Caso Cap 2
Artigos Científicos: Caso Cap 2. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: helena94 • 18/12/2014 • 320 Palavras (2 Páginas) • 876 Visualizações
CASO – CAPÍTULO 2
Questão 1.
Não concordo com o colega do Dr. Júlio Dias, pois não são só as variáveis do ambiente que distinguem uma organização sem fins lucrativos de uma empresa. O que as distingue, efetivamente, é o seu objetivo, tendo em conta que uma empresa é orientada para o lucro, gerida com base na filosofia do negócio e avaliada do ponto de vista contabilístico. Por oposição, uma organização sem fins lucrativos tem como ideal melhorar a qualidade de vida em sociedade sem obter qualquer tipo de lucro para a sua administração.
Questão 2.
Os ambientes, geral e de tarefa, num hospital público são bastante distintos dos ambientes de uma empresa têxtil. O ambiente geral que consiste num conjunto de fatores externos constituídos por variáveis tecnológicas, politicas, económicas, legais, demográficas e ecológicas é diferente nestas duas organizações, tendo em conta que o hospital é público e situa-se na província e a empresa têxtil é orientada para o lucro e está situada no Vale do Ave. O ambiente de tarefa, mais imediato e próximo da empresa, compõe-se por clientes, fornecedores, concorrentes e grupos regulamentadores diferindo em ambas as organizações, já que, a se a empresa têxtil tem clientes o hospital tem utentes e a nível da concorrência esta poderá existir no hospital mas será sempre muito inferior à que existe na empresa.
Questão 3.
O novo administrador, tendo sempre em atenção as necessidades da sociedade, deveria começar por efetuar um estudo sobre as competências da empresa. Compreendendo, assim, o que teria de ser melhorado e o que é que deveria continuar a ser exercido, dado ser uma mais-valia. Avaliando também se os recursos da empresa estariam a ser geridos da forma mais eficaz e eficiente. Deveria ainda analisar o ambiente da empresa com o objectivo de avaliar as oportunidades deste sabendo se estão a ser correctamente usufruídas. Por último, deveria examinar os seus clientes percebendo se estão plenamente satisfeitos com os produtos/serviços proporcionados pela empresa.
...