Capital Intelecutual
Exames: Capital Intelecutual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luizfreitass • 29/8/2014 • 1.381 Palavras (6 Páginas) • 301 Visualizações
2 Definição do Capital Intelectual
O capital intelectual pode ser compreendido a partir de alguns pontos de vista diferentes, conservando em sua essência o mesmo conteúdo.
Para Stewart (1998), o capital intelectual corresponde ao conjunto de conhecimentos e informações encontrados nas organizações, que agrega valor ao produto e/ou serviço, mediante a aplicação da inteligência e não do capital financeiro ao negócio, o que proporciona vantagem competitiva. Para o autor, o capital intelectual, por ser intangível, é difícil de identificado e avaliado eficazmente.
Para Edvinsson e Malone (1998), o capital intelectual é um capital não financeiro que representa o espaço oculto entre o valor de mercado e o valor contábil, assim sendo a soma do capital humano e do capital estrutural. Na ótica desses autores, entende-se como capital humano toda a capacidade, conhecimento, habilidade e experiência individual dos funcionários de uma organização para a realização de suas tarefas. Já o capital estrutural é composto pela infra-estrutura que dá suporte ao capital humano, tudo o que fica na organização, que não é levado pelos funcionários quando esses a deixam.
A definição de Brooking (1996) para capital intelectual seria uma combinação de ativos intangíveis, resultado das mudanças nas áreas de tecnologia de informação, mídia e comunicação, que trazem benefícios intangíveis para as empresas e que capacitam seu funcionamento
Capital Intelectual corresponde a um conjunto de conhecimentos e informações, encontrados nas organizações que agrega valor ao produto e ou serviço, mediante a aplicação da inteligência, e não de capital monetário, ao empreendimento.O Capital Intelectual pode ser encontrado segundo STEWART (1998) em três lugares: nos clientes, nas pessoas e nas estruturas. O capital humano é a capacidade necessária para que os indivíduos ofereçam soluções aos clientes, é a fonte da inovação e renovação.
3 ESTRUTURA DO CAPITAL INTELECTUAL
Alguns autores e especialistas em capital intelectual oferecem diferentes formas, denominações e suas divisões, mas analiticamente, focando-se uma organização, o capital intelectual é encontrado, conforme apresenta Stewart (1998), nas pessoas, nas estruturas organizacionais e nos clientes. O capital encontrado nas pessoas (capital humano) tem a capacidade de oferecer soluções aos clientes, utilizando suas habilidades, competências e experiências pessoais. O encontrado nas estruturas (capital estrutural) é a própria infra- estrutura que apóia o capital humano, envolvendo equipamentos, patentes, softwares. Capital de clientes é relacionado as interações da organizações com seu ambiente externo, clientes , fornecedores os relacionamentos com as pessoas com as quais negociam.
3.1 Capital Humano
Para os especialistas e estudiosos da área, o capital humano compreende toda a capacidade, conhecimento, habilidades experiências individuais das pessoas que compõem a organização auxiliando na busca dos objetivos, gerando, portanto, vantagem competitiva. o Capital humano é o lugar onde tudo começa sendo a fonte de inovação, onde as idéias são livres e abundantes. Como estamos vivendo na era da informação, a busca de conhecimento se torna fator primordial, e somente a habilidade humana é capaz de transformar o conhecimento em oportunidades levando a empresa a permanecer no mercado.
O capital humano é toda a capacidade, conhecimento, habilidades e experiências individuais dos trabalhadores, juntando-se aí elementos como criatividade, capacidade de trabalho em equipe e de relacionamento interpessoal, liderança, pró-atividade, competência, dentre outros. Deve-se, contudo, levar em conta a capacidade de desenvolver e reciclar os conhecimentos, compartilhando experiências individuais, criando-se assim um ambiente com expectativas de alavancagem do potencial criativo dos funcionários, transformando-se em um diferencial competitivo para a organização.
Com a nova mudança de paradigma que teve como característica a passagem da era industrial para era do conhecimento, onde a informação constitui a principal matéria prima, as pessoas com suas habilidades tornaram-se fator primordial de sucesso, dentro desse contexto
3.2 Capital Estrutural
o capital estrutural é a transformação do conhecimento dos indivíduos em um ativo da organização, através da melhoria contínua, compartilhando-se a criatividade e as experiências. É o arcabouço, a infra-estrutura que ampara o capital humano na organização, a fim de que se torne parte dela. Assim, o capital estrutural, ainda citando Stewart, é a transformação do conhecimento das pessoas em um ativo da organização, por meio de uma melhoria contínua e do compartilhamento da criatividade e da experiência, que devem ser estruturados com a ajuda da tecnologia da informação e das telecomunicações, a fim de reter o conhecimento humano.
o capital estrutural compreende a infra-estrutura da empresa como: filosofia de gestão, cultura organizacional, processos de gestão, sistemas de tecnologia da informação, capital tecnológico formado por patentes, franquias etc.
É a capacidade de uma organização em utilizar de forma adequada todo o conhecimento que obtém, manifestado através de tecnologias como hardwares, softwares, banco de dados, estratégias, procedimentos organizacionais, enfim, tudo que oferece suporte para produtividade dos funcionários. Existe todo um mecanismo anexado no ambiente organizacional incorporado de ferramentas, produtos da inteligência humana, ao qual chamamos de capital estrutural que possibilita á execução das tarefas através das habilidades dos funcionários.
O capital estrutural se divide em três categorias:
1. Organizacional: abarca o investimento da organização em sistemas, instrumento e filosofia operacional, que traz agilidade ao fluxo de conhecimento.
...