Caso Concreto 1 Narrativa Juridica
Artigo: Caso Concreto 1 Narrativa Juridica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: simonesuhett • 25/9/2014 • 899 Palavras (4 Páginas) • 411 Visualizações
Caso concreto aula 1
Caso concreto
A)
Marcela
Dispositivo: Infanticídio, artigo 121 e 123 do Código Penal.
Transcrição:
Art. 121 do CPB Matar alguém reclusão, de seis a vinte anos.
Art 123 do CPB Caracteriza o crime de infanticídio como o ato de matar, sob a influência do estado puerperal, o próprio filho durante o parto ou logo após.
Pena - detenção, de dois a seis anos.
Obs: O infanticídio, que em seu sentido etimológico, significa a morte de um infante, é uma forma privilegiada de homicídio.Trata-se de crime em que se mata alguém, assim como o art. 121 do Código Penal.Aqui a conduta também consiste em matar. Mas o legislador decidiu criar uma nova figura típica, com pena sensivelmente menor, pelo fato de ser praticado pela mãe contra seu próprio filho, nascente ou recém-nascido, durante o parto ou logo após, influenciada pelo estado puerperal.
Comentário: A mãe não deve ser julgada somento pelo fato isolado, temos também que analisar o que ocorreu junto com o fato, o valor da situação, ela não tinha a intensão de matar ela já estava sob situação de grande estresse e perda quando o fato se consumou, ademais foi comprovado pelo médico que a mãe estava em estado puerperal o que serve como atenuante.
Adriana
Dispositivo:Homicídio Doloso, art 121 , 124 CPB
Transcrição:
Art 121 .CP
Matar alguem
Pena - reclusão, de seis a vinte anos.
§ 4o No homicídio culposo, a pena é aumentada de 1/3 (um terço), se o crime resulta de inobservância de regra técnica de profissão, arte ou ofício, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro à vítima, não procura diminuir as conseqüências do seu ato, ou foge para evitar prisão em flagrante. Sendo doloso o homicídio, a pena é aumentada de 1/3 (um terço) se o crime é praticado contra pessoa menor de 14 (quatorze) ou maior de 60 (sessenta) anos
Art. 124 Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lhe provoque reclusão, de um a quatro anos.
Comentário: A adriana deve ser condenada pelo fato ocorrido, sendo que a propria já premeditava realiza-lo desde o inicio da gravidez.
B)
Marcela Adriana
Marido desempregado Apertava o proprio corpo para esconder a gravidez
Estado puerperal Não realizou o pré-natal
Perda recente do filho mais novo Adquiriu a bacia e o saco preto antes do ocorrido
...