TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Captação E Seleção De Talentos

Dissertações: Captação E Seleção De Talentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.763 Palavras (8 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Este trabalho tem como foco explicar como funciona os métodos de recrutamento e seleção e explicar como ocorre o procedimento de recrutamento e seleção na Escola e Creche Aplicação.

Recrutar: é o processo de atrair pessoas de dentro ou fora da empresa através de divulgações e pesquisas com o intuito de preencher a vaga.

Para dar início ao processo de recrutamento o profissional deve ter em mãos a discrição da vaga, isso facilitara em saber onde buscar os melhores candidatos e como deverá ser feito o processo recrutamento.

Essa descrição do cargo é a relação de atividades de funções que o colaborador vai praticar dentro da empresa. Quanto ele vai custar para a empresa e quais as competências necessárias para preencher o cargo, isso para facilitar a localização do candidato no mercado de trabalho.

Métodos de recrutamento

Método de recrutamento interno: um dos meios da empresa recrutar e recorrer ao seu quadro de colaboradores, analisando se existem candidatos internos com capacidade de preencher a vaga.

• Fontes: Divulgação por meio de quadros, de avisos internos. Por meio do ‘’ boca-a-boca’’. Pela apresentação direta. Por indicação do colega de trabalho entre outras.

• Vantagens: Aproveita melhor o colaborador que já trabalha na empresa, traz maior motivação interna, estimula a permanência do candidato e sua fidelidade a empresa e mostra a perspectiva de carreira na empresa

• Desvantagens: Impede a entrada de pessoas diferentes, e consequentemente de novas ideias, favorece a rotinização não há mudança as pessoas já estão acostumadas com a empresa, não renova o quadro de empregados, e cria rivalidade interna gerando ciúmes do candidato escolhido.

Método de recrutamento externo: onde o empresário busca no mercado de trabalho, podendo ser na própria cidade, nacional ou até internacional.

• Fontes: Ficha de proposta de emprego, folha padrão da empresa, currículo (simples), anúncios em jornais, Agencia de recrutamento (custo maior), headhunters-caça talentos (também em custo elevado), cartazes/anúncios outdoors Apresentação por indicação, consulta no banco de dados da empresa, internet, etc.

• Vantagens: traz novos talento para a empresa, renova as aspirações da empresa pois o novato chega com novas ideias.

• Desvantagens: afeta o RH, interno gerando insatisfação e ‘’ciúmes’’ do novato que chega, pode reduzir a fidelidade do colaboradores antigos, e é oneroso e demorado.

Método de recrutamento misto: é o que a empresa pode recrutar profissionais de dentro da empresa ou livres no mercado de trabalho ao mesmo tempo, para o preenchimento da vaga.

• No método misto as vantagens e desvantagens são os mesmos citados no método interno e externo.

Seleção de pessoas

É o processo de escolher pessoas capacitadas para a vaga em aberto na empresa, essa seleção ocorre pela comparação dos requisitos exigidos para o cargo.

Seleção de pessoas como processo de comparação

Após definir o processo de recrutamento é preciso partir para a seleção através de comparações entre os candidatos.

O selecionador precisa entender a importância do cargo, as atividades do cargo mais relevantes, e a relação do cargo com os demais da empresa. Deve também analisar experiências conhecimento do candidato além do comportamento e competências. E um processo de comparações: o que a empresa precisa e o que o candidato oferece.

Quando a empresa tem oportunidade de efetuar um processo de seleção, ela tem que levar em consideração que está filtrando pessoas e aumentando o seu quadro de pessoal. Isso significa aumentar o seu capital intelectual.

No processo de seleção mais simples o selecionador tende a ser mais subjetivo ou seja avalia entrevista e toma a decisão de acordo com suas características pessoais.

Esse tipo de processo acontece mais em pequenas e micro empresas onde o fluxo de funcionários é menor, na maioria das vezes o próprio empresário faz o papel do psicólogo, selecionador e ele mesmo faz todo o processo.

Toda empresa deve utilizar etapas de aplicação das técnicas e testes. Utilizar testes que confirmem as características necessárias do candidato é interessante e resguarda a empresa de "problemas futuros", que podem variar de doenças profissionais até falta de capacidade declarada pelo candidato, seja nos currículos ou na entrevista.

Seleção como processo de decisão:

As exigências feitas pela empresa estão aumentando muito e os candidatos devem estar dentro dos parâmetros exigidos por ela para evitar maiores problemas, como por exemplo rápida demissão. É importância que se faça uma pesquisa externa para saber onde anunciar para que se possam achar os melhores candidatos, pois é necessário acima de tudo encontrar pessoas dedicadas, competentes e esforçadas para que a empresa possa desenvolver um processo de qualidade.

Uma vez feita a comparação entre o requisitos pode acontecer de existir mais de um candidato qualificado para ocupar a vaga.

Como o órgão de seleção presta serviço especializado, fica pra ele a responsabilidade de escolher quem fica. Assim, a seleção é responsabilidade de linha de cada chefe função de staff (prestação de serviço pelo órgão especializado). Como processo de decisão comporta três modelos de tratamento.

Modelos tratamento

Modelo de colocação: quando não inclui a categoria de rejeição. Nesse modelo só existe um candidato pra uma só vaga. O candidato tem que ser admitido sem rejeição alguma.

Modelo de seleção: quando existem vários candidatos para uma só vaga. Cada candidato e comparado com condições que o cargo exige, com duas decisões aprovação ou rejeição. Podendo somente um dos candidatos ocupar a vaga oferecida.

Modelo de classificação: é abordagem mais utilizada, onde existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato. Com duas decisões possíveis aprovação ou reprovação. Se for rejeitado pode ser comparado para outra possível vaga, até não existir mais cargos a serem ocupados.

Tipos de técnicas de seleção

Reunidas informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com