Caso Concreto 5 Introdução Do Direito
Dissertações: Caso Concreto 5 Introdução Do Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: recrianca • 13/10/2014 • 271 Palavras (2 Páginas) • 334 Visualizações
CASO CONCRETO R:
A lei Maria da Penha possui validade material e formal, pois foi elaborada por um órgão competente e legislativo (Congresso Nacional Poder Legislativo Federal), tendo sido obedecido todo o processo legislativo, logo, a lei também está em vigor. No entanto apesar de vigorando por si só, esta lei não garante proteção para as mulheres contra a violência doméstica, uma vez que sua plena eficácia depende de uma série de instrumentos que envolvem múltiplas tarifas de Estado garantidor dessa eficácia. O que requer inclusive uma mudança dos padrões machista da sociedade.
OBJETIVA:
R:
1)B
2) D
CASO CONCRETO 1
CASO CONCRETO R:
Norma: normas elaboradas pela sociedade ou pelo estado;
Faculdade: possibilidade de agir;
Expressão do justo: justiça;
Ciência: ramo do conhecimento científico;
Fato social: o direito é um setor da vida social;
Outras possibilidades:
Tributo: (direitos alfandegários);
Reto: (geométrico – segmento reto);
Certo: (cálculo direito);
Correto: ( homem direito – moral);
Oposto a esquerdo: (lado direito).
OBJETIVA:
R: E
CASO CONCRETO R:
A) Sim. Direito e Moral são instrumentos de controle social que pertence ao campo da ética e que não se excluem. Ao contrário, se completam e se influenciam reciprocamente. Direito e Moral são conceitos próprios e distintos, mas não inseparáveis.
B) A conduta moral referisse à vontade interna do sujeito, enquanto o direito é imposto por uma ação exterior e se concretiza no seu cumprimento, ainda que as razões da obediência do sujeito não sejam morais. Objetivamente Ana Maria rompeu unilateralmente um compromisso assumido, o de se casar com João Ricardo e, além disso, o traiu motivo pelo qual lhe ofendeu, e deve responder pelos danos materiais e morais que lhe foram causados.
OBJETIVA:
R: B
...