneira significativa para o aumento e agravamento dos acidentes de transito. Os acidentes têm aumentado, mas um fator importante é que eles têm vitimado mais seriamente as pessoas. Ações com fins políticos e eleitoreiros informam onde estão localizados os equipamentos eletrônicos de fiscalização, preocupações apenas com engarrafamentos e congestionamentos, falta depunibilidade e verdadeiras campanhas educativas.
Educação no transito
A educação no transito de estar presente ativamente na escola, pois as crianças de hoje serão os jovens e homens do futuro, serão eles os usuários e mantenedores do transito capazes de transformar essa realidade.
A necessidade de uma educação no transito é urgente, há um envolvimento de toda população, pois as reações no transito envolvem valores e princípios fundamentais para um convívio social saudável; respeito ao próximo, obediência às leis, a solidariedade, prudência, mas o que se percebe em nossa sociedade é a fragilidade desses valores, revelando uma sociedade em crise, marcado pela agressividade, individualismo e desrespeito.
É relevante investigar e analisar como as escolas estão abordando a educação no transito, pois a situação é um problema de educação que envolve não somente condutores de veículos e pedestres.
As normas e condutas no transito devem ser compreendidas por todos e a escola pode contribuir nesse processo, porque é na infância e adolescência que se verifica a maior aceitação de ensinamentos e de condutas.
Não existe um tempo determinado para as pessoas se educarem, isso é decorrente com o processo do viver. É preciso conceber a educação ao longo da vida como uma construção contínua do ser humano, dos seus saberes, aptidões e da sua capacidade de discernir e agir.
A educação é antes de tudo, um fato de amor e coragem, que está ligado ao diálogo, à discussão e ao debate. Os homens enquanto seres humanos vivem em constante aprendizado, pois a cada dia adquirem novos conhecimentos, novos saberes.
O transito caracteriza-se pela reação do homem a necessidade de circulação num contexto determinado.
Acidente de transito trata-se de um problema preocupante cuja solução é desafiadora, por envolver muitos fatores de ordem social e jurídica.
O transito é um sistema extraordinariamente complexo, do que todos nós dependemos diariamente para deslocarmos como condutores, passageiros ou pedestres, para despacharmos mercadorias que produzimos e para recebermos mercadorias e produto que consumimos.
É importante a educação na escola desde cedo, mas não basta somente conscientizar, é preciso que sejam pessoas críticas que atuam na sociedadecomo cidadãos que tenham clareza de seus direitos e deveres, pois deva primar pela formação e construção de valores morais e éticos no intuito de promover a vida.
A quem queremos atingir com esse trabalho?
Gostaríamos com esse trabalho, atingir motoristas que conduzem seus veículos com irresponsabilidade, pois um simples gesto como sinalizar, indicando o que ele irá fazer, por exemplo, irá virar para a direita ou esquerda, pode evitar um acidente. Motoristas que não dão a mínima importância para os equipamentos de segurança de seus veículos, como freios, pneus, lanternas, etc. Atingir o poder público que por muitas vezes são omissos com a conservação das autoestradas e ruas.
Pedestres, que por algum motivo deixa de atravessar nas faixas, colocando sua própria vida em risco.
Que lição esperamospassar com esse trabalho?
Esperamos que com esse trabalho, as pessoas tanto quem está diretamente envolvida ou indiretamente com o problema de transito, se conscientize dos principais fatores, que podem ocasionar em acidentes, graves (com mortes ou feridos) e leves (só com perdas materiais), não importa é um acidente.
Lembrando que na maioria dos acidentes são causados por erros humanos.
Os motoristas são responsáveis, quando eles podendo evita-los, mas não o fazem devido à falta de sinalização quando estão na direção, e as
...