Case III
Por: Jaqueline016 • 30/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.436 Palavras (10 Páginas) • 458 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
PÓLO PRÓPRIO CAMPINAS I
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
DICIPLINA TECNOLOGIAS DE GESTÃO II
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
Andréia da Costa Luiz Ferreira - RA 8346772975
Dalva de Morais - RA 7372576910
Jacqueline Cardoso Fernandes - RA 8332014958
Raquel de Lourdes Silva Aleixo - RA 7530601833
Tutor: Luciane Cunha
Professor EAD: Me. Jefferson Teruya de Souza
Campinas, 05 de Junho de 2015.
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
DICIPLINA TECNOLOGIAS DE GESTÃO II
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
Trabalho Tecnologias de Gestão II Apresentado para Faculdade Anhanguera Educacional - Polo Próprio Campinas I
Orientadora: Luciane Cunha
Professor EAD: Me. Jefferson Teruya de Souza
Campinas, 05 de Junho de 2015
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade de análise sobre aplicabilidades de tecnologia de gestão pelas empresas prestadoras de serviços hospitalares, a fim de otimização de processos, recursos financeiros e desempenho de recursos humanos.
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO....................................................................................................................4
DESENVOLVIMENTO...........................................................................................................6
FERRAMENTAS DE GESTÃO: SISTEMA DE INFORMAÇÕES (SIG); BALANCED SCORECARD BSC E SEIS SIGMA.......................................................................................8
DAS PROPOSTAS..................................................................................................................10
REFERÊNCIAS......................................................................................................................12
APRESENTAÇÃO
(Relatório Parcial)
O presente trabalho tem a finalidade de transmitir o conceito de: gestão e organização horizontal; tecnologia ligada ao capital intelectual e a gestão do conhecimento; ferramentas de gestão: sistemas de informações gerenciais (SIG); Balanced scorecard BSC e SeisSigma.
O conceito visa deixa de lado o modelo hierarquizado dentro das empresas e aposta no gerenciamento colaborativo emque as empresas estejam abertas para permitir que os funcionários desenvolvam projetos em colaboração com demais colegas de trabalho, possuam autônima para definir horários e metas. Com a transformação do mercado de trabalho, o avanço da competitividade entre as empresas é importante que se consiga acompanhar essa tendência, é indispensável ter profissionais com liberdade para inovar e buscar novas soluções para executar determinadas tarefas e, assim, agregar valores na empresa.
Comunicação: Interação entre funcionários de organizações horizontais leva a relações de trabalho produtivas e boa comunicação em geral. Esse entendimento reduz conflitos onerosos que às vezes surgem entre os diferentes departamentos. Cultura Corporativa: A cultura da organização centra-se na capacitação de funcionários com responsabilidade e preocupação pelo seu bem-estar geral.Foco Externo: A estrutura horizontal cria condições favoráveis para com foco no ambiente externo, os clientes, em vez de questões internas. Inovação: As empresas que operam através de uma estrutura horizontal produzir um ambiente propício para a inovação contínua. Os funcionários que exercem suas funções no trabalho e tomada de decisão combinam para uma inteligência coletiva.
Ao Utilizarmos a gestão do conhecimento, a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores.De forma geral, acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimento influência direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização.
A Gestão do Conhecimento possui ainda o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Sabendo como o meio reage às informações, pode-se antever as mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens e ser bem sucedido nos objetivos a que se propõe. Em uma definição resumida pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional. Contribuem para a sustentabilidade das vantagens competitivas das organizações que as empreendem.
O capital humano, torna-se fonte geradora de receita; a informação, ferramenta para a comunicação; e o relacionamento torna-se algo interativo e decorrente das redes pessoais. A gestão de uma organização precisa assim gerenciar seu capital humano e o conhecimento requerido e/ou produzido. Compreender como várias práticas e programas de capital humano (remuneração, treinamento, gestão de carreiras e supervisão) trabalham em conjunto para produzir os retornos esperados.
Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações, gera produtos de informação pode incluir software que auxilia na tomada de decisão, recursos de dados, tais como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo.Os SIGpossuem uma multiplicidade de produtos de informação, que são apresentadas através de relatórios, que ajudam os gerentes com o fornecimento de dados e informações para a tomada de decisões.
...