Capivara
Projeto de pesquisa: Capivara. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eloyr • 12/11/2014 • Projeto de pesquisa • 830 Palavras (4 Páginas) • 225 Visualizações
I - Capivara
Da família Caviidae e Espécie Hydrochoerus hydrochaeris. O gênero Hydrochoerus significa porco d’água e o nome comum “capivara”, de origem tupi-guarani, significa comedor de capim. Ambos os termos refletem características morfológicas e hábitos da espécie, é um mamífero da fauna silvestre brasileira que vive desde a América Central até a América do Sul, no Brasil pode ser encontrado em todos os Estados. A capivara é o maior roedor atualmente vivo, pode chegar a pesar pouco mais que 90 kg, com variações entre sexo e entre regiões geográficas, chegando a atingir até 50 cm de altura. Apresenta focinho longo, orelhas pequenas, pelos grossos e longos de cor marrom avermelhado, cauda vestigial, membros curtos com quatro dígitos nas patas dianteiras e três nas traseiras. Algumas de suas características morfológicas indicam seu hábito de vida semi-aquático como orelhas, olhos e narinas localizadas na parte superior da cabeça, além de membranas interdigitais que auxiliam o deslocamento na água.
II - Habitat
A capivara está distribuída em ambientes com presença de água, ocorrendo em terrenos planos desde matas ciliares até savanas sazonalmente inundáveis. Sua forte associação com corpos d´água está relacionada à dependência deste elemento para a realização de atividades reprodutivas, fuga de predadores e termorregulação, são nadadoras velozes e seus mergulhos podem durar até 15 minutos.
É um animal adaptável e pode ser encontrada em inúmeros ambientes altamente alterados pelo homem, principalmente em pastagens e canaviais, pode alcançar altas densidades nesses locais se não caçada, sendo considerada uma praga em algumas ocasiões. É possível que o desmatamento para criação de pastagens possa ter favorecido a expansão da ocorrência da capivara em alguns locais. Frequentemente, pode ser encontrada em áreas urbanas, parques e até mesmo, áreas residenciais.
III – Comportamento
De hábito diurno, se alimentam nas primeiras horas do dia e descansam nos períodos mais quentes, que ocorre com maior frequência a margem da água, podendo se afastar até 500 m de distancia da margem.
Em regiões com forte influência humana este padrão pode variar, dependendo da presença de pescadores ou até mesmo caçadores.
São animais sociais que vivem em bandos, constituídos por machos e fêmeas, com um único macho dominante, devido a sua grande capacidade de reprodução, em ambiente urbano é considerada como praga e causadora de doenças. Para diminuir o conflito muitos países da América Latina usam o manejo e o confinamento em ambiente natural como recurso econômico sustentável. A criação de animais silvestres nativos pode contribuir para a diminuição do uso ilegal de fauna e para a conservação da espécie.
IV – Alimentação
É um animal herbívoro que se alimentando principalmente de gramíneas, a digestão da celulose é feita principalmente por conta de microrganismos que habitam o ceco. Entretanto, é seletiva nas espécies de planta que consome, escolhendo aquelas que possuem altas quantidades de proteínas, estudos sobre a dieta da capivara na década de 1970, mostra que é uma dieta diversa em espécies, podendo consumir até 21 espécies de gramíneas, 5 de plantas aquáticas, 4 espécies de arbustos e 3 espécies de Cyperaceae.
Como é um animal de fácil adaptação pode se alimentar de cultivos
...